O passado da FromSoftware! Conheça os principais jogos da empresa
A FromSoftware atualmente é conhecida pelo gênero soulslike, o qual ela mesmo criou. No entanto, antes de chegar nesse estágio, a empresa passou pelos mais diferentes gêneros de jogos.
Com a FromSoftware estando atualmente na boca do povo devido aos recentes rumores de que poderia acabar sendo fazendo parte da Sony graças a aquisição da Kadokawa, separamos aqui um artigo que explora os principais lançamentos da empesa durante os anos.
A fase dos RPGs em primeira pessoa
A FromSoftware se popularizou com a franquia Souls, entregando jogos desafiadores que não carregam o jogador pela mão. No entanto, muito antes disso o estúdio já trabalhava nesse estilo de jogo.
King's Field foi o primeiro título da empresa, lançado em 1994, e muitas das suas ideias serviram como base para o futuro da empresa. O jogo era um RPG em primeira pessoa com um combate cadenciado, tendo o foco no gerenciamento de stamina.
A franquia contava com uma atmosfera extremamente sombria e opressiva, além de diversos caminhos incentivando os jogadores a explorarem cada canto atrás de passagens secretas e atalhos. A narrativa também era em grande parte contada pelo cenário e itens, ao invés de uma exposição direta.
Como era de se esperar de um título da FromSoftware, a dificuldade de King's Field era bastante elevada, onde qualquer descuido por parte dos jogadores poderia levar à morte certa.
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Shadow Tower foi outro RPG de fantasia sombria da FromSoftware lançado em 1998. O jogo possuía muitas similaridades com King's Field, contando com uma perspectiva em primeira pessoa e alto nível de desafio.
Neste jogo foram introduzidos muitos elementos pelos quais os títulos atuais da empresa são conhecidos, como um sistema de progressão onde você gasta almas para aumentar os status e a falta de qualquer indicador de caminho.
Assim como Shadow Tower, Eternal Ring foi outro sucessor espiritual de King's Field, seguindo a mesma base de gameplay. Eternal Ring era um jogo mais receptivo, com uma narrativa mais linear e uma dificuldade pensada em não punir tanto os jogadores.
Apostando nos mechas
Após trabalhar com RPGs de fantasia sombria, a FromSoftware foi em seguida para o gênero de ficção científica com Armored Core em 1997, uma franquia que colocava os jogadores para controlar poderosos mechas.
Armored Core contava com batalhas rápidas e um forte foco na personalização de robôs, permitindo aos jogadores selecionar diversas partes dos seus mechas em um sistema de modificação profundo.
Por muitos anos, Armored Core foi a principal franquia da FromSoftware. Das IPs clássicas da empresa, essa é uma das poucas que até hoje continua recebendo jogos, tendo sido lançado um novo recentemente em 2023.
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Além de Armored Core, a FromSoftware trabalhou em diversas outras franquias de mechas durante os anos, como Frame Gride, Murakumo: Renegade Mech Pursuit, Metal Wolf Chaos e muitas outras.
Colocando medo nos jogadores
Em 1998, a FromSoftware lançou uma nova franquia bem diferente do que estava acostumada. Echo Night foi um survival horror que fugia do foco no gameplay dos títulos anteriores da empresa, em vez disso apostando mais na narrativa e resolução de quebra-cabeças.
A história girava em torno de espíritos atormentados, com o jogador tendo que ajudá-los a encontrar paz. O título não contava com nenhuma espécie de combate, com o jogador tendo que se defender através do uso do cenário, seja movendo objetos ou acendendo luzes para afastar os fantasmas.
A franquia chegou a receber três jogos, e embora não tenha sido um grande sucesso, ganhou uma boa parcela de fãs durante os anos pela sua atmosfera sinistra.
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Em 2004, a FromSoftware voltou novamente a apostar no survival horror. Kuon foi mais um jogo de terror do estúdio, dessa vez ambientado no Japão antigo. O título conseguiu alcançar muito mais sucesso que Echo Night, sendo até hoje considerado por muitos como um clássico cult.
Kuon já contava com a presença de um combate, permitindo aos jogadores se defender dos inimigos. O jogo se destacou pela sua atmosfera extremamente opressiva, além do uso do folclore japonês.
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RPGs em terceira pessoa
Após muitos anos trabalhando em RPGs em primeira pessoa, a FromSoftware realizou grandes mudanças. Em 2002 tivemos o lançamento de EverGrace, um RPG em terceira pessoa com combate em tempo real.
EverGrace trouxe elementos interessantes para a época, incluindo a opção de dois protagonistas para se escolher, cada um dando uma visão única da história, e um sistema de equipamentos único.
Ao invés de contar com níveis, o jogo utilizava um sistema de equipamentos onde cada peça de armadura afetava o status do personagem, além de dar habilidades especificas e modificar sua aparência. O jogo chegou a receber uma prequel chamada Forever Kingdom.
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Outra aposta única da FromSoftware no gênero RPG foi Lost Kingdoms, o qual contava com batalhas através de cartas. Os jogadores podiam montar seu deck com cartas mágicas, as quais permitiam soltar magias, invocar criaturas e usar outros tipos de habilidades.
O jogo se destacou pelo seu uso das cartas. Ao contrário de jogos do estilo na época, a ação em Lost Kingdoms acontecia toda em tempo real, com os jogadores esquivando dos ataques dos inimigos ao mesmo tempo que selecionavam as cartas para usar.
O jogo chegou a receber uma sequência, a qual trouxe grandes melhorias, incluindo uma maior liberdade de exploração.
Hack and slash frenéticos
A FromSoftware também teve sua fase de hack and slash. O melhor exemplo disso foi o lançamento de Otogi: Myth of Demons. Ambientado na mitologia Japonesa, o jogo contava com um combate frenético, com grande foco na destruição.
Ao contrário dos outros títulos da empresa até o momento, Otogi possuía um combate extremamente solto e acrobático, com os jogadores podendo realizar diversos combos tanto no chão quanto no ar.
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O jogo impressionou bastante na época pelo seu nível de destruição do cenário, permitindo que os jogadores demolissem diversos objetos, como paredes e árvores. A sequência Otogi 2: Immortal Warriors aumentou ainda mais o nível do sistema de destruição, além de entregar uma gameplay mais diversificada.
Outra aposta da empresa no gênero foi Yoshitsune Eiyūden: The Story of Hero Yoshitsune, o qual misturava um jogo de ação com estratégia em tempo real, precisando tomar controle de áreas específicas.
Explorando o mundo Ninja
Durante muitos anos, a FromSoftware foi responsável por publicar a franquia Tenchu no Japão. Foi só em 2008 que o estúdio chegou a desenvolver um título da série com Shadow Assault: Tenchu.
No entanto, Shadow Assault: Tenchu foi um jogo menor, sendo lançado como um título arcade. Foi só com Ninja Blade que a FromSoftware realmente criou seu grande jogo de ninja.
Ninja Blade colocava os jogadores no papel de um ninja em uma Tokyo moderna, enfrentando criaturas monstruosas. O jogo contava com um combate rápido e focado na realização de combos.
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O título conseguiu se destacar dos outros do mesmo estilo graças a sua apresentação mais cinematográfica e cenário urbano. Ninja Blade também contava com um forte uso de 'Quick Time Events', embora tenha sido algo que causou muita discussão na época.
A era dos Souls chegou
Logo após o lançamento de Ninja Blade, Hidetaka Miyazaki, até então diretor da franquia Armored Core, entregou a todos Demon's Souls. Como a confiança no título não era muito alta, o jogo foi originalmente lançado apenas no Japão, mas logo chegou ao resto do mundo graças a Atlus e não demorou para conquistar todos os jogadores.
O título acabou fazendo sucesso, mas como a IP pertencia a Sony, a FromSoftware se uniu com a Bandai Namco e criou o sucessor espiritual Dark Souls. O jogo chegou a receber uma sequência, mas como Miyazaki estava ocupado com outros projetos, Dark Souls II acabou sofrendo um pouco, sendo até hoje um dos mais divisivos na história da franquia.
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Após isso, o estúdio começou a decolar cada vez mais, com títulos como Bloodborne e Dark Souls 3 fazendo muito sucesso entre os jogadores. A empresa continuou a experimentar com a fórmula, entregando Sekiro: Shadows Die Twice, com maior foco no parry, e o seu maior sucesso até hoje, Elden Ring, o qual trouxe um enorme mundo aberto.
Apostas diferenciadas
Em seu catálogo, a FromSoftware também possui muitos outros títulos diferenciados, como o jogo de plataforma The Adventures of Cookie & Cream e Monster Hunter Diary para mobiles.
A empresa já chegou a entrar também no mercado de realidade virtual com o lançamento de Déraciné.
Como você pôde ver neste artigo, o catálogo da FromSoftware durante os anos foi extremamente variado, trazendo jogos dos mais diferentes gêneros até se estabelecer no soulslike.