Nintendo entra com processo contra streamer que emulou seus jogos antes do lançamento

Nintendo entra com processo contra streamer que emulou seus jogos antes do lançamento

Empresa pede $150 mil dólares por cada violação.
#Games Publicado por Vinicius, em

Nos últimos meses, a Nintendo tem corrido atrás contra os emuladores do Switch, incluindo o Yuzu e Ryujinx. Agora a empresa entrou com um novo processo contra um streamer por jogar seus jogos ilegalmente no Colorado, EUA.

Jesse Keighin, também conhecido como EveryGameGuru, está sendo processado por jogar publicamente em seu canal os jogos da Nintendo antes do lançamento oficial através de emuladores, além de compartilhar ROMs piratas dos títulos da empresa.

No processo, a Nintendo alega que o streamer fez live de jogos pirateados ao menos cinquenta vezes nos últimos dois anos e pede uma reparação de danos de $150 mil dólares por cada violação, além de $2.500 por cada jogo pirateado e propaganda feita de sites com ROM piratas.

O processo diz:

O réu é um pirata reincidente que obteve e transmitiu jogos vazados da Nintendo em várias ocasiões. Jogos vazados (às vezes chamados de ‘jogos de pré-lançamento’) são videogames protegidos por direitos autorais que a Nintendo ainda não lançou publicamente.

Além de transmitir jogos de emuladores, o Réu também postou publicamente links para esses emuladores — incluindo os chamados Yuzu e Ryujinx — traficando assim esse software ilegal.

Na verdade, o Réu postou links para cópias de [..] prod.keys, bem como os próprios emuladores e repositórios de ROMs pirateadas, distribuindo ainda mais todas as ferramentas de pirataria necessárias para seus espectadores.

A Nintendo afirma que após desmonetizar o canal do streamer, ele usou de aplicativos de terceiros para receber doações. A Nintendo havia conseguido fazer com que as principais plataformas de streaming banisse o usuário, no entanto, ele logo voltou com novos canais e até mesmo enviou uma mensagem direta para a Nintendo provocando a empresa.

Em 24 de outubro de 2024, depois que certas plataformas retiraram seus streams ilegais como resultado das ações de execução da Nintendo, ele enviou à Nintendo uma carta se gabando de que tem ‘mil canais sobrando’ para transmitir e [ele] ‘podia fazer isso o dia todo’.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque