7 franquias que souberam se reinventar com sucesso

7 franquias que souberam se reinventar com sucesso

Às vezes uma grande mudança pode ser bom
#Artigos Publicado por Vinicius, em

Algumas franquias duram tanto tempo, que podem acabar causando um desgaste em suas fórmulas após tanta repetição. Para evitar isso, algumas desenvolvedoras decidem arriscar em mudanças drásticas.

Na hora de reinventar suas séries, nem todos conseguem fazer esse feito com sucesso, sendo uma tarefa arriscada. No entanto, quando tudo dá certo, temos jogos que conseguem elevar ainda mais suas franquias.

Pensando nisso, separamos aqui uma lista com 7 franquias que conseguiram se reinventar com sucesso, entregando uma proposta nova, mas sem perder seus jogadores no processo.

Leia Também:

  1. As 15 mortes mais marcantes dos jogos
  2. 12 jogos em que a crítica e os fãs tiveram opiniões diferentes

Resident Evil

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzY0ODkuanBn

Resident Evil foi uma franquia que passou por diversas mudanças durante o decorrer dos anos, tentando manter sua fórmula mais moderna e chamativa para os jogadores, chegando a trazer mudanças bem drásticas.

O que começou como um jogo de terror com câmera fixa, logo virou um jogo de ação com câmera sobre o ombro a partir do quarto jogo, e foi adentrando cada vez mais nesse território conforme cada jogo que lançava.

Embora grande parte da base de fãs tenha sido dividida com essa decisão, é inegável o sucesso que a franquia alcançou, com Resident Evil 5 e 6 estando até hoje entre os jogos mais vendidos da Capcom.

Após um tempo, a Capcom novamente tentou mudar a série, trazendo de volta os elementos de terror, mas dessa vez com uma câmera em primeira pessoa. O sucesso não poderia ter sido maior, com Resident Evil 7 tendo sido o jogo mais vendido da franquia até o momento.

Mario

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzY0ODguanBn

A Nintendo sempre gostou de brincar com suas franquias e Mario é o maior exemplo disso. A empresa levou o personagem para os mais diversos gêneros e sempre obteve resultados extremamente positivos.

Enquanto outras franquias famosas como Sonic não conseguiram até hoje migrar bem do 2D para o 3D, a Nintendo conseguiu fazer essa troca com maestria em Mario, sendo até hoje a melhor classificada dentro do gênero.

Os jogos 3D do Mario sempre contaram com uma enorme criatividade e trazendo grande foco na diversão. Seu mais recente lançamento, Super Mario Odyssey, é o maior exemplo disso, sendo um dos principais lançamentos do Switch.

E não foi apenas na troca para o 3D que a Nintendo teve sucesso, até mesmo em outros gêneros. Mario Kart, Mario Party, Mario Tennis e muitos outros conquistaram os jogadores e mostraram o poder da Nintendo em reinventar suas franquias.

God of War

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzY0OTAuanBn

A mesma fórmula usada repetidas vezes pode acabar causando um cansaço em uma série e God of War é o exemplo disso. Apesar do grande sucesso de God of War 3, a Santa Monica trouxe God of War Ascension, o qual começou a mostrar o desgaste no gênero.

Em uma jogada arriscada, o estúdio decidiu reformular totalmente a franquia, desde um combate completamente novo até levar Kratos para outra mitologia, dessa vez com uma narrativa mais madura, mostrando outro lado do personagem.

O resultado acabou sendo extremamente positivo. God of War de 2018 conseguiu revitalizar a série e ainda alcançou o feito de ser o maior sucesso dentro da série, além de um dos jogos mais vendidos da Sony de todos os tempos.

Alguns podem até preferir o estilo hack and slash dos antigos, mas é inegável que a mudança na série ajudou o jogo a crescer, chegando a ganhar como jogo do ano e tornando-o uma das principais séries do PlayStation.

Assassin’s Creed

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzY0OTEuanBn

Falando em cansaço, uma das séries mais afetadas por isso foi sem dúvidas Assassin’s Creed. Em 2007 a Ubisoft lançou o primeiro título da série, trazendo uma proposta única, misturando furtividade com parkour e elementos de teorias da conspiração.

Sendo algo único, a série caiu no gosto do público e logo tivemos vários lançamentos seguidos. Embora o que tenha começado de forma positivo, logo se tornou mais do mesmo. Em uma única geração tivemos o lançamento de sete grandes jogos da franquia Assassin’s Creed.

Para tentar revitalizar a série, a empresa levou-a para uma direção bem diferente. Abandonando o lançamento anual, a franquia apostou em uma pegada mais RPG e trazendo um foco no lado místico da sua narrativa.

A mudança certamente dividiu sua base de fãs, que preferiam os jogos antigos mais focados na furtividade, no entanto não podemos negar o enorme sucesso dos títulos mais recentes, com Assassin’s Creed Valhalla conseguindo se tornar o mais lucrativo da franquia.

Em breve a franquia pode receber outra grande mudança. Embora ainda não tenhamos visto o jogo, a Ubisoft está atualmente trabalhando em Assassin’s Creed Infinity, o qual irá ser uma plataforma online dentro da qual os futuros jogos serão lançados.

The Legend of Zelda

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzY0OTIuanBn

Assim como Mario, The Legend of Zelda foi outra franquia da Nintendo que passou por várias reinvenções durante o decorrer dos anos e a mais recente foi sem dúvidas uma das mais bem acertadas da empresa.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild expandiu o mundo da série, entregando um enorme playground para os jogadores brincarem da forma que desejarem. A liberdade era o grande foco, com até mesmo suas missões da história podendo ser completadas na ordem que desejarem.

O jogo trouxe também um mundo extremamente responsivo às ações dos jogadores em um nível nunca antes visto e serviu como inspiração para muitos jogos de mundo aberto que vieram depois

Breath of the Wild foi sem dúvidas outro acerto da Nintendo em reinventar suas franquias, tornando-se para muitos não só o melhor título da franquia, mas também um dos melhores jogos de todos os tempos.

Fallout

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzY0OTMuanBn

Fallout começou como um clássico RPG para PC conhecido por poucos jogadores, mas acabou se tornando uma grande franquia dentro do gênero e conta atualmente até mesmo com uma série em produção pela Amazon Prime.

A mudança surgiu após o segundo jogo, com a aquisição da franquia Fallout por parte da Bethesda. A empresa alterou completamente as mecânicas de jogo, indo de um título mais tático para um jogo de tiro em primeira pessoa com elementos de RPG.

Apesar dessa troca, o jogo ainda manteve seus conceitos básicos, contando com elementos de RPG profundos e até mesmo um modo de combate desacelerado, inspirado no antigo combate da franquia.

A Bethesda soube reinventar Fallout, mas respeitando as origens da série. O resultado foi que se tornou uma das suas grandes franquias ao lado de The Elder Scrolls e uma das favoritas de muitos jogadores.

Metroid

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83Ny8wNzY0ODcuanBn

Metroid foi uma franquia muito importante na indústria dos jogos, chegando até mesmo a moldar um gênero inteiro que faz sucesso até os dias de hoje, além de apresentar uma das protagonistas femininas mais queridas do público.

No entanto, em 2002 a Nintendo tentou dar uma cara nova para o jogo, trocando a jogabilidade 2D para um jogo 3D em primeira pessoa. Era sem dúvidas uma mudança drástica, mas acabou resultando em um dos melhores jogos da franquia.

O núcleo da série continuou presente em Metroid Prime, trazendo o mesmo senso de exploração e resolução de quebra-cabeças presentes nos jogos 2D, com diversos power-ups disponíveis para Samus.

O jogo acabou caindo no gosto do público e chegou até mesmo a se tornar uma sub-franquia, com Metroid Prime 4 já em desenvolvimento. Mais uma vez a Nintendo dá uma aula de como reinventar suas franquias.

E você, conhece outra franquia que soube se reinventar com sucesso? Discorda de alguma da lista? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo!

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.