Blue Box e Abandoned apenas uma farsa? GameSpot investiga o estúdio

Blue Box e Abandoned apenas uma farsa? GameSpot investiga o estúdio

Site entrevistou diversas pessoas próximas ao projeto.
#Games Publicado por Vinicius, em

Uma das histórias que deu o que falar no último ano foi sem dúvidas da Blue Box e seu diretor Hasan Kahraman. Seu jogo Abandoned estourou na internet após os jogadores começarem a conectar ele com Silent Hill e Hideo Kojima.

Embora tenha negado que seu jogo estaria ligado a Silent Hill, Hasan Kahraman nunca deixou de criar hype para o jogo, prometendo gameplay realista e gráficos de ponta. No entanto, o jogo até o momento está apenas nisso, em promessas.

Leia Também:

  1. Vazam supostas imagens de Abandoned, com o nome de Silent Hill 5
  2. Blue Box confirma que Abandoned: Prologue será um jogo pago

O site GameSpot esteve investigando o estúdio durante esses últimos meses e chegou a resultados bem interessantes. Aparentemente pessoas próximas a Hasan afirmaram ao portal que não existe jogo nenhum sendo trabalhado no momento.

E se você esperava que fosse tudo uma jogada do Kojima, está redondamente enganado. De acordo com o GameSpot, Hasan estaria planejando criar um prólogo pago na esperança de tentar bancar o desenvolvimento de Abandoned, jogo que supostamente ele não teria pressa nenhuma para desenvolver.

Ano passado, Hasan havia afirmado que cerca de 50 pessoas estariam trabalhando em Abandoned. Após investigar com a Câmara de Comércio Holandesa, o GameStop descobriu que a Blue Box havia sido fundada em 2015 com 10 funcionários e desde então nunca atualizou esses números, sendo que é responsabilidade deles fazer isso.

Em um chat privado, onde Hasan convidava um grupo seleto de pessoas para fazer parte, ele compartilhava diversos materiais do jogo. Alguns usuários tiveram até mesmo que assinar um NDA para fazer parte. Esse grupo teria passado por várias versões, pois sempre que um dos usuários desafiava Hasan sobre suas promessas, ele acabava deletando o grupo e criando um novo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83My8wNzIwNzQuanBn

Em entrevista ao GameSpot, membros desse grupo afirmaram que Hasan era falso e propenso a mudar rapidamente de humor, chegando a discutir com os membros do grupo que questionavam sua honestidade.

Um dos usuários chegou a afirmar que Hasan apenas mantinha esse grupo para deixar neles pessoas com quem havia compartilhado documentos antes, para que elas não vazassem tudo para o público.

Para evitar vazamentos, ele enviava mensagens de voz, onde muitas vezes passava dos limites com os membros. Um dos usuários diz que até mesmo se sentiu "ferido" pelas palavras ditas por Hasan.

Sempre que um desses usuários vazavam algo relacionado a Abandoned, Hasan ia publicamente afirmar que eram falsos e não faziam parte do projeto, enquanto tentava localizar qual dos usuários havia vazado os documentos.

A certa altura, um áudio foi encontrado em japonês pelo público dentro do site oficial do jogo. De acordo com as fontes, esse teria sido um teaser para dar ao grupo privado, mas quando foi descoberto por alguém de fora, Hasan afirmou que seu site teria sido hackeado. O áudio supostamente teria sido criado para fingir mais ligações com Kojima.

Hasan teria até mesmo chamado seus parceiros de negócio de "golspistas", como a Nuare Studio, a qual ele planejava contratar para cuidar da arte do jogo. Até mesmo Geoff Keighley foi descrito com palavras semelhantes pelo desenvolvedor.

Hasan teria até mesmo pedido a um dos membros do grupo para ser seu parceiro de lançamento, para guardar as cópias físicas do jogo para os Estados Unidos em sua casa, para que o desenvolvedor não precisasse se preocupar em encontrar um local para armazenar. O usuário teria recebido um formulário para preencher, o qual Hasan afirma ser da própria Sony, mas Hasan acabou dando para trás nesse estranho acordo.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXNwb3QuY29tL2EvdXBsb2Fkcy9vcmlnaW5hbC8xNjMyLzE2MzIwNjYwLzM5ODU1MDktZndfbmRhLW1kZWxhbmV5NDEyNyU0MGdtYWlsLmNvbS1nbWFpbC1nb29nbGVjaHJvbWU1XzIwXzIwMjI0XzMxXzQzcG0lMjg1JTI5LnBuZw==

Obrigado! O NDA parece bom. Eu anexei o formulário da Sony. Por favor, preencha apenas a informação de envio. Também irei fornecer a você em endereço de email da BLUE BOX Game Studios e incluirei você na conversa com a Sony, para caso eles tenham dúvidas ou informações sobre envio eles possam entrar em contato com você o tempo todo.

Sei que você não irá falar sobre isso com os outros, mas por favor, mantenha tudo confidencial.

Por mais estranho que pareça, um dos membros do grupo tinha apenas 12 anos de idade. Aparentemente ele era bem rude, e durante as conversas de voz entre o grupo, ele até mesmo dizia para os outros se matarem, isso com Hasan presente.

A ideia do jogo teria mudado diversas vezes, tendo começado como um jogo sobre um culto e logo mudado para vampiros, para surfar na onda de Resident Evil Village, mas acabou recentemente voltando para a ideia do culto.

Ainda assim, nada disso importa, pois as fontes do GameSpot dizem que não há um jogo ou prólogo em desenvolvimento. Hasan passa a maior parte do tempo apenas jogando Rainbow Six Siege com o grupo e de vez em quando revela novas artes, as quais são sempre de uma parede, formando uma piada interna onde o grupo chama o jogo de "Wallbandoned".

Todos os jogos antigos da Blue Box acabaram sendo descartados e tudo indica que Abandoned seguirá o mesmo caminho.

Fonte: Gamespot
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,