Fundador da Arkane afirma que MetaCritic incentiva estúdios a criarem jogos chatos
O impacto do MetaCritic, site agregador de notas, sobre a indústria de jogos é inegável. A cada grande lançamento, os jogadores aguardam para saber como o título irá se sair no portal. Até mesmo desenvolvedores já afirmaram ter como objetivo tirar uma nota alta no site.
Comentando sobre o assunto, Raphael Colantonio, o qual atuou foi fundador da Arkane e diretor de jogos como Prey, afirma que essa obsessão pelo Metacritic só vem incentivando os desenvolvedores a não se arriscarem.
Raphael diz que alguns jogos acabam tendo nota alta, mesmo sendo chatos, por saírem tecnicamente impecável no lançamento. Enquanto isso, um título como S.T.A.L.K.E.R. 2, o qual lançou com alguns problemas técnicos, acaba sendo duramente criticado mesmo sendo um jogo bom.
Um jogo ruim sem bugs tem uma pontuação melhor do que um jogo ótimo com bugs. Faz sentido para você? Isso significa que a essência do jogo não é levada em consideração, significa que 3 meses depois, quando o jogo ótimo é corrigido, ele ainda tem uma pontuação ruim. Faz sentido para você?
Para Raphel, essa situação acaba fazendo com que os desenvolvedores optem por jogar seguro e fazer jogos mais simples, fáceis de evitar problemas técnicos. Embora concorde que seja uma situação complicada, o desenvolvedor afirma que os portais deveriam aguardar até o jogo ser corrigido para fazerem suas análises.
Raphael também afirma que muitas vezes os estúdios não tem escolha, a não ser lançar o jogo em um estado longe do ideal. "Os jogos são lançados devido a realidades financeiras. Se ao menos as pessoas soubessem o quão difícil é fazer jogos", comentou ele.