10 Curiosidades sobre The Last of Us
Após um lançamento bem-sucedido em 2013, a Naughty Dog trouxe recentemente uma nova versão de The Last of Us para o seu console atual, o PlayStation 5. Com gráficos e animações aprimorados, esse remake trouxe uma versão modernizada do jogo.
Aproveitando que tivemos essa nova versão do jogo, trazemos aqui uma lista com algumas curiosidades interessantes relacionadas a esse título que talvez você não tenha conhecimento.
A infecção existe na vida real
IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MC8wNzk1MTEuanBn
Um dos principais aspectos da franquia The Last of Us são suas criaturas. Ao invés dos genéricos zumbis, a Naughty Dog apostou em uma infecção mais única e baseada em fatos científicos.
Cordyceps, a infecção presente no jogo, é um fungo existente na vida real. Ele invade os corpos das formigas e consegue controlar suas funções básicas, assim como o fungo controla os humanos no jogo.
No controle do corpo da formiga, o fungo faz ela ir até o lugar mais alto que conseguir para morrer, facilitando que ele se espalhe mais facilmente para outros hospedeiros. No jogo os humanos possuem um comportamento parecido, focando-se em espalhar a infecção para novos hospedeiros.
Tess seria a vilã
IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MC8wNzk1MTIuanBn
A história do jogo poderia ter sido bem diferente daquela que acabamos recebendo. Tess foi uma personagem importante para Joel, mas infelizmente teve pouco tempo de tela durante o jogo.
Originalmente a personagem teria um papel muito importante dentro da história, sendo a vilã principal. Após seu irmão ser morto enquanto tentavam salvar Ellie, Tess acabaria culpando Joel pelo ocorrido e percorreria o país atrás dele em busca de vingança.
O motivo da troca teria sido que como o jogo se passa durante um período de um ano, a Naughty Dog considerou que não seria realista ela passar esse tempo todo atrás de Joel junto do seu grupo de contrabandistas.
Infectados apenas mulheres
IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MC8wNzk1MTMuanBn
Uma das primeiras ideias que a equipe teve para o jogo, quando ele ainda seria chamado de Mankind, era que o vírus que dizimou a humanidade teria afetado apenas as mulheres, não tendo efeito sobre os homens. A história então mostraria Ellie como a única mulher imune.
O fato do jogador passar o jogo todo apenas matando mulheres transformadas em monstros não agradou muito a todos os funcionários da Naughty Dog, os quais consideraram a ideia como sexista. Isso convenceu o diretor Neil Druckmann a mudar de ideia.
Final musical
ejhYTjdlb1pyMFk=
Durante as gravações do final do jogo, Troy Baker, ator que interpreta Joel, estava tendo dificuldades em uma das cenas próximas ao encerramento da história. Sempre que entrava em cena, ele acabava derrubando a arma falsa que estava carregando.
Como isso acabou acontecendo diversas vezes, o diretor Neil Druckmann decidiu chamar Troy Baker e pedir para ele continuar a cena independente do que acontecesse, não parando por nenhum motivo.
O que Troy não sabia era que Neil havia pedido para a atriz de Marlene cantar as falas dela. Embora inesperado, o ator acabou continuando a cena, entrando no espírito e cantando junto. A cena acabou sendo publicada pela Naughty Dog como um final alternativo.
Ideia veio de Uncharted 2
IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MC8wNzk1MTQuanBn
Durante Uncharted 2, o protagonista Nathan Drake acaba conhecendo o monge Tenzin, o qual o acompanha durante uma parte de sua jornada. Enquanto se aventuram, os dois conversam a todo momento, dando muito mais realismo ao jogo.
Essa constante conversa entre os dois foi o que inspirou a Naughty Dog durante The Last of Us, criando um sistema ainda mais natural com Joel e Ellie, onde conversam, comentam sobre o mundo e brincam entre si.
Uma Ellie bem diferente
IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MC8wNzk1MTUuanBn
Quando The Last of Us foi apresentado pela primeira vez, a personagem Ellie acabou chamando atenção por um motivo bem curioso. Muitos consideraram que ela era extremamente similar ao ator Elliot Page, na época conhecido como Ellen Page.
A empresa não possuía permissão para usar a sua aparência e Page não ficou nada feliz com a similaridade. Embora não possuísse a intenção de copiar seu rosto, a Naughty Dog decidiu alterar o rosto da personagem para deixar menos similar ao de Page e mais próximo ao de Ashley Johnson, atriz que dá vida a Ellie no jogo.
Era para ser um Jak and Dexter
IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MC8wNzk1MTYuanBn
Após o lançamento de Uncharted 2, um grupo dentro da Naughty Dog decidiu fazer um reboot da sua clássica série Jak and Daxter. Os desenvolvedores queriam fazer algo diferente, dando uma pegada mais séria e realista para o jogo.
No entanto, a proposta acabou se afastando demais da série original, o que fez com que a equipe fosse até seus superiores e pedissem para mudar totalmente o curso do jogo em algo novo. Eles acabaram recebendo a permissão para fazer o jogo que desejassem, dando nascimento ao The Last of Us.
Duas adaptações canceladas
Ano que vem teremos uma adaptação do jogo em formato de série lançado pela HBO estrelando os atores Pedro Pascal e Bella Ramse como Joel e Ellie, respectivamente. No entanto, essa não foi a primeira tentativa da Sony em adaptar a história do jogo.
Um longa-metragem começou a ser planejado pouco após o lançamento do jogo. Escrito por Neil Druckmann e produzido por Sam Raimi, o filme poderia contar com a atriz Maisie Williams, de Game of Thrones, no papel de Ellie. O longa acabou não indo para frente pois a Sony Pictures desejava fazer um filme cheio de cenas de ação épicas, enquanto Druckmann sentia que não era sobre isso que se tratava The Last of Us.
Além do filme, uma animação chegou a entrar em produção, a qual recontaria os eventos do primeiro jogo. A história seria dividida em contos menores, cada um com uma arte visual única. Infelizmente a animação também acabou sendo cancelada.
Anúncio quase estragado
IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MC8wNzk1MjMuanBn
Após trabalhar anos em segredo, a Naughty Dog planejava revelar The Last of Us ao mundo antes do lançamento de Uncharted 3: Drake's Deception. Infelizmente não conseguiram fazer o anúncio há tempo, tendo que ser adiado.
O estúdio havia colocado um easter egg de The Last of Us em Uncharted 3. Em um dos bares no jogo, havia um jornal noticiando como cientistas estavam tentando entender um novo fungo perigoso que havia surgido.
Por ser algo pequeno, os desenvolvedores acabaram esquecendo de remover quando o anúncio de The Last of Us foi adiado. O diretor Neil Druckmann até mesmo afirmou que acreditava que o público iria perceber que se tratava do seu próximo projeto. Por sorte tudo deu certo.
Sobrenome revelado no manual japonês
IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy84MC8wNzk1MjQuanBn
Um fato curioso é que tanto Joel quanto Ellie não tiveram em nenhum momento do jogo seus sobrenomes revelados. A equipe havia pensado em um sobrenome para eles, mas acabou cortando no jogo final.
Por sorte, o manual na versão japonesa do jogo acabou trazendo o nome completo de ambos os personagens, listando eles como Joel Miller e Ellie Williams, os quais acabaram sendo os nomes oficiais de ambos.
A sequência The Last of Us Part II confirmou o sobrenome de Joel como Miller, e embora o de Ellie não tenha chego a ser mencionado dentro do jogo, o próprio diretor Neil Druckmann foi posteriormente às redes sociais confirmar como sendo Williams, tendo se inspirado no casal Ken e Roberta Williams, fundadores do clássico estúdio Sierra.
Leia Também: