Qual é a plataforma mais promissora dessa geração?

Qual é a plataforma mais promissora dessa geração?

Já escolheu sua plataforma?
#Artigos Publicado por Vinicius, em

Já faz alguns meses desde que a nova geração de consoles finalmente chegou ao mercado, mas com os preços lá em cima, é preciso pensar bem na hora de decidir qual plataforma você irá comprar.

Cada plataforma oferece seus pontos fortes e fracos, entregando experiências distintas para atender ao gosto diferenciado de cada tipo de consumidor no mercado. Mas qual é a melhor plataforma para você?

Nintendo Switch

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC8wNTM2NzQud2VicA==

O mais novo console da Nintendo já está há um bom tempo no mercado, tendo sido lançando originalmente em 2017. Tendo percorrido mais estrada que seus concorrentes, é normal ele ter mais a apresentar se tratando de jogos.

O Nintendo Switch já conta com um catálogo de exclusivos mais forte que os consoles da Sony e Microsoft. Muitas das franquias de peso da Nintendo já estão presentes no console, como Zelda e Mario, com ainda mais jogos a caminho.

Outro grande trunfo da Nintendo é a função única de seu hardware em ser uma plataforma híbrida, entregando tanto um console caseiro como também um portátil que pode ser jogado em qualquer lugar que você esteja, seja dentro ou fora de casa.

No entanto, para nós Brasileiros, o preço ainda pode ser um grande obstáculo. Os jogos do Switch costumam demorar muito mais para cair o preço, até mesmo se tratando das versões físicas, com jogos antigos ainda acima dos trezentos reais.

Além disso, aqueles que se importam com os grandes lançamentos das empresas third podem acabar se sentindo excluídos, já que muitos deles acabam não chegando à plataforma da Nintendo.

Ainda assim, o Nintendo Switch é uma ótima escolha, oferecendo algo único que você não encontrará em nenhuma plataforma, além de contar com os grandes títulos produzidos pela própria Nintendo. Embora os jogadores precisem estar cientes da falta de muitos dos lançamentos e na demora em reduzir o preço dos jogos.

PC

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC8wNTM2NzYud2VicA==

Uma plataforma que passou por uma época sombria a alguns anos atrás, deixando de receber muitos títulos e tendo um péssimo cuidado na otimização, mas que aos poucos conseguiu dar a volta por cima.

Hoje em dia o cenário já se encontra muito diferente, com o PC sendo uma das principais plataformas a receber jogos. Jogos dos mais variados estilos, até mesmo do Japão, andam saindo para a plataforma. Sem contar que a Microsoft e até mesmo a Sony andam lançando seus títulos nele.

Com diversas lojas disponíveis na plataforma disputando entre si, o preço dos jogos também se tornam muito mais acessíveis. Sem contar os diversos serviços de assinatura que estão disponíveis e a ausência de uma assinatura para jogar online.

Para aqueles que gostam de extrair o máximo do hardware, o PC também é a plataforma ideal. Os componentes mais modernos disponíveis no mercado conseguem ir ainda mais além do que os consoles de nova geração tem a oferecer.

Uma maior liberdade também é um dos seus pontos fortes da plataforma. Os jogadores do PC possuem muito mais opções na hora de jogar, seja na escolha de seus periféricos favoritos ou até mesmo na forma que desejam rodar seus jogos.

No entanto, esse é provavelmente a pior época para adquirir um hardware para montar um PC, devido aos preços exorbitantes das placas de vídeo. As novas placas da série 3000 da Nvidia estão todas acima dos cinco mil, custando mais do que um console por inteiro. Até mesmo placas mais simples e antigas estão saindo por preços bem altos.

Para aqueles que já estavam no PC antes, ele ainda pode ser uma plataforma excelente, com muito a entregar. Já para aqueles que desejam migrar agora ou estão precisando fazer um upgrade no PC, o momento não poderia ser pior.

PlayStation 5

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC8wNTM2Nzcud2VicA==

Títulos de lançamentos nunca foram o ponto forte da Sony, entregando jogos de qualidade duvidosa. No entanto, a empresa tentou mudar isso com o lançamento do seu mais novo console, o PlayStation 5.

Em menos de seu primeiro ano de existência, o console já recebeu alguns bons exclusivos, como Demons Souls e Ratchet and Clank: Rift Apart, além de a Sony ter anunciado o retorno de algumas de suas franquias de peso.

O console também traz diversas tecnologias novas, como seu controle DualSense, o qual apresenta feedback tátil e gatilhos adaptativos. O console também consegue entregar gráficos e performance excelentes, além de carregamentos rápidos graças ao seu SSD.

No entanto, o custo de manter um console da Sony sofreu um grande aumento nessa geração. Além do preço da PS Plus ter aumentado, os jogos da empresa agora possuem um preço padrão de 350 reais, sem contar os quase 5 mil do console.

Para aqueles que já possuem um PS4, a necessidade de comprar um PS5 no momento também não é tão grande. Muitos dos grandes exclusivos, como Spider-Man: Miles Morales e os vindouros Horizon: Forbidden West e God of War serão também lançados no console da geração passada.

O PlayStation 5 pode ser uma excelente escolha para quem possui o dinheiro para investir, já tendo recebido jogos bons e títulos ainda maiores por vir. No entanto, para aqueles que já possuem um console de geração passada da Sony, não há muitos incentivos para migrarem agora, a menos que desejem ter uma performance melhor nos jogos.

Xbox Series

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81NC8wNTM2NzUud2VicA==

Para o seu novo console, a Microsoft apostou em dobro naquilo que já fazia de melhor. O Xbox Series é sem dúvida o melhor custo benefício nessa geração, apresentando diversas formas de jogar por um preço bem menor que seus concorrentes.

O Xbox Game Pass continua a oferecer a melhor opção de jogar no mercado. Por uma mensalidade modesta, os jogadores terão acesso a uma enorme variedade de jogos dos mais diversos gêneros, com os jogos da própria Microsoft disponíveis já no lançamento.

A opção de custo benefício também se estende para o próprio console. Além do Series X, o qual entrega uma performance e gráficos de ponta, a empresa oferece o Series S, o menor custo atualmente para quem deseja jogar os jogos de nova geração.

Nos consoles, o Xbox Series também possui o melhor suporte a títulos antigos, com sua função de retrocompatibilidade rodando jogos desde o Xbox original. Nessa geração, a Microsoft também criou o FPB Boost, função que permitir melhor o desempenho de jogos antigos.

Porém, assim como acontece no PlayStation 5, aqueles que já possuem um console de geração passada da Microsoft não têm muitas razões pra migrar no momento, com os grandes títulos da empresa sendo lançado para as duas gerações.

Ao contrário da Nintendo e Sony, a Microsoft também não lançou ainda nenhum título grande para seu console, sendo mais forte nos títulos antigos da própria empresa e nos jogos desenvolvidos pelas third. No entanto, isso deve mudar no final do ano com os primeiros grandes lançamentos, como Forza Horizon 5 e Halo Infinite chegando.

Ambos Xbox se mostram como ótimas escolhas, trazendo tanto poder e performance para aqueles que querem gastar um pouco mais ou o menor custo disponível atualmente para entrar na nova geração. O Game Pass ainda continua se mostrando como um serviço excelente. No entanto, aqueles que já possuem um console de geração passada, ainda não possuem incentivo para trocar, já que não traz muitos conteúdos próprios.

E você, já escolheu qual plataforma irá ter nessa geração?

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque