Comissão Europeia aprova a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft

Comissão Europeia aprova a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft

A investigação revelou que a Microsoft não teria a capacidade de prejudicar os concorrentes.
#Games Publicado por coca, em

A Comissão Europeia aprovou à proposta de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. No entanto, a aprovação está sujeita ao cumprimento integral dos compromissos oferecidos pela Microsoft.

Esses compromissos abordam todas as preocupações de concorrência identificadas pela Comissão e apresentam uma melhoria significativa para a indústria de jogos em nuvem em comparação com a situação atual.

Leia Também:

  1. Xbox Series registra 2 milhões de unidades vendidas no Reino Unido em 128 semanas
  2. Sony confirma que Rise of the Ronin será lançado somente no PS5, deixando o PS4 de fora

A decisão de hoje é o resultado de uma investigação minuciosa sobre a proposta de aquisição da Activision pela Microsoft. A Comissão baseou sua decisão em evidências concretas, além de informações e feedback abrangentes de concorrentes, clientes, desenvolvedores e distribuidores de jogos, bem como plataformas de streaming de jogos em nuvem na União Europeia.

A investigação preliminar conduzida pela Comissão constatou que a Microsoft poderia potencialmente afetar negativamente a concorrência nos seguintes aspectos: (i) distribuição de videogames para consoles e PCs, incluindo serviços de assinatura de vários jogos e serviços de streaming de jogos em nuvem; e (ii) fornecimento de sistemas operacionais para PC.

A investigação aprofundada conduzida pela Comissão revelou que a Microsoft não teria a capacidade de prejudicar os consoles concorrentes e os serviços de assinatura de vários jogos concorrentes.

Leia Também:

  1. Sony confirma que Rise of the Ronin será lançado somente no PS5, deixando o PS4 de fora
  2. Detalhes da demo de Final Fantasy XVI serão revelados em breve

No entanto, a investigação também confirmou que a Microsoft poderia afetar negativamente a concorrência na distribuição de jogos por meio de serviços de streaming de jogos em nuvem e que sua posição no mercado de sistemas operacionais para PC seria fortalecida.

A Comissão concluiu que:

- A Microsoft não teria motivos para se recusar a distribuir os jogos da Activision para a Sony, que é a principal distribuidora de jogos de console globalmente, incluindo na Área Econômica Europeia (EEA), onde a proporção de consoles Sony PlayStation para cada console Microsoft Xbox comprado por jogadores é de quatro para um. Na verdade, a Microsoft teria incentivos significativos para continuar distribuindo os jogos da Activision através de um dispositivo tão popular quanto o PlayStation da Sony.

- Mesmo que a Microsoft optasse por retirar os jogos da Activision do PlayStation, isso não teria um impacto significativo na concorrência do mercado de consoles. Embora Call of Duty seja amplamente jogado em consoles, ele é menos popular na Área Econômica Europeia (EEE) em comparação com outras regiões do mundo e também é menos popular dentro de seu gênero em comparação com outros mercados do EEE. Portanto, mesmo sem ter acesso a esse jogo específico, a Sony poderia se apoiar em seu tamanho, amplo catálogo de jogos e posição de mercado para se defender contra qualquer tentativa de enfraquecer sua posição competitiva.

- Mesmo que essa transação não tivesse ocorrido, a Activision não teria disponibilizado seus jogos para serviços de assinatura de vários jogos, pois isso poderia afetar as vendas de jogos individuais. Portanto, a situação para provedores de serviços de assinatura de vários jogos terceirizados não sofreria alterações após a aquisição da Activision pela Microsoft.

- A aquisição teria um impacto negativo na concorrência na distribuição de jogos para PC e consoles por meio de serviços de streaming de jogos em nuvem, um segmento de mercado inovador que tem o potencial de transformar a maneira como muitos jogadores desfrutam de videogames. Atualmente, o streaming de jogos em nuvem é bastante limitado em termos de alcance. No entanto, a Comissão constatou que a popularidade dos jogos da Activision poderia impulsionar o crescimento desse setor.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy85MS8wOTAyNDYuanBn

No entanto, se a Microsoft decidisse tornar os jogos da Activision exclusivos para o seu próprio serviço de streaming de jogos em nuvem, o Game Pass Ultimate, e impedisse que outros provedores rivais de streaming de jogos em nuvem os oferecessem, isso reduziria a concorrência na distribuição de jogos por meio de serviços de streaming de jogos em nuvem. Isso poderia limitar a escolha dos consumidores e prejudicar a inovação no mercado.

- Se a Microsoft optasse por tornar os jogos da Activision exclusivos para o seu serviço de streaming de jogos em nuvem, ela também poderia fortalecer a posição do Windows no mercado de sistemas operacionais para PC. Isso poderia ocorrer se a Microsoft impedisse ou dificultasse o streaming de jogos da Activision em PCs que utilizam sistemas operacionais diferentes do Windows. Essa estratégia poderia criar uma vantagem competitiva para o Windows, limitando o acesso aos jogos populares da Activision em outros sistemas operacionais e reforçando a atratividade do Windows para os jogadores.

Medidas propostas:

A fim de abordar as preocupações de concorrência identificadas pela Comissão no mercado de distribuição de jogos para PC e consoles por meio de serviços de streaming de jogos em nuvem, a Microsoft apresentou uma série de compromissos abrangentes de licenciamento. Esses compromissos têm uma duração de 10 anos e incluem:

- A Microsoft propôs conceder aos consumidores no EEE uma licença gratuita que lhes permitiria fazer streaming, por meio de qualquer serviço de streaming de jogos em nuvem de sua escolha, de todos os jogos atuais e futuros da Activision Blizzard para PC e consoles para os quais possuam uma licença válida.

- A Microsoft propôs conceder uma licença gratuita correspondente aos provedores de serviços de streaming de jogos em nuvem, permitindo que os jogadores do EEE transmitam os jogos de PC e console da Activision Blizzard por meio de seus serviços. Essa licença permitiria aos provedores de serviços de streaming oferecerem jogos da Activision Blizzard aos jogadores do EEE sem restrições adicionais.

Atualmente, a Activision Blizzard não licencia seus jogos para serviços de streaming de jogos em nuvem e não realiza transmissões diretas de jogos. No entanto, as licenças propostas visam garantir que os jogadores que adquiriram um ou mais jogos da Activision em um PC ou em uma loja de console, ou que assinaram um serviço de assinatura de vários jogos que inclui jogos da Activision, tenham o direito de transmitir esses jogos por meio de qualquer serviço de streaming de jogos em nuvem de sua escolha e reproduzi-los em qualquer dispositivo, independentemente do sistema operacional utilizado. Essas soluções também asseguram que os jogos da Activision disponíveis para streaming ofereçam a mesma qualidade e conteúdo dos jogos disponíveis para download tradicional.

Esses compromissos atendem integralmente às preocupações de concorrência identificadas pela Comissão e representam uma melhoria significativa para o streaming de jogos em nuvem em comparação com a situação atual. Eles permitirão que milhões de consumidores do EEE transmitam jogos da Activision utilizando qualquer serviço de jogos em nuvem operando na região, desde que os jogos sejam adquiridos em uma loja online ou estejam incluídos em uma assinatura ativa de vários jogos no EEE.

Além disso, a disponibilidade dos jogos populares da Activision para streaming em todos os serviços de jogos em nuvem impulsionará o desenvolvimento dessa tecnologia dinâmica no EEE. Como resultado, os compromissos trarão benefícios significativos para a concorrência e para os consumidores, levando os jogos da Activision a novas plataformas, incluindo jogadores menores da UE, e disponibilizando-os em mais dispositivos do que nunca.

A Comissão conduziu uma investigação minuciosa para avaliar a eficácia das soluções propostas, coletando opiniões de diversos participantes do mercado e partes interessadas. Especificamente, os provedores de serviços de streaming de jogos em nuvem expressaram um feedback positivo e mostraram interesse nas licenças propostas.

Leia Também:

  1. Detalhes da demo de Final Fantasy XVI serão revelados em breve
  2. Remedy celebra os 13 anos de Alan Wake com vídeo especial

Alguns desses provedores já estabeleceram acordos bilaterais com a Microsoft, com base nas licenças propostas, para transmitir os jogos da Activision assim que a transação for concluída. Essa resposta positiva demonstra o reconhecimento da utilidade e do potencial dessas licenças para impulsionar o mercado de streaming de jogos em nuvem e beneficiar os consumidores.

Considerando as reações do mercado, a Comissão chegou à conclusão de que a aquisição proposta, conforme modificada pelos compromissos, não levanta mais preocupações de concorrência e trará benefícios significativos para a concorrência e os consumidores. A decisão da Comissão está sujeita ao cumprimento integral dos compromissos estabelecidos.

Para garantir sua implementação adequada, um curador independente será designado sob a supervisão da Comissão, encarregado de monitorar e supervisionar o cumprimento desses compromissos. Isso assegurará que os benefícios prometidos sejam efetivamente alcançados e que a concorrência no mercado seja mantida

Fonte: Europa
coca
coca

Me segue lá no Twitter.

[email protected]

Equipe do Site, Narnia do oeste ao lado sul do norte meio oeste
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque