Desenvolvedor indie critica duramente a Sony por suas políticas
Desenvolvedores independentes reclamando das políticas da PlayStation não é algo novo e agora parece que a situação realmente estourou. O desenvolvedor Iain Garner, co-fundador da Neon Doctrine, foi hoje ao Twitter lançar duras reclamações para a empresa.
Iain Garner foi firme em suas reclamações, criticando a PlayStation, pela forma que dificulta a vida dos criadores independentes na hora de lançar e promover seu jogo.
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A plataforma X não oferece aos desenvolvedores a capacidade de gerenciar seus jogos. A fim de obter uma divulgação, você deve fazer um malabarismo, se ajoelhar e implorar por qualquer tipo de divulgação. E um post no blog não é tão bom quanto eles pensam que é. Se a Plataforma X não gosta do seu jogo, sem propaganda, sem destaque, sem amor.
Não há NADA que você possa fazer para consertar isso. Lista de desejos não tem efeito nenhum, então todo o seu marketing pessoal não significa nada para a Plataforma X. Tudo o que importa é sua avaliação. Como essa avaliação é feita? Não sei, eles não compartilham isso, nem compartilharão o valor que atribuíram ao meu jogo.
Para poder lançar seu título, Iain afirma que você precisa passar por um rigoroso processo, o qual a PlayStation faz questão de dificultar a vida dos desenvolvedores menores.
- Desenvolva o jogo para a Plataforma X
- Passe pela verificação incrivelmente difícil deles, espalhada por 3 gerações de software interno
- Envie um trailer específico da Plataforma X
- Escreva um Blog para a Plataforma X
- Envie vários formulários para a mídia social
Ah, para 3 e 4 você precisa passar por um gerente de conta. Quando questionamos sobre como conseguir um gerente de conta, fomos informados "Não tenho certeza, eles são atribuídos por recursos". E como sabemos agora, não há como saber qual nível de recurso foi atribuído a você.
A propósito, você não pode nem mesmo fazer um desconto de lançamento sem a aprovação deles e é "muito limitado". Isso mesmo.... Você não pode fazer o que qualquer outra plataforma faz, o que significa que os proprietários da Plataforma X sempre conseguirão a pior oferta!
Como se tudo isso já não fosse bem ruim, de acordo com Iain é possível ganhar destaque com a Sony, mas para isso você terá que pagar um valo de $ 25.000, além do padrão dos 30% das vendas dos jogos.
Até mesmo para poder colocar seus jogos em promoção após o lançamento parece ser um verdadeiro pesadelo, precisando ganhar a aprovação da Sony, o que, de acordo com o desenvolvedor, é algo muito raro.
Já se passaram literalmente anos desde que pudemos colocar um título nosso em desconto, e eu conversei com alguns outros desenvolvedores MUITO POPULARES hoje e eles tiveram a mesma experiência. Portanto, mesmo que seu jogo tenha um bom desempenho no lançamento e prospere em outras plataformas, talvez você nunca seja convidado? Vai saber.
Por fim, o desenvolvedor afirma para os jogadores que se os jogos não ganharem desconto no PlayStation ou até mesmo não chegarem à plataforma, para culpar a Sony.
Então, para qualquer jogador que tenha passado por aqui. Da próxima vez que você ficar insatisfeito com o fato de seu jogo nunca ter tido um desconto na Plataforma X ou de um jogo que você está ansioso não lançar na Plataforma X! Vá e reclame com a Plataforma X!
Após essa postagem de Iain Garner, vários outros desenvolvedores independentes começaram a se juntar para criticar a Playstation pela forma que são tratados pela empresa.
Mike Rose - Fundador da No More Robots
O motivo pelo qual não vemos mais tópicos como esse é porque os desenvolvedores estão muito preocupados de dizer isso publicamente. Mas acredite em mim quando digo que a grande maioria dos desenvolvedores está lendo esse tópico e concordando.
Jay Tholen - Criador de Dropsy
Matthew White - CEO da White Thorn Games
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