GameSpot critica Mass Effect por desdenhar da democracia

GameSpot critica Mass Effect por desdenhar da democracia

Site afirma que dado momento atual dos EUA, Shepard parece estar do lado errado.
#Games Publicado por Vinicius, em

Mass Effect: Legendary Edition foi finalmente lançado, e embora tenha recebido algumas críticas negativas, uma das mais inusitadas foi sem dúvidas a do site GamesSpot. O site critica o jogo pelo "seu desdenho pela democracia".

E em que é baseado essa crítica? Em especial nas ações do Comandante Shepard no primeiro jogo e seu costume de ignorar e menosprezar as decisões tomadas pelo Conselho, um grupo composto pelas raças mais influentes da galáxia que o site vê como um corpo semi-democrático.

O GameSpot diz:

Na verdade, nenhum membro de autoridade civil em Mass Effect parecem ser tão respeitável. Jogando Mass Effect hoje, é surpreendente o quanto o jogo parece mostrar desdém pela ideia de governo civil, instituições e regras em geral.

De acordo com o site, quando o jogo tenta ser democrático, são eles colocando a vida em perigo. Seja o console demorando para aprovar uma ação colocando vidas em risco, democratas evitando que Shepard impeça criminosos. Para eles, o jogo retrata Shepard como o único que realmente entende a ameaça existente.

E o fato mais estranho para eles, é que o jogo passa muito tempo transmitindo a ideia de uma comunidade intergaláctica, mas seu personagem trabalha apenas com pessoas que concordem com você. Seus companheiros precisam te ouvir, não tendo direito a escolhas.

Eles ainda afirmam que o jogo coloca você a todo momento em disputa contra toda autoridade que não seja militar, permitindo até que você decida matar o console no final. Enquanto isso, Shepard a todo momento mostra respeito pelos militares.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9RS2Q0SkR6LmpwZw==

O Capitão Anderson e o Almirante Hackett são citados como exemplo, os quais a todo momento concorda com as decisões de Shepard. O jogo tenta passar a impressão de que Anderson e Hackett merecem respeito porque são soldados.

O site também fala a respeito de uma missão em específico. Onde você precisa encontrar uma sonda perdida, a qual havia sido equipada com uma bomba nuclear. A Aliança manda você lidar com isso, porque o Conselho não se agradaria de ver humanos deixando bombas perdidos na galáxia. O objetivo é lidar com a situação para proteger os militares de receberem a culpa.

O GameSpot também afirma que embora a todo momento os burocratas são lembrados que suas decisões demoradas acabaram custando vidas, o mesmo não acontece com a Aliança, uma força militar que realiza ações ilegais.

Garrus, um dos companheiros que Shepard pode recrutar, é dito como um personagem que passa a sensação de ser anti-governo e anti-democracia, afirmando que as leis o restringem de lidar com os vilões.

O site conclui dizendo:

Mas eu gostaria que Mass Effect fosse mais sério sobre as ideias que defende de se unir, encontrar um terreno comum e apreciar as diferenças uns dos outros. O tratamento de Mass Effect com todos que não são militares ou que não estão de acordo com você faz com que essas ideias pareçam falsas, porque por mais que pareça se importar com a unidade e a diversidade, não expressa nenhuma confiança em outras pessoas. E na era do QAnon, o motim da capital dos EUA, e as mentiras contínuas sobre a manipulação da eleição presidencial de 2020 nos EUA, o lado de Shepard parece ser o lado errado de se estar.
Fonte: Gamespot
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,