Mick Gordon acusa id Software de roubar seu trabalho e sujar sua imagem

Mick Gordon acusa id Software de roubar seu trabalho e sujar sua imagem

Compositor abre o jogo sobre seu trabalho em Doom Eternal.
#Games Publicado por Vinicius, em

Mick Gordon sempre foi um compositor conhecido dos fãs dos jogos da id Software, tendo participado da franquia Wolfenstein e Doom. No entanto, em 2020 o compositor parece ter passando por problemas.

Marty Stratton, o diretor de Doom Eternal, havia comentando que durante o desenvolvimento do jogo a equipe ficou muito preocupada que Mick Gordon não conseguiria entregar a trilha sonora do jogo no tempo combinado, tendo que pedir a Chad Mossholder, o designer de áudio do estúdio, para trabalhar em uma versão alternativa como plano B.

Leia Também:

  1. Take-Two diz que seus jogos demoram muito para serem lançados porque são todos incríveis
  2. Fundador da Slightly Mad vai ao ataque contra Electronic Arts após empresa cancelar franquia Project CARS

O diretor Marty Stratton comentou na época:

Da nossa perspectiva, não queríamos estar envolvidos no conteúdo da OST e não fizemos absolutamente nada para impedir que ele [Gordon] cumprisse seus compromissos dentro do prazo que ele pediu e chegamos a estender várias vezes.

Anos depois, Mick Gordon finalmente veio a público comentar sobre o ocorrido e defender sua imagem como compositor. De acordo com ele, o diretor Marty Stratton mentiu em sua postagem, a qual influenciou negativamente sua carreira.

Marty mentiu sobre as circunstâncias da trilha sonora eterna de Doom e usou a desinformação e a insinuação de me culpar inteiramente por seu fracasso. A postagem de Marty no Reddit impactou severamente minha reputação profissional e pessoal.

O compositor afirma que a id Software se mostrava indisposta a negociar com ele, tendo que recorrer a própria Bethesda. E mesmo após ter sido incluindo no projeto, ele passou por diversas dificuldades.

Ele não tinha o material necessário para criar suas músicas, com a id Software pedindo para ele fornecer duas músicas por mês para dois níveis do jogo, mas ele não tinha a base do gameplay para saber que caminho seguir com a trilha sonora.

Para piorar, a id Software pausou a aprovação das músicas dele por um tempo. Mesmo enviando as músicas para a empresa, ele deixou de receber salário por 18 meses. No final ele ainda recebeu o aviso que algumas de suas músicas haviam sido rejeitadas, mas mesmo assim elas acabaram sendo usadas no jogo final.

Eu já estava passando a noite toda acordado por dois meses e ainda tinha 18 meses pela frente. Eles pausaram as aprovações – e, portanto, o pagamento – por meses. A partir de janeiro de 2019, fiquei 11 meses sem pagamento.

Foi só depois do lançamento de Doom Eternal que percebi que a id Software havia usado quase todas as músicas que produzi durante o desenvolvimento – quase cinco horas de trabalho – pagando apenas pela metade disso.

Quando o compositor começou a trabalhar no jogo, a id Software havia combinado que estenderia o prazo se fosse necessário, mas quando a data estava chegando, Mike recebeu o aviso de que não poderia ser estendido.

Tendo trabalhado sem parar para cumprir a data, 5 horas antes do prazo final o diretor ainda avisou que desejava fazer mudanças, dando dicas de como gostaria que fosse a trilha sonora, algo que não havia feito durante toda a duração do projeto.

Após concordarem em usar as músicas que Mick Gordon havia composto, o compositor diz que ficou chocado ao saber que o designer de áudio Chad Mossholder havia sido creditado como co-artista do álbum e havia até mesmo remixado algumas de suas músicas.

Isso me frustrou imensamente. Eu trabalhei sem parar por dois anos seguidos na minha trilha sonora de Doom Eternal, e o fato de alguém achar apropriado levar o crédito pelo meu trabalho parecia um insulto cruel.

Apesar do diretor Marty Stratton alegar que Chad Mossholder só entrou no projeto após a equipe ficar preocupada com a demora de Mick Gordon, o compositor apresentou provas que os arquivos de músicas feitos por Chad datam de 6 meses antes dele começar a participar do projeto.

Após a postagem do diretor no Reddit, Mick Gordon contatou seus advogados e entrou em contato com a Bethesda e Zenimax, chegando ao acordo de refazer a trilha sonora de Doom Eternal, dessa vez mais polida. No entanto, o compositor afirmou que aceitaria apenas se a postagem fosse removida do Rddit.

A id Softwear se recusou a deletar e até mesmo chegaram a desfazer o novo acordo. Quando Mick Gordon se propôs a entrar com um processo, a Zenimax e id Software ofereceram um segundo acordo, ele receberia uma soma de seis dígitos pelo trabalho, mas a postagem no Reddit continuaria e o compositor nunca mais discutir a respeito de Doom Eternal, a qual Mick recusou.

Após a Microsoft adrquirir a Zenimax e seus estúdios, incluindo a id Software, Mick Gordon tentou novamente entrar em contato com a empresa, mas foi recebido com as mesmas ameaças de antes, com nada mudando.

Marty Stratton me colocou em uma posição em que o único passo que posso dar para reparar minha reputação é uma resposta pública. É uma defesa, não um ataque não provocado, publicado como último recurso e com extrema relutância apenas depois que todas as outras vias para chegar a uma resolução mutuamente aceitável falharam.
Fonte 1: Thegamer
Fonte 2: Pcgamesn
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,