Consolidação do mercado acaba com a criatividade, afirma Shawn Layden
Nos últimos anos temos visto uma enorme consolidação da indústria de jogos, com grandes editoras adquirindo diversos estúdios menores. Para Shawn Layden, o antigo chefe da PlayStation, isso não é algo positivo para o mercado.
Comentando sobre o assunto de consolidação, Layden afirmou que ter vários estúdios sobre a mesma editora acaba prejudicando a criatividade, pois todos começam a seguir o mesmo estilo de produção.
Você os tem todos sob o mesmo guarda-chuva, todos na mesma pilha de gerenciamento. Então, todos eles começarão a tomar decisões semelhantes sobre os jogos que eles fazem porque é assim que a dona quer que eles sejam.
Vimos o exemplo extremo com a Embracer Group na Escandinávia, que trouxe um monte de estúdios e então percebeu que é muito difícil gerenciar 60 estúdios. Claro que é. Não é natural.
Outro problema atual da indústria citado por Layden é a busca por quantidade em vez de qualidade. Muitos estúdios criam jogos gigantescos, mas muitas das horas jogadas acabam não sendo realmente divertidas. O próprio executivo afirma que já acabou criando jogos nesse estilo.
Para o futuro, Layden espera ver jogos menores, mas que consigam manter o jogador entretido o tempo todo. "Espero que possamos ter umas boas 20 horas de jogo. Mas tão emocionante que não consigo largar o controle... porque cada minuto é tão cheio de emoção, com narrativa, com aventura, que não consigo parar, comentou ele.