7 jogos que copiaram outros de forma descarada

7 jogos que copiaram outros de forma descarada

Às vezes acaba indo além da simples inspiração.
#Artigos Publicado por Vinicius, em

Alguns jogos acabam sendo tão impactantes para a indústria que viram modelo para os futuros títulos, servindo de inspiração para muitas outras empresas. No entanto, alguns estúdios às vezes podem passar da fina linha entre inspiração e cópia.

Separamos alguns jogos que obviamente foram além da pura inspiração, chegando até mesmo a pegar elementos do jogo que usaram como base. Lembrando que não só porque acabou copiando outro jogo, isso automaticamente signifique que seja ruim. Como você notará, alguns dos exemplos são até mesmo jogos que os jogadores adoram.

Unearthed: Trail of Ibn Battuta

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzY5MzMuanBn

  1. Jogo que copiou: Uncharted
  2. Trailer

Basta uma rápida olhada para o nome que você já terá uma ideia de quem essa desenvolvedora copiou. No entanto, não foi apenas o nome, toda a premissa do jogo parece ter saído diretamente de Uncharted.

Um título de aventura focado em exploradores que busca trazer diversos momentos épicos, esse jogo tenta seguir o mesmo estilo de gameplay do jogo da Naughty Dog, copiando até detalhes menores.

Até mesmo seus três personagens principais são obviamente inspirados em Uncharted, com um jovem protagonista explorador, seguindo por um velho mentor e uma mulher em suas aventuras.

Infelizmente a cópia acabou ficando apenas na intenção mesmo, já que a qualidade passou longe. A média de 11 no MetaCritic é mais do que prova disso, e embora o jogo tenha sido planejado para ter vários capítulos, nunca chegou a passar do primeiro devido ao seu fracasso.

Dante's Inferno

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzY5MzUuanBn

  1. Jogo que copiou: God of War
  2. Trailer

Nem toda cópia precisa ser um jogo ruim, e Dante's Inferno é a prova disso. Inspirando-se fortemente nas mecânicas de God of War, esse jogo baseado no romance A Divina Comédia conseguiu chamar a atenção do público.

Pegando a mesma base de gameplay do título da Santa Monica e colocando alguns aspectos próprios, o jogo utilizou a religião cristã como pano de fundo em uma jornada épica até os confins do inferno.

A desenvolvedora Visceral Games transformou o poeta Dante em um poderoso guerreiro que viaja até o inferno para resgatar sua esposa. Com um combate divertido e uma proposta pouco encontrada nos jogos, o jogo conseguiu se destacar.

Embora as mecânicas básicas do jogo sejam muito similares a God of War, Dante’s Inferno não foi apenas uma cópia feita sem capricho, mas a equipe tentou entregar um jogo divertido. Só é uma pena que nunca tivemos uma sequência, com o jogo tendo ficado com um final em aberto.

Quantum Theory

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzY5MzYuanBn

  1. Jogo que copiou: Gears of War
  2. Trailer

Em pleno 2010, com Gears of War em alta com seu tiroteio frenético e sistema de cobertura único, a Koei Tecmo decidiu tentar a sorte com Quantum Theory, um jogo que não tentou esconder se inspirar fortemente no título desenvolvido pela Epic Games.

Quantum Theory traz um tiroteio em terceira pessoa, com fortes elementos de cobertura, os quais parecem ter sido totalmente extraídos de Gears of War. E as ‘inspirações’ no jogo da Xbox não terminam no gameplay.

Todo o visual do jogo foi claramente tirado de Gears of War também, desde sua paleta de cores até a aparência bruta do protagonista. Até mesmo as animações, como o personagem saltando por cima de barreiras, se assemelham muito.

Infelizmente o jogo não passou de uma versão barata de Gears of War, sendo duramente criticado pelo seu design de cenário horrível e visuais bem abaixo do padrão que o PS3 e Xbox 360 podiam entregar.

Tattoo Assassins

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzY5MzcuanBn

  1. Jogo que copiou: Mortal Kombat
  2. Trailer

Após dois títulos lançados da franquia Mortal Kombat, a Midway conseguiu conquistar os fãs do gênero de luta. A editora Data East tentou então entrar no mercado com uma cópia nada discreta.

Utilizando atores reais para os modelos dos personagens, o jogo contava com uma forte semelhança com Mortal Kombat, sendo possível até mesmo confundi-lo com um jogo da franquia caso o jogador não esteja acostumado.

Seus cenários, movimentos e personagens eram tudo fortemente inspirados no título da Midway, com alguns de seus lutadores até mesmo parecendo uma cópia barata do elenco de Mortal Kombat.

No entanto, Tatto Assassins acabou nunca sendo lançado por completo, tendo sido cancelado. O desenvolvimento do jogo estava praticamente pronto antes de seu cancelamento e algumas cabines do protótipo chegaram a ser colocadas em alguns arcades. Aqueles que tiveram a chance de testá-lo, não ficaram muito impressionados com o resultado.

PlayStation All-Stars Battle Royale

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzY5MzQuanBn

  1. Jogo que copiou: Super Smash Bros
  2. Trailer

Com Super Smash Bros. sendo um dos maiores sucessos dentro do gênero de luta para a Nintendo, era óbvio que outras produtoras gostariam de ter seu próprio Smash, como foi o caso da Sony.

Em 2012, a Sony lançou PlayStation All-Stars Battle Royale, sua tentativa de surfar no sucesso de Smash Bros. O jogo trazia diversos personagens da marca PlayStation e alguns de empresas de fora.

O jogo passou longe do sucesso do título da Nintendo, tendo uma recepção mista tanto por parte da crítica quanto pelos jogadores, e de acordo com Shuhei Yoshida, suas vendas não foram suficientes para justificar uma sequência.

Seu sistema de luta, focado em encher uma barra de especial, acabou não agradando a todos, e seu elenco também não era tão chamativo quanto o do jogo da Nintendo, já que muitos consideraram que alguns lutadores não se encaixavam bem na proposta.

A Sony não foi a única a tentar copiar o estilo da Nintendo, com diversas empresas tentando emplacar seu próprio Smash Bros., mas a grande maioria sem grande sucesso, não chegando ao nível do original.

Oceanhorn

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzY5MzguanBn

  1. Jogo que copiou: Zelda
  2. Trailer

Outro caso em que a cópia acaba entregando um bom resultado é Oceanhorn. Um divertido e carismático jogo, que basta uma simples olhada para descobrir que tirou suas inspirações de The Legend of Zelda.

Enquanto muitos jogos independentes costumam se inspirar nos antigos Zelda de NES e SNES, Oceanhorn foi por um caminho diferente, usando como base a era 3D da franquia da Nintendo.

Não só o gameplay e sua câmera são parecidas, mas a espada, o escudo, até mesmo a vestimenta, tudo lembra muito de Zelda. O jogo ainda conta com uma navegação marinha, o que traz ainda mais comparações com Wind Waker. O jogo recebeu uma continuação, a qual trouxe uma estética bem diferente, dessa vez parecendo ter se inspirado em Breath of the Wild.

Embora você não deva esperar algo da mesma qualidade da série da Nintendo, Oceanhorn ainda é um jogo que pode divertir os fãs do gênero e aqueles sedentos por um novo The Legend of Zelda.

War Z (Infestation: Survivor Stories)

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzY5MzkuanBn

  1. Jogo que copiou: DayZ
  2. Trailer

Houve uma época que jogos de sobrevivência de zumbis acabaram estourando na internet, em grande parte graças ao sucesso de DayZ, um mod de ARMA II que acabou virando posteriormente um jogo próprio.

Após o sucesso de DayZ, tivemos o lançamento de WarZ. Pelo nome já é possível perceber que os desenvolvedores não estavam muito preocupados em esconder de onde tiraram inspiração para o seu jogo.

O lançamento do jogo acabou sendo um desastre, recebendo diversas críticas negativas, tanto pelas suas péssimas mecânicas de gameplay quanto por suas micro transações, as quais na época foram consideradas uma das piores já vistas.

Após seu lançamento, o jogo chegou a ser removido do Steam por propaganda enganosa, já que diversas funções listadas na página do jogo não estavam disponíveis. O jogo chegou a ter problemas autorais com seu nome, fazendo com que a desenvolvedora tentasse reinventar o título, dessa vez com o nome Infestation: Survivor Stories, mas não deu muito certo.

E você, conhece algum outro jogo que não disfarçou ter copiado outro título? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo!

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque