Digital Foundry compara Xbox Series S com Xbox One X

Digital Foundry compara Xbox Series S com Xbox One X

Console mais barato da nova geração contra o mais potente da geração passada.
#Tecnologia Publicado por Vinicius, em

Aproveitando que o Xbox Series S já está no mercado há mais de um ano, o canal Digital Foundry decidiu comparar para ver como esse console mais barato da geração se sai contra o Xbox One X de geração passada.

Mesmo sendo mais velho, o Xbox One X oferece ainda uma GPU poderosa, enquanto o Xbox Series S não possui tanto poder gráfico, mas compensado com uma CPU muito mais rápida e um armazenamento SSD.

Mas o que acontece quando você coloca um SSD no Xbox One X? Como ele se compara ao Xbox Series S? Foi isso que o Digital Foundry descobriu nesse pequeno experimento com ambos os consoles.

N01xMjdhQTVmTDA=

Utilizando um Samsung T7 USB SSD no Xbox One X, os resultados foram curiosos. Enquanto o Xbox Series S alcançou uma taxa de quadro maior e na maior parte do tempo carregamentos mais rápidos, a qualidade de imagem acabou não alcançando o mesmo nível que o Xbox One X.

Em Guardians of the Galaxy, por exemplo, o site afirma que a qualidade no Series S decepciona. Enquanto o console consegue alcançar 1080p a 30fps, o One X fica com os mesmos 30fps, mas com uma resolução variando entre 1440p e 1890p. Embora o Series S tenha uma melhor sombra e qualidade de textura, o One X acaba apresentando um resultado final melhor.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/66/065374.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/66/065375.webp

Já Halo Infinite, o resultado também é mais impressionante no One X, apresentando visuais mais nítidos tanto no Modo Qualidade quanto no Modo Performance graças a uma resolução superior, embora a taxa de quadros seja melhor no Series S.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/66/065378.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/66/065379.webpEnquanto isso, Forza Horizon 5 parece ter recebido uma versão mais trabalhada no Series S. Embora ainda conte com visuais não tão nítidos quanto do One X, a versão de Series S traz dois modos de jogo, Gráfico e Performance, enquanto a versão de geração passada conta apenas com uma.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/66/065377.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/66/065376.webpEm Call of Duty: Vanguard, o destaque fica para o Series S. Embora ofereça uma resolução de 1440 dinâmicos enquanto o One X traz um 4K também dinâmico, a versão de geração passada conta com detalhes menos caprichados, apresentando uma versão menos refinada. Além disso, embora ambos rodem a 60fps com quedas casuais, o One X tem dificuldade em manter uma boa performance durante as cutscenes.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/66/065385.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/66/065384.webpPor fim, Metro Exodus consegue se destacar no Series S graças às tecnologias de nova geração. O Ray Tracing, incapaz de rodar no One X, traz uma iluminação superior no Series S, com um visual muito mais realista. No entanto, por rodar com RT e 60fps, isso acaba prejudicando a qualidade da imagem, com o One X tendo um visual geral muito melhor.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/66/065381.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/66/065380.webpNo geral, o Digital Foundry afirma que o One X oferece resoluções maiores com um nível mais baixo de performance, enquanto o Series S traz uma taxa de quadros mais estável sacrificando a resolução, embora ainda conte com algumas tecnologias gráficas próprias.

Em questão de carregamento, um SSD externo no One X consegue trazer grandes melhorias no tempo de carregamento, mas ainda assim não consegue alcançar a mesma velocidade que o SSD interno do Series S.

Tempo de Carregamento (Segundos)Xbox One X HDD (Interno)Xbox One X SSD (Externo)Xbox Series S SSD (Interno)
COD Vanguard24.3811.833.46
Forza Horizon 585.4742.9424.32
Halo Infinite61.2727.7714.08
The Ascent128.8930.7730.26

Nos títulos do Xbox original, rodando através da retrocompatibilidade, o One X oferece uma resolução maior, enquanto o Series S consegue uma performance mais suave em títulos que possuem taxa de quadro desbloqueada.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Ni8wNjUzNzMud2VicA==

Em jogos do Xbox 360, o Series S consegue se destacar, tendo poder o bastante para rodar com uma boa performance e também com uma resolução mais alta. Embora o One X ofereça resolução maior em alguns títulos, apenas o Series S possui a função FPS Boost para melhor performance.

Se tratando dos títulos de Xbox One, a coisa fica um pouco mais complicada. O Series S roda por padrão as versões de Xbox One S, os quais não possuem as melhorias gráficas presentes no One X. Ainda assim, vários títulos possuem acesso ao FPS Boost, exclusivo dos consoles Xbox Series, o que significa que podem alcançar uma performance maior do que no One X.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/66/065382.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/66/065383.webpComo o próprio Digital Foundry lembra, o Xbox Series S é um sucessor do Xbox One S, enquanto o Series X é do One X, sendo normal apresentar gráficos abaixo da versão mais poderosa. Por fim, o site termina dizendo que embora ainda tenha preocupações quanto às especificações do Series S, ele está conseguindo cumprir o prometido pela Microsoft, rodando jogos da nova geração com uma ótima qualidade.

Embora o One X tenha apresentado resoluções melhores nos jogos, é só uma questão de tempo até o console ser descontinuado, enquanto o Series S continuará a brilhar no mercado.

Fonte: Eurogamer
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque