Seria o próximo passo da Microsoft levar o Game Pass para o PS5?
Temos visto a Microsoft cada vez mais expandir o alcance dos seus jogos. Após anunciar jogos da Bethesda para o PS5, como Indiana Jones e Doom: The Dark Ages, a empresa hoje deu o próximo grande passo.
Conforme revelado hoje, Forza Horizon 5 chegará ainda este ano ao PS5. Sendo um dos pilares do Xbox, já que faz parte do trio de grandes IPs da Microsoft, foi sem dúvidas um choque para a comunidade esse anúncio.
A Microsoft já demonstrou que seu interesse é aumentar o alcance dos seus jogos, lançando em novas plataformas e principalmente através do Game Pass e Cloud Gaming, os quais são os maiores focos da empresa.
Com o Game Pass sendo o grande foco da Microsoft, seria o próximo passo levar o serviço de assinatura para outros consoles?
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvOTcvZnV0dXJvcy1hdW1lbnRvcy1kZS1wcmVjb3MtZG8tZ2FtZS1wYXNzLXNhby1pbmV2aXRhdmVpcy1hZmlybWEtcGhpbC1zcGVuY2VyLTA5Njk0NC5qcGc=
Como funcionaria o Game Pass em outros consoles?
Considerando que a Sony já possui o seu próprio serviço de assinatura, trazer o Game Pass para o PlayStation poderia ser considerado um competidor direto dentro da plataforma. No entanto, uma possibilidade seria trazer o serviço com foco nos first party.
Uma versão exclusiva do PlayStation, a qual contaria apenas com os jogos first party da Microsoft, não é uma possibilidade tão distante. Considerando que a Microsoft já oferece planos diferentes, um para o PlayStation apenas com jogos como Forza, Indiana Jones e Doom faria sentido.
Já temos algo parecido com a EA, a qual possui seu serviço de assinatura no PlayStation oferecendo apenas seus próprios jogos. Isso significa que a Sony não é contra outros serviços dentro da sua plataforma.
O grande problema se torna as grandes IPs da Microsoft, especialmente Call of Duty, as quais servem de grande renda para a Sony. Apenas em 2021 essa franquia de FPS trouxe uma receita de US$1.5 bilhão para a Sony. O jogo day one no Game Pass dentro da plataforma poderia prejudicá-la.
Ainda assim, a Microsoft possui planos que não oferecem jogos Day one, e a própria EA não disponibiliza seus jogos no lançamento no PlayStation, apenas no PC, então nada impede do Game Pass seguir o mesmo exemplo no console da Sony.
Para o futuro Nintendo Switch 2, o serviço também funcionaria muito bem. Os jogos da Bethesda e Microsoft já não costumavam marcar presença no console da Nintendo, não teria muito impacto negativo para a empresa.
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA5L2NhbGwtb2YtZHV0eS1ibGFjay1vcHMtNi1wcmVjaXNhLWF0cmFpci1wZWxvLW1lbm9zLTItNS1taWxob2VzLWRlLW5vdm9zLWFzc2luYW50ZXMtcGFyYS1vLWdhbWUtcGFzcy1wYXJhLWNvYnJpci1vcy1jdXN0b3MtMTA4NDc2LndlYnA=
É possível acontecer?
A Microsoft já mostrou interesse em levar o Game Pass para o maior número de jogadores possíveis, incluindo o PlayStation e Nintendo Switch. Para o objetivo da Microsoft, de se tornar a 'Netflix dos games', é preciso trazer o serviço para o máximo de dispositivos.
A questão é se a Sony e Nintendo aceitariam. No entanto, considerando que qualquer um pode facilmente assinar o Game Pass para jogar no celular ou até mesmo na TV, sem necessitar de um hardware próprio, ambad as empresas liberarem o serviço em seus consoles poderia ser benéfico para elas também.
E você, acredita que seria possível vermos o Game Pass em outros consoles? Gostaria de ver isso acontecendo? Conta pra gente abaixo!