12 jogos em que a crítica e os fãs tiveram opiniões diferentes

12 jogos em que a crítica e os fãs tiveram opiniões diferentes

Nem sempre ambos acabam pensando igual.
#Games Publicado por Vinicius, em

É normal ver jogos com boas notas na mídia especializada acabam sendo bem aclamados também pelos jogadores, enquanto títulos que se saem mal nas notas não fazem tanto sucesso. No entanto, alguns casos acabam fugindo desse padrão.

Temos casos onde a opinião dos jogadores acabam não combinando com a dos críticos, seja por adorarem um jogo que foi bombardeado de notas baixas ou odiarem um título amado pela mídia.

Pensando nisso, montamos aqui uma lista com 12 casos onde isso acabou acontecendo de forma proeminente, mostrando uma grande diferença entre a opinião da mídia e da comunidade de jogadores.

DmC: Devil May Cry

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ny9qb2dvcy1xdWUtYS1jcml0aWNhLWUtb3MtZmFzLXRpdmVyYW0tb3BpbmlvZXMtZGlmZXJlbnRlcy0wNjY4NzAuanBn

  1. Metacritic: 86
  2. Fãs: 64

Após Devil May Cry 4, os fãs estavam ansiosos para ver que caminho a franquia iria tomar. No entanto, com o anúncio de DmC: Devil May Cry, um reboot que trazia grandes mudanças para a série, muitos torceram o nariz para o jogo.

Quando o jogo finalmente foi lançado, ele foi muito bem elogiado pela crítica, os quais adoraram o combate dinâmico do jogo, graças a seus controles extremamente fluídos. A nova arte também foi um ponto que agradou a muitos.

O problema surgiu quando o jogo finalmente chegou às mãos dos jogadores. Uma enxurrada de críticas surgiram condenando o jogo pelas grandes mudanças feitas na série e por alterar personagens tão queridos.

Em questão de gameplay você dificilmente encontrará um fã antigo reclamando, mas a nova cara que a Capcom deu ao jogo realmente não agradou a grande parte dos jogadores.

Sejam merecidas ou não as críticas, o ponto é que os fãs não tiveram o mesmo apreço que a crítica pelo jogo. Isso acabou fazendo com que a Capcom retornasse a série para o seu estilo antigo com Devil May Cry 5.

Mass Effect 3

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ny9qb2dvcy1xdWUtYS1jcml0aWNhLWUtb3MtZmFzLXRpdmVyYW0tb3BpbmlvZXMtZGlmZXJlbnRlcy0wNjY4NjcuanBn

  1. Metacritic: 93
  2. Fãs: 60

O fim de uma trilogia é sempre algo grandioso para os fãs, especialmente em uma série como Mass Effect, repleta de personagens carismáticos, um universo vasto e escolhas que possuem grande impacto nos jogos posteriores.

A ansiedade dos fãs obviamente aumentou ainda mais quando começaram a sair as primeiras análises, as quais soltavam elogios para o jogo, considerando-o "um grande final para uma série tão importante".

Quando os fãs colocaram as mãos no jogo, a internet acabou se agitando. Diversas reclamações quanto ao final do jogo começaram a surgir, com os fãs nada satisfeitos com o quão pouco suas escolhas durante a série impactavam o desfecho.

A diferença entre a opinião da crítica e dos jogadores foi gritante. Enquanto Mass Effect 3 foi um dos jogos mais bem avaliados do ano, alcançando um 90+ no Metacritic, os fãs ficaram com um gosto amargo na boca.

Deathloop

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82OC9qb2dvcy1xdWUtYS1jcml0aWNhLWUtb3MtZmFzLXRpdmVyYW0tb3BpbmlvZXMtZGlmZXJlbnRlcy0wNjcwNDguanBn

  1. Metacritic: 88
  2. Fãs: 64

Deathloop, um dos grandes destaques de 2021 e o mais recente jogo da Arkane Studios, ganhou o coração de todos os críticos, chegando a concorrer e até ganhar em diversas premiações no fim do ano.

Com o jogo sendo tão aclamado, esperava-se que seria bem aceito pelo público também, mas infelizmente não foi bem isso que acabou acontecendo, não tendo a mesma recepção calorosa.

Antes do lançamento muitos já torciam o nariz para o jogo, mas quando foi finalmente lançado, a comunidade parece não ter aceitado tanto o jogo, com muitos afirmando ser uma versão inferior dos jogos anteriores do estúdio.

Uma inteligência artificial fraca e enorme repetitividade foram as principais queixas dos usuários. O fato do jogo repetir sempre os mesmos 4 cenários também parece não ter agradado a muitos.

Dragon Age II

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ny9qb2dvcy1xdWUtYS1jcml0aWNhLWUtb3MtZmFzLXRpdmVyYW0tb3BpbmlvZXMtZGlmZXJlbnRlcy0wNjY4NzUuanBn

  1. Metacritic: 79
  2. Fãs: 46

Dragon Age: Origins é até hoje considerado por muitos como um dos melhores RPGs já lançados, então era normal todos ficarem empolgados quando uma sequência foi anunciada.

Quando os críticos colocaram as mãos no jogo, parece que acabaram gostando do jogo. Considerando ele um ótimo RPG, a mídia elogiou o jogo por seu enredo envolvendo e combate em tempo real.

Apesar de sua média 79 não ter sido um grande feito para uma franquia tão famosa, ainda assim ficou muito acima da opinião dos jogadores, os quais destroçaram o jogo sem poupar palavras.

Quais os problemas que os jogadores tiveram com o título? Para começar sua enorme repetição de cenário. Os fãs não ficaram felizes que o jogo possuía uma baixíssima variedade de ambientes e ainda os repetia constantemente. Muitos também consideraram que em questão de história e personagens, ele ficava muito abaixo do jogo original.

Com o terceiro jogo Dragon Age Inquisition tendo sido melhor recebido, Dragon Age II acabou ficando marcado como o patinho feio da franquia.

Deadly Premonition

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ny9qb2dvcy1xdWUtYS1jcml0aWNhLWUtb3MtZmFzLXRpdmVyYW0tb3BpbmlvZXMtZGlmZXJlbnRlcy0wNjY4NzEuanBn

  1. Metacritic: 68
  2. Fãs: 83

Deadly Premonition foi um caso bem diferente dos jogos citados anteriormente na lista, sendo um jogo extremamente criticado pela crítica, mas que acabou sendo bem aceito pela comunidade de jogadores.

Com o lançamento do título, a mídia acabou caindo em cima criticando o péssimo estado do jogo, desde seu gameplay datado e visuais de baixa qualidade até uma história que supostamente não fazia nenhum sentido.

O jogo pode realmente ter sua cota de problemas, mas o título acabou caindo no gosto de muitos jogadores, os quais apreciaram os seus aspectos únicos. Deadly Premonition acabou se tornando um clássico cult entre os fãs.

Infelizmente sua sequência, Deadly Premonition 2: A Blessing In Disguise, acabou não tendo a mesma sorte. O jogo foi duramente reprovado tanto pela crítica especializada quanto pelos jogadores.

Nier

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ny9qb2dvcy1xdWUtYS1jcml0aWNhLWUtb3MtZmFzLXRpdmVyYW0tb3BpbmlvZXMtZGlmZXJlbnRlcy0wNjY4NzMuanBn

  1. Metacritic: 67
  2. Fãs: 85

Nier foi outro caso de um jogo Japonês em que os fãs acabaram gostando, mas a mídia criticou negativamente. Essa nova aposta da Square Enix em 2010 acabou não caindo no gosto dos críticos.

Criticado pela baixa qualidade técnica e falta de polimento, os críticos obviamente não ficaram nada impressionados com esse jogo, embora admitissem que trazia algumas ideias interessantes.

Apesar das críticas negativas, os jogadores acabaram abraçando o jogo, o qual se tornou um clássico anos após seu lançamento, assim como Drakengard, outro jogo do desenvolvedor Yoko Taro.

Por sorte, o jogo recebeu recentemente um remake, o qual foi bem recebido tanto pela crítica quanto pelos jogadores. Sua sequência, Nier Automata, também foi um enorme sucesso.

Gone Home

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ny9qb2dvcy1xdWUtYS1jcml0aWNhLWUtb3MtZmFzLXRpdmVyYW0tb3BpbmlvZXMtZGlmZXJlbnRlcy0wNjY4NjUuanBn

  1. Metacritic: 86
  2. Fãs: 54

Gone Home foi sem dúvidas um jogo muito importante na indústria, sendo um dos principais títulos a popularizar atualmente o tão polarizado gênero conhecido por muitos como "Walking Simulators".

Após seu lançamento o jogo atraiu a atenção da crítica, sendo extremamente elogiado, com muitos o considerando uma obra de arte. O jogo chegou até mesmo a ganhar um BAFTA, famosa premiação britânica da mídia visual.

Infelizmente o jogo não conseguiu alcançar o mesmo apelo entre os jogadores. O tanto que a crítica adorou o título, parece que os jogadores não gostaram do jogo na mesma proporção.

Enquanto a crítica enxerga o jogo como uma obra de arte, muitos jogadores acusam de ser um título extremamente limitado, sem nenhum pingo de profundidade em seu gameplay. Além disso, muitos não se agradaram com a história.

Spider-Man: Web Of Shadows

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ny9qb2dvcy1xdWUtYS1jcml0aWNhLWUtb3MtZmFzLXRpdmVyYW0tb3BpbmlvZXMtZGlmZXJlbnRlcy0wNjY4NzQuanBn

  1. Metacritic: 68
  2. Fãs: 86

Durante muitos anos o Homem-Aranha sofreu com jogos de péssima recepção dos críticos nas mãos da Activision. Um deles foi Spider-Man: Web Of Shadows, jogo lançado em 2008.

Ao contrário dos outros jogos do herói, esse não se limitava apenas ao elenco do Homem-Aranha, trazendo outros heróis do universo da Marvel para fazer companhia ao Cabeça de Teia, como Wolverine e Luke Cage.

A mídia criticou fortemente o jogo por trazer um mundo vazio, cenas de ação sem nenhum impacto e um gameplay extremamente repetitivo, o que acabou prejudicando a média do jogo.

Enquanto isso, os fãs se divertiram com o jogo, elogiando a possibilidade de alternar livremente entre o traje comum e o Venom, além de trazer combates aéreos e nas laterais do prédio.

Kirby Air Ride

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ny9qb2dvcy1xdWUtYS1jcml0aWNhLWUtb3MtZmFzLXRpdmVyYW0tb3BpbmlvZXMtZGlmZXJlbnRlcy0wNjY4NzIuanBn

  1. Metacritic: 61
  2. Fãs: 81

Um jogo de corrida baseado no personagem Kirby é sem dúvidas uma proposta inesperada, mas a Nintendo não poderia deixar essa oportunidade passar. O resultado? Diversas críticas por ser um jogo vazio e gameplay extremamente simplório.

Ainda assim, o que os críticos não gostaram, os fãs aprovaram. Os jogadores adoraram o gameplay frenético e rápido do jogo, além dos belos visuais coloridos do jogo no Game Cube.

Muitos atualmente o consideram um dos jogos mais subestimados da Nintendo, merecendo ter recebido mais destaque. Independente da opinião dos fãs, infelizmente nunca acabamos tendo uma sequência.

The Last Of Us Part II

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ny9qb2dvcy1xdWUtYS1jcml0aWNhLWUtb3MtZmFzLXRpdmVyYW0tb3BpbmlvZXMtZGlmZXJlbnRlcy0wNjY4NjkuanBn

  1. Metacritic: 93
  2. Fãs: 57

O primeiro The Last of Us foi um clássico para muitos, então é normal que sua sequência fosse tão aguardada. No entanto, The Last Of Us Part II acabou sendo um jogo extremamente controverso.

Enquanto a mídia enalteceu The Last of Us Part II, chegando até mesmo a dar o prêmio de jogo do ano no The Game Awards 2020, muitos jogadores não tiveram a mesma recepção calorosa com o título.

Grande parte da comunidade de jogadores acabou questionando as várias escolhas da história que a Naughty Dog fez para o jogo e seus personagens, o que causou muita polêmica.

A divisão em opinião não foi somente entre a mídia e os jogadores, a própria comunidade de fãs acabou se dividindo a respeito do jogo.

Spore

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ny9qb2dvcy1xdWUtYS1jcml0aWNhLWUtb3MtZmFzLXRpdmVyYW0tb3BpbmlvZXMtZGlmZXJlbnRlcy0wNjY4NzYuanBn

  1. Metacritic: 84
  2. Fãs: 57

Um jogo com uma proposta diferente de tudo que já tínhamos visto. Spore colocava os jogadores no papel de um micro-organismo que precisava vencer na cadeia evolutiva para se tornar uma raça mais evoluída.

Com ideias tão criativas, o jogo acabou caindo no gosto da mídia. Elogiando o escopo do jogo e enorme liberdade, os críticos se divertiram muito com o jogo. Infelizmente os jogadores não tiveram a mesma opinião.

O jogo acabou sendo duramente criticado pelos jogadores por possuir pouca variedade de conteúdo e perder seu charme em pouco tempo, com os estágios mais avançados do jogo sendo mais entediantes.

Ainda assim, o maior problema de todos foram as grandes promessas feitas pelo estúdio. O jogo final lançado acabou ficando longe daquele apresentado anteriormente pela EA.

Resistance 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ny9qb2dvcy1xdWUtYS1jcml0aWNhLWUtb3MtZmFzLXRpdmVyYW0tb3BpbmlvZXMtZGlmZXJlbnRlcy0wNjY4NzcuanBn

  1. Metacritic: 87
  2. Fãs: 62

Antes de ficar conhecida por trabalhar nos jogos do Homem-Aranha, a Insomniac Games possuía uma franquia de tiro chamada Resistance. O primeiro jogo lançado em 2006 para PS3 acabou sendo bem recebido por todos.

Quando sua sequência finalmente foi lançada, os críticos a elogiaram por trazer grandes melhorias para a série, tendo refinado seu gameplay e ainda trazendo um divertido modo multiplayer.

Já muitos jogadores tiveram uma opinião bem diferente, criticando seus gráficos abaixo do esperado, péssimas mudanças no gameplay e uma história medíocre. Os fãs acabaram preferindo o primeiro jogo da série.

Resistance 3 já conseguiu agradar mais aos jogadores, mas infelizmente acabou sendo o fim da franquia, embora alguns fãs ainda torcem para o seu retorno.

E você, concorda com os críticos ou com os jogadores nesses jogos? Conhece algum outro jogo que teve tal diferença entre opiniões? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,