Nintendo envia aviso de quebra de direitos autorais para Valve por adicionar Dolphin no Steam

Nintendo envia aviso de quebra de direitos autorais para Valve por adicionar Dolphin no Steam

Chegada do emulador no Steam foi adiada indefinidamente.
#Games Publicado por Vinicius, em

O Steam conta atualmente com emuladores disponíveis para download, como é o caso do RetroArch. Muitos estavam empolgados com a chegada do Dolphin, mas parece que isso pode não mais acontecer.

Os desenvolvedores por trás do Dolphin, o mais famoso emulador de Nintendo Wii e GameCube, afirmaram que a Nintendo teria enviado um aviso de quebra de direitos autorais, o famoso DMCA, diretamente para a Valve.

Leia Também:

  1. Diversos desenvolvedores defendem a equipe de The Lord of the Rings: Gollum contra as críticas
  2. Diablo 4 | Os primeiros 1.000 jogadores a chegarem no nível 100 no Hardcore serão homenageados

Além desse ocorrido ter bloqueado o lançamento próximo do Dolphin no Steam, a equipe afirma que não há uma data determinada para o emulador chegar na plataforma da Valve, se é que um dia realmente chegará.

O aviso da Nintendo diz:

Como o emulador Dolphin viola os direitos de propriedade intelectual da Nintendo, incluindo, entre outros, os direitos sob as disposições Anti-Circumvention and AntiTrafficking do Digital Millennium Copyright Act (DMCA), fornecemos este aviso a você sobre sua obrigação de remover a oferta do emulador Dolphin da loja Steam.

Conforme relatado pela Copyright Alliance, uma organização 501 sem fins lucrativos que representa criadores artísticos, os criadores do Dolphin podem simplesmente desistir de colocar o emulador no Steam ou responder à Valve para que seja analisado, o que significa que a Nintendo teria duas semanas para decidir se irá processar ou não os criadores.

Embora emuladores no geral tenham base legal para serem usados, com a Sony inclusive tendo perdido processos relacionados a isso no passado, uma decisão favorável para a Nintendo nesse momento poderia afetar o futuro de todos os emuladores.

De acordo com a Nintendo, o Dolphin estaria operando ilegalmente por incorporar "chaves criptográficas sem a autorização da Nintendo e descriptografando as ROMs no tempo de execução ou imediatamente antes dele", ou seja, contornando uma medida de segurança.

A equipe de desenvolvimento do Dolphin postou recentemente em seu blog:

É com muita decepção que anunciamos que o lançamento do Dolphin no Steam foi adiado indefinidamente. Fomos notificados pela Valve de que a Nintendo emitiu um DMCA contra a página no Steam do Dolphin e removeu o Dolphin do Steam até que o assunto seja resolvido. Estamos investigando nossas opções e teremos uma resposta mais aprofundada em um futuro próximo.
Fonte: Pcgamer
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.