Quantic Dream comenta sobre seu novo grande projeto AAA e sobre seu estúdio em Montréal

Quantic Dream comenta sobre seu novo grande projeto AAA e sobre seu estúdio em Montréal

Estúdio confirma que irá se reinventar em termos de gênero de jogo e estrutura de gameplay
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Conhecidos por excelentes jogos narrativos como Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human, o estúdio Quantic Dream sempre foram um dos pioneiros na criação de jogos com uma forte narrativa e construção de personagens.

Em 2021, o estúdio dirigido por David Cage abriu uma subsidiária em Montréal, no Canadá, que é liderada pelo ex-diretor técnico da Eidos-Montréal, autores de jogos como Deus Ex: Human Revolution & Mankind Divided, Shadow of the Tomb Raider e Marvel's Guardians of the Galaxy, com foco na ampliação cultural da empresa e na iniciativa de criar novas ideias para jogos.

Ver Também: Quantic Dream pode estar trabalhando em um novo jogo da franquia Star Wars

Como você deve se lembrar, já faz um tempo desde que o estúdio se desvinculou totalmente da Sony Interactive Entertainment, que foi sua grande parceria por 10 anos, vendendo uma partição minoritária de estúdio para a NetEase Games (em troca de US$ 100 milhões em financiamento) e a transformação da Quantic Dream para um estúdio totalmente multiplataforma.

Durante uma entrevista conduzida com a IGN, Cage comentou sobre a criação da Quantic Dream Montréal e o que ela significa para o estúdio original de Paris, explicando que não serão estúdios que trabalham separadamente, mas sim de maneira unificada para trazer jogos com alta qualidade no campo AAA:

“Com a abertura da Quantic Dream Montréal, seguimos uma visão de longo prazo para buscar os melhores e mais experientes talentos com conhecimentos específicos, pessoas que são apaixonadas e querem trabalhar em jogos AAA inovadores e ambiciosos. Nosso objetivo não é expandir, nem acelerar a cadência e se tornar uma 'fábrica' de produtos com este novo estúdio."

D'Astous, chefe do estúdio de Montréal, concordou acrescentando:

“O tempo e a programação são obviamente um fator importante no desenvolvimento de jogos AAA, mas por favor, não pense que adicionando um segundo estúdio iremos cortar a fase de desenvolvimento em dois. A ambição do nosso próximo jogo é grande e vamos lançá-lo quando estiver pronto, já que temos todos os outros jogos que foram lançados da Quantic Dream.”

Quanto ao gênero e estrutura de jogo, David Cage não falou muito sobre o que se trata o novo AAA da Quantic Dream, citando apenas que o estúdio "quer criar coisas diferentes" e estruturas de jogos diferentes do que eles já fazem, dando a entender que seu próximo título terá combate.

“Como designer, minha jornada profissional me fez descobrir que eu realmente gosto de contar histórias interativas nas quais os jogadores são os heróis, que criar emoção em um jogo é algo desafiador e fascinante, que adoro criar experiências significativas questionando os valores morais dos jogadores... Mas também acredito que existem outras maneiras de contar histórias comoventes e emocionais que ainda não experimentamos, e estou realmente interessado em explorar novas direções."

Aos 51 anos, Cage diz que não está no estágio de sua carreira em que quer “continuar milkando de uma fórmula única e apenas fazer mais jogos no estilo que criamos no passado”.

Para isso, eles abriram um novo estúdio de motion-capture (captura de movimentos) permitindo a criação de animações ainda mais realistas e pensadas para conseguir fluir de maneira dinâmica em um jogo, como por exemplo, de mundo aberto.

Também foi citado por Cage que a Quantic Dream está melhorando seu motor gráfico interno para permitir sistema de iluminação de última geração e uma IA robusta, pensada principalmente para tirar proveito da maior leitura nos hardwares do Xbox Series X|S e do PlayStation 5.

Seja qual for o título que a Quantic Dream está trabalhando, uma certeza que temos é de que tal jogo vai contar com tecnologias bastante avançadas, e como dito pelo estúdio, propensas a ultrapassar a barreira de puros jogos narrativos. E você, está empolgado para o projeto? Deixe sua opinião na sessão de comentários abaixo.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque