Yuji Naka foi responsável pelo cancelamento de Geist Force, promissor exclusivo do Dreamcast

Yuji Naka foi responsável pelo cancelamento de Geist Force, promissor exclusivo do Dreamcast

Desenvolvedor desabafa como Yuji Naka prejudicou o projeto.
#Games Publicado por Vinicius, em

Yuji Naka já foi um desenvolvedor importante na indústria, tendo participado de criações de franquias como Sonic, Nights into Dreams e Phantasy Star. No entanto, seus últimos trabalhos não tiveram o mesmo prestígio, como foi o caso de Balan Wonderworld.

Agora ficamos sabendo uma grande novidade a respeito do desenvolvedor. De acordo com Mark Subotnick, o qual anteriormente trabalhou como produtor na SEGA da América, Yuji Naka foi responsável pelo cancelamento de Geist Force, um título inspirado em Star Fox exclusivo do Dreamcast.

Leia Também:

  1. Yuji Naka confirma ter deixado a Square Enix
  2. Yuji Naka, criador de Balan Wonderworld, lança seu mais novo jogo

Geist Force seria um shooter on-rails, seguindo o mesmo estilo da série da Nintendo. O jogo chegou a ser apresentado durante a E3 1998 e seria um dos títulos de lançamento do console na América do Norte.

Antes dessa revelação, acreditava-se que Geist Force havia sido cancelado por falta de confiança da equipe no sucesso do jogo, além de problemas dentro da equipe de desenvolvimento.

Mark Subotnick comentou:

Antes de a arquitetura se solidificar, já estávamos a todo vapor... recebemos sinal verde para fazer um jogo chamado Geist Force... era na verdade o shooter apresentado na E3, a coisa que Bernie (Stolar, presidente da SoA) apresento para o Dreamcast na E3... ele iria ser um título de lançamento. O jogo seria um clone de Star Fox... Não vou dizer que tínhamos ideias incríveis, mas tínhamos uma narrativa legal que era muito diferenciada e na verdade tínhamos um elenco muito diversificado; olhando para trás, estávamos realmente à frente de nosso tempo.

Confira um trailer de Geist Force liberado na época:

LURUVUx4OFJ2TUU=

De acordo om a história contada por Mark Subotnick, Yuji Naka acabou indo um dia visitar o estúdio e decidiu levar as tecnologias criadas por eles e até mesmo alguns dos seus engenheiros para implementar na equipe do Sonic, o que acabou matando o projeto.

Esta é uma história triste e vou contar a verdade, e se voltar para me morder, que seja. A equipe estava indo muito bem, começamos a criar algo realmente divertido.... estávamos enfrentando alguns problemas no caminho, mas fora isso, estávamos indo bem. Tínhamos mostrado o jogo na TGS de 1998 e as pessoas estavam relativamente empolgadas com o progresso do jogo. Estava parecendo incrível.

Yuji Naka veio visitar nossa equipe para conhecer nosso estúdio e ver nossas ferramentas e engine. Tínhamos muita tecnologia proprietária e era realmente fenomenal - eu diria que até hoje, tínhamos algumas coisas que não vi replicadas no nível que tínhamos. Yuji Naka não percebeu que as pessoas da minha equipe, muitas delas falavam japonês fluentemente, incluindo meu engenheiro-chefe. Ele começou a falar em japonês presumindo que ninguém entenderia; ele começou a falar sobre quais partes de nossa tecnologia eles iriam levar para o Sonic e então basicamente disse, assim que lançassem o projeto deles, iriam demitir todos, exceto um dos engenheiros que conhecia o sistema e o colocaria na equipe do Sonic - e a minha equipe ouvi tudo isso, então você pode imaginar como eles se sentiram. Yuji Naka era muito poderoso na Sega naquela época.

Então eu tinha um grupo de cinco engenheiros que agora sabiam o que iria acontecer com seu bebê. Eles eram, com exceção da Visual Concepts (estúdio de NFL2K e NBA2K), as únicas pessoas na América do Norte trabalhando em um console de 128 bits, então seria muito fácil conseguir outro emprego - e eles conseguiram. Tive de ir até Bernie e dizer a ele que acabei de perder meus cinco engenheiros chefe e tinha uma engine proprietária. Mesmo se eu contratasse, teria ainda assim perdido muito dinheiro... éramos um título caro naquela época... era muito dinheiro e era impossível de justificar. Eu teria levado dois meses para contratar, outros dois meses para começar o desenvolvimento... então eu teria ​​quatro meses de gastos onde praticamente nada iria acontecer.

Após o desastroso lançamento de Balan Wonderworld, Yuji Naka acabou deixando a Square Enix. Semana passada o desenvolvedor anunciou seu primeiro título independente, SHOT2048.

Confira um gameplay do jogo:

ZXRyUXZWY0d4YTQ=

SHOT2048 é um jogo para mobile de dados, onde o jogador precisa arremessar dados para formar o valor de 2048 e sair vencedor. O jogo está disponível para Android e iOS e pode ser baixado aqui.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,