Análise | Souldiers

Análise | Souldiers

Um divertido e ambicioso metroidvania.
#Análises Publicado por Vinicius, em

Para os fãs do estilo Metroidvania, os últimos anos têm sido certamente um prato cheio, com diversos jogos do gênero sendo lançados, especialmente no espaço indie. Um dos títulos mais promissores nesses últimos tempos foi Souldiers.

Souldiers é um metroidvania Espanhol desenvolvido pela Retro Forge. O jogo mistura plataforma, puzzle e muita ação, com um foco em trazer um combate satisfatório com uma vasta gama de opções.

Um dos grades destaques de Souldiers é sua variedade, o jogo conta com três classes iniciais - Patrulheiro, Conjurador e Arqueiro. Cada um deles oferece um gameplay diferente o bastante para se diferenciarem na hora do combate.

Enquanto o Patrulheiro oferece maior força e defesa ao custo de um menor alcance de ataque, o Conjurador traz golpes devastadores a distância, mas sendo muito mais vulnerável. O Arqueiro entrega um meio termo entre os dois, com ataques a distância medianos, mas uma defesa maior que o Conjurador.

Essa diferença entre as classes permite não apenas que cada jogador adapte ao seu estilo de gameplay favorita, com três estilo divertidos, mas também traz um grande fator replay, permitindo que o jogo seja aproveitado novamente de uma forma bem diferente.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83NC8wNzM3MjcuanBn

Entrando mais a fundo no combate, é nesse aspecto que o jogo realmente brilha. Rápido, responsivo, fluído e principalmente desafiador. Souldiers possui um nível de dificuldade elevado, por isso é preciso aprender a dominar as mecânicas do jogo, especialmente sua esquiva e defesa.

Aqui cada encontro é um desafio de vida e morte. Talvez já soe até batido fazer essa comparação, mas é muito similar ao que vemos nos jogos Souls. As poções de vida também são escassas, então sair com pouca vida de um confronto pode ser fatal para o futuro.

Já para aqueles que preferem um jogo mais tranquilo, Souldiers oferece três modos de dificuldade, com opções mais fáceis que removem uma parte do seu desafio. Já para aqueles mais ousados, o maior nível de dificuldade com certeza irá testar suas habilidades.

O design de mundo do jogo é extremamente competente. Você encontrará dungeons para explorar, as quais inclusive costumam ser bem extensas, e cidades cheias de habitantes, os quais darão missões secundárias para você completar.

O mundo ainda é repleto de segredos para serem descobertos, o que torna o processo de revisitar locais, algo característico em um Metroidvania, muito mais prazeroso. As habilidades liberadas para abrirem novos caminhos de exploração também acrescentam muito ao jogo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83NC8wNzM3MjguanBn

Nem só de combate e exploração se faz o jogo, tendo muitas partes onde você precisa colocar a cabeça para funcionar. Seus puzzles são divertidos e ajudam a dar uma variedade no gameplay, sendo bem pensados para sempre combinarem com o local do mundo que você se encontra.

O sistema de RPG do jogo também não faz feio. Ao passar de níveis você aumenta sua vida e magia, mas o destaque fica para a sua árvore de habilidades. Cada classe possui habilidades que conseguem renovar a jogabilidade ao serem liberadas, dando uma maior gama de opção aos jogadores.

Para dar uma maior variedade ao combate, cada inimigo ainda possui uma fraqueza elemental, seja fogo, água, etc. Isso sempre força você a se adaptar a cada combate, buscando a melhor forma de enfrentar o adversário.

Entrando um pouco na parte visual, jogos de pixel-art hoje em dia são comuns de se encontrar, mas Souldiers consegue se destacar, apresentando uma arte de alta qualidade e extremamente detalhada.

Seus vários biomas entregam uma arte charmosa, sendo um trabalho impressionante e repleto de cores. As animações dos personagens também são suaves e muito características, alcançando um resultado muito satisfatório.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83NC8wNzM3MjkuanBn

Para quem quer fazer seu dinheiro valer, Souldiers ainda entrega uma campanha bem longa, especialmente se você decidir completar tudo o que o jogo tem a oferecer, passando tranquilamente das 30 horas.

Embora o jogo irá atender ao público que gosta de um bom desafio, alguns podem não se agradar dos altos picos de dificuldade do jogo, onde acaba inesperadamente se tornado até um pouco injusto. Não que seja um real problema, mas é algo a se ter em mente se estiver interessado no jogo.

Em alguns momentos o jogo também apresenta problemas de performance, o que não era de se esperar em um título como esse. Além disso, os tempos de carregamento acabam sendo maiores do que o esperado.

Alguns bugs também podem incomodar, seja o personagem ficando travado ou não conseguindo usar itens de curas. Embora sejam raros, ainda acontecem em uma frequência que se tornam notáveis.

Conclusão

Souldiers é um jogo extremamente divertido, sendo um prato cheio para os fãs de Metroidvania. Ele entrega um combate complexo combinado com um mundo rico cheio de segredos que incentivam a exploração.

Infelizmente o título não está livre de problemas técnicos, mas ainda assim é uma experiência que qualquer fã do gênero deveria dar uma chance.

8.5
favorite
Nota
Um divertido Metroidvania que acerta em cheio na fórmula.
Prós
  1. Bela arte 2D
  2. Combate fluido e prazeroso
  3. Animações bem feitas
  4. Três classes bem diversificadas
  5. Árvore de habilidade robusta
Contras
  1. Raros problemas técnicos, mas que podem incomodar
  2. Carregamentos excessivamente longos
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque