Conheça os gêneros de jogos e seus subgêneros

Conheça os gêneros de jogos e seus subgêneros

Será que você sabe diferenciar cada um deles?
#Artigos Publicado por Renatito, em

Desde os primórdios da indústria de videogames existem tipos diferentes de jogos, os chamados gêneros. Com o passar das gerações surgem jogos novos e novidades na forma de se jogar, claro que hoje vemos menos do que antes, mas a indústria sempre dá um jeitinho de nos surpreender.

Os gêneros nasceram e a partir deles surgiram ramificações, os subgêneros, que possuem algumas características principais do seu "gênero mãe", mas que possuem suas próprias particularidades. Vocês vão perceber que existem jogos com mais de um gênero, como também a existência de subgêneros dentro de subgêneros, mas hoje não entraremos nessa praia.

Com tanta variedade, a comunidade gamer acaba se confundindo na hora de classificar certos jogos, e isso gera debates acalorados nos fóruns e sites mundo afora. Aqui mesmo na GameVicio, durante o último final de semana, discutimos a respeito do que é um jogo de RPG, com alguns chegando em um consenso e outros não.

Este artigo não pretende dar a palavra final sobre os gêneros e subgêneros de jogos. Cada um enxerga o jogo de uma forma, e como hoje temos jogos que misturam gêneros, essa tarefa acaba ficando ainda mais difícil. O intuito aqui é dar um norte para essa discussão, denominar e explicar um pouco a respeito dos tipos de jogos, para assim evitar interpretações muito equivocadas.

Sem mais enrolação, vamos (tentar) classificar os gêneros e seus respectivos subgêneros:

AÇÃO

Os jogos de ação são apenas isso - jogos em que o jogador está no controle e no centro da ação, que é composta principalmente de desafios que os jogadores devem superar. A maioria dos primeiros jogos, como Donkey Kong e Galaga, se enquadram na categoria de ação. Como os jogos de ação geralmente são fáceis de jogar, eles acabam sendo bastante populares.

Plataforma

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg3OTcuanBn

Super Mario World

Os jogos de plataforma recebem esse nome pelo fato de que o personagem do jogo interage com as plataformas/obstáculos (geralmente correndo, pulando ou caindo) ao longo do jogo. Existem muitos tipos de jogos de plataforma; Super Mario Bros. é provavelmente o mais conhecido e Donkey Kong foi um dos primeiros. Os jogos de plataforma podem ser 2D ou 3D. Exemplos: Super Mario World, Super Mario 64, Ratchet & Clank, Contra, Crash Bandicoot etc.

Shooter

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg3OTYuanBn

DOOM

Os jogos de tiro (shooters) permitem que os jogadores usem armas para se envolver na ação, com o objetivo de eliminar os inimigos ou adversários. Os shooters são categorizados pela perspectiva do jogador:

  1. Os jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) são jogados do ponto de vista do personagem principal; Call of Duty, Half-Life e Halo são bons exemplos.
  2. Os jogos de tiro em terceira pessoa (TPS) como Fortnite e Gears of War, a ação ocorre a partir do ponto de vista onde o jogador pode ver o personagem principal, geralmente um pouco por cima e por trás.
  3. Shooters com visão de cima, os shoot 'em ups, como Galaga, Space Invaders e Raiden V apresentam uma experiência "aérea".

Enquanto os jogos de tiro em terceira pessoa geralmente exibem barras de saúde ou medidores que pioram ou melhoram dependendo da saúde ou condição do personagem, os shooters de cima para baixo são baseados em estoque de vidas, com os jogadores alcançando o game over quando esse estoque de vidas acaba. Exemplos: Call of Duty, Battlefield, Gears of War, Doom, The Division, Sonic Wings etc.

Luta

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MTkuanBn

Street Fighter IV

Jogos de luta como Mortal Kombat e Street Fighter focam a ação no combate e, na maioria dos casos, no combate corpo a corpo. A maioria dos jogos de luta apresenta uma série de personagens jogáveis, cada um especializado em suas próprias habilidades ou estilo de luta. Na maioria dos jogos de luta tradicionais, os jogadores combater para chegar ao topo, enfrentando oponentes cada vez mais difíceis à medida que avançam. Os jogos de luta podem ser 2D, 3D ou 2,5D. Exemplos: Mortal Kombat, Street Fighter 4, Killer Instinct, Marvel vs. Capcom, Tekken, Bloody Roar etc.

Beat-em up

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MjAuanBn

Streets of Rage 2

Os jogos beat-em up, ou brawlers, também se concentram no combate, mas em vez de enfrentar um único oponente, os jogadores enfrentam ondas de inimigos. Double Dragon foi um dos primeiros beat-em ups, enquanto Devil May Cry (seria um hack n' slash, um subgênero dentro do subgênero Beat-em up) é um dos mais recentes. Exemplos: Streets of Rage, Final Fight, God of War, Bayonetta etc.

Stealth

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg3OTMuanBn

Metal Gear Solid 3

Os jogos furtivos (stealth) enfatizam a astúcia e a precisão para vencer os desafios do jogo e, embora outras ações ou combates possam ajudar os jogadores a atingir o objetivo, como em Dishonored, os jogos stealth geralmente incentivam os jogadores a se envolverem na ação de forma secreta. Exemplos: Metal Gear Solid, Splinter Cell, Dishonored etc.

Survival

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg3ODkuanBn

DayZ

Um subgênero de jogos de ação, os jogos de ação de sobrevivência realmente se destacaram nos últimos anos. Os jogos de sobrevivência mais modernos, como Fortnite, ocorrem em ambientes de mundo aberto e dão aos jogadores acesso a recursos para criar ferramentas, armas e abrigo para sobreviver tanto quanto possível. Exemplos: DayZ, State of Decay, Don't Starve, Subnautica, Minecraft etc.

Ritmo

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MDUuanBn

Guitar Hero

Jogos de ritmo como Dance Dance Revolution e Guitar Hero são jogos baseados em músicas que desafiam os jogadores a acompanhar o ritmo delas no jogo pressionando um botão correspondente no controle em um momento preciso para acumular pontos. Exemplos: PaRappa the Rapper, Guitar Hero, Dance Central, Just Dance etc.

AVENTURA

Os jogos de aventura são categorizados pelo estilo de jogo, não pela história ou conteúdo. E, embora a tecnologia tenha dado aos desenvolvedores novas opções para explorar a narrativa do gênero, em um nível básico, os jogos de aventura não evoluíram muito desde suas origens. Em jogos de aventura, os jogadores geralmente interagem com seu ambiente e outros personagens para resolver quebra-cabeças com pistas para progredir na história ou no jogo. Os jogos de aventura raramente envolvem quaisquer elementos de ação dos jogos tradicionais. Portanto, o gênero não é muito popular entre os jogadores convencionais.

Text Adventure

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS90aGUtZHJlYW1ob2xkLTA0ODg1MC5qcGc=

The Dreamhold

Os primeiros jogos de aventura em texto eram chamados de "ficção interativa". E, como o nome indica, a jogabilidade é baseada em texto, o que significa que os jogadores usam o teclado para inserir comandos em resposta ao arco ou situação da história programada pelo jogo, como "pegue uma pá", "pegue a espada" ou "vá para o norte. ” Com aventuras de texto, os programadores gastam um pouco de tempo de desenvolvimento trabalhando em várias respostas aos comandos dos jogadores. Exemplos: The Dreamhold, Zork, Spider and Web, Night House etc.

Graphic Adventure

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MDkucG5n

Life is Strange

À medida que os computadores se tornaram mais capazes de criar gráficos para oferecer suporte a textos, os jogos também evoluíram. Por exemplo, os primeiros jogos de aventura gráfica usavam imagens simples para dar apoio à aventura baseada em texto estático. Mais tarde, conforme o mouse evoluiu para ser usado em um jogo, os games começaram a substituir comandos de texto e os jogadores começaram a “apontar e clicar” (point-and-click) para interagir com um objeto na tela. Exemplos: Mystery House, The Messenger, Phantasmagoria, Life is Strange, Heavy Rain etc.

Visual Novel

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MTUuanBn

Phoenix Wright: Ace Attorney

Extremamente popular no Japão, a maioria dos romances visuais exige que os jogadores construam traços de caráter ou estatísticas para avançar no jogo. Os jogos geralmente têm vários finais que são determinados pela forma como o jogador responde a pontos específicos da trama. Simuladores de namoro e de tribunal são temas populares para muitos visual novels. Exemplos: Ace Attorney, Hatoful Boyfriend, Doki Doki Literature Club!, Clannad, The House In Fata Morgana etc.

Filme Interativo

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg3OTgucG5n

The Walking Dead: The Telltale's Series

As tecnologias Laserdisc e CD-ROM permitiu a introdução dos filmes interativos. Eles contêm sequências de animação ou ação pré-renderizada. A aventura é jogada normalmente a partir de uma perspectiva de terceira pessoa e o jogador controla a ação durante os pontos principais da história, como empurrar um joystick para a direita ou pressionar um botão para “pular” para fora do caminho enquanto uma pedra corre em sua direção. Exemplos: Dragon’s Lair, jogos da Telltale, Night Trap etc.

AÇÃO E AVENTURA

Os jogos de ação e aventura mais frequentemente incorporam duas mecânicas de jogo - missões de longo prazo ou obstáculos que devem ser vencidos usando uma ferramenta ou item coletado, bem como um elemento de ação onde os itens são utilizados. Por exemplo, em The Legend of Zelda, Link deve encontrar seu caminho através de oito masmorras para reunir as peças espalhadas da Triforce of Wisdom. Depois de coletar todas as oito peças e montar o artefato, Link pode entrar na nona e última masmorra para resgatar a Princesa Zelda. Link também usa um bumerangue para coletar itens distantes e atacar inimigos. Jogos de ação e aventura como The Legend of Zelda se concentram mais na exploração, resolução de puzzles e descoberta de itens, enquanto o combate básico é mais uma atividade de apoio à experiência geral.

Survival Horror

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MTMuanBn

Resident Evil 2

Jogos de terror de sobrevivência (Survival Horror), como Resident Evil, usam temas adultos para retratar cenários macabros (muitos desses jogos exibem sangue e são destinados apenas ao público adulto). Esses títulos proporcionam uma experiência desconfortável amplificada por uma mecânica de jogo importante: recursos limitados, como munição e armas. Exemplos: Resident Evil, Silent Hill, Fatal Frame, Alien: Isolation, Outlast, Dead Space etc.

Metroidvania

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MDcuanBn

Ori and the Will of the Wisps

É o subgênero de jogo cujo nome é baseado nos jogos que o inspiraram, Metroid e Castlevania. Os jogos do tipo Metroidvania são como jogos básicos de ação e aventura, mas não são lineares e geralmente exigem que o jogador retroceda em cenários que ele já passou, o impedido de progredir até encontrar um item específico ou ferramenta especial. Atualizar seu personagem com novas armas, habilidades e outros power-ups permite que ele acesse áreas “especiais” do jogo - mas não antes de uma luta contra chefes, que também é uma característica importante dos jogos do tipo Metroidvania. Exemplos: Hollow Knight, Ori and the Will of the Wisps, Dead Cells, Guacamelee etc.

RPG

Provavelmente o segundo gênero de jogo mais popular, os RPGs, em sua maioria, apresentam cenários medievais ou de fantasia. Isso se deve principalmente à origem do gênero, que está no jogo de tabuleiro Dungeons & Dragons e outros jogos do tipo. Os RPGs também abordam o tema de ficção científica, como Mass Effect, Fallout e Final Fantasy, que ajudaram a popularizar o gênero. Diferenças culturais também influenciaram este gênero, já que muitos jogadores categorizam os RPGs como WRPGs (influência ocidental) ou JPRGs (influência japonesa). No geral, os jogadores criam seus personagens e fazem a "interpretação de papéis", como também realizam escolhas que influenciam o mundo e o final do jogo, o que significa que muitos RPGs têm finais alternativos.

Action-RPG

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MDIuanBn

Dark Souls

Os jogos de RPG de ação incluem elementos de jogo tanto de jogos de ação quanto de jogos de ação e aventura. Uma característica definidora dos Action-RPGs é que o combate ocorre em tempo real e depende da velocidade e precisão de um jogador para abater os inimigos, em vez de depender de altos atributos de personagem, como carisma e destreza. Exemplos: Dark Souls, Bloodborne, Diablo, The Witcher etc.

MMORPG

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MTIuanBn

Lineage II

Os massive multiplayer online role-playing games (ou MMORPGs) evoluíram como variações de jogos multiplayer de masmorras baseadas em texto (MUDs), que foram desenvolvidas no final dos anos 1970. Os MMORPGs envolvem centenas de jogadores interagindo ativamente uns com os outros no mesmo mundo e, normalmente, todos os jogadores compartilham o mesmo objetivo ou um objetivo semelhante. Exemplos: World of Warcraft, Black Desert, Final Fantasy XIV, Lineage II etc.

Rouguelike

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg3ODguanBn

Spelunky 2

O termo rouguelike é baseado no nome do jogo que o inspirou: Rogue, um jogo dungeon crawler 2D lançado para PC em 1980. O jogo apresentava uma interface de texto e geração de níveis aleatórios. Em jogos rouguelike, os jogadores têm de superar inimigos e obstáculos para aumentar seus status, contando com mapas procedurais e morte permanente, ou seja, se morrer, volta ao início do jogo. Exemplos: Spelunky, The Binding of Isaac, Hades, Returnal etc.

Tactical RPG

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg3OTEucG5n

Final Fantasy Tactics

Considerando suas origens nos jogos de mesa, os jogos de RPG táticos são mais parecidos com os jogos de tabuleiro tradicionais, em que a ação do jogo por turnos se desenrola em uma grade isométrica. Os jogadores usam estratégias quase semelhantes ao xadrez e um número finito de recursos (exércitos, armas, etc.) para conquistar batalhas e inimigos. Exemplos: Final Fantasy Tactics, The Banner Saga, Disgaea etc.

Sandbox RPG

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MTcuanBn

The Elder Scrolls V: Skyrim

Sandbox RPG, ou jogos de RPG de mundo aberto, permitem que os jogadores percorram livremente o mapa do jogo em busca de aventura. Essas são algumas das experiências de jogos mais envolventes disponíveis, porque a enorme quantidade de personagens e situações de jogo necessárias para preencher missões paralelas e histórias secundárias permitem que os desenvolvedores criem mundos quase reais. Exemplos: The Elder Scrolls V: Skyrim, Fallout 4, Mass Effect, Dragon Age: Inquisition etc.

JRPG

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MDMuanBn

Final Fantasy VII

Os jogos de RPG japoneses tendem a ter uma história mais linear e um elenco definido de personagens, eles geralmente também possuem uma grande quantidade de embates contra inimigos e chefes, e às vezes há a necessidade de grind para progredir no jogo. Nem sempre há escolhas para se fazer nos JRPGs. Exemplos: Chrono Trigger, Final Fantasy, Persona, Dragon Quest, Xenoblade Chronicles etc.

SIMULADOR

Os jogos do gênero simulação têm uma coisa em comum: todos são projetados para emular a realidade ou algo fictício, para simular uma situação ou evento real.

Simulador de Construção e Gestão

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg3OTAuanBn

SimCity BuildIt

SimCity é o simulador de construção e gerenciamento mais popular de todos os tempos. O jogo simula a construção e o gerenciamento de uma cidade, incluindo o planejamento de ruas, o zoneamento e a cobrança de impostos aos residentes da cidade. Exemplos: Prison Architect, Cities: Skylines, Planet Zoo, Caesar etc.

Simulador de Vida

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg3OTIuanBn

The Sims 4

The Sims é o jogo de simulação de vida mais popular e um dos jogos mais vendidos de todos os tempos. Como SimCity (que também foi criado por Will Wright), em The Sims, os jogadores controlam os aspectos individuais das vidas artificiais dos personagens. Simuladores de vida podem permitir que os jogadores manipulem a genética de um personagem ou seu ecossistema. Mesmo a reação do personagem a uma determinada situação pode estar sob o controle do jogador. Jogos virtuais de animais de estimação como Nintendogs e Tamagotchi são considerados parte deste subgênero como simulações de criação de animais de estimação. Assim, The Sims é considerado uma simulação social. Ambos os tipos se enquadram na categoria de simulação de vida. Exemplos: Animal Crossing, Fallout Shelter, Family House, Dream Daddy: A Dad Dating Simulator etc.

Simulador de Veículos

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg3OTQuanBn

Truck Simulator USA

É difícil classificar os jogos de simulação de veículos mais populares porque as vendas são igualmente divididas entre simulações de voo e simulações de corrida. As simulações de veículos têm como objetivo recriar a experiência de pilotar um avião, dirigir um carro e, em alguns casos, dirigir um trator em uma fazenda. Simulações veiculares podem incorporar combate, no caso de simuladores de voo. Esta categoria inclui simuladores de voo espacial e simuladores de trem. Exemplos: Truck Simulator USA, Microsoft's Flight Simulator, Ace Combat, Assetto Corsa etc.

ESTRATÉGIA

Com a jogabilidade sendo baseada em jogos de tabuleiro de estratégia tradicionais, os jogos de estratégia dão aos jogadores um acesso total ao mundo e seus recursos. Esses jogos exigem que os jogadores usem estratégias e táticas cuidadosamente desenvolvidas para superar os desafios. Mais recentemente, esse tipo de jogo mudou de sistemas baseados em turnos para jogos em tempo real em resposta ao feedback do jogador. Existem muitos subgêneros de jogos de estratégia, aqui só citaremos os principais.

4X

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MDYuanBn

Civilization V

4x é qualquer jogo de estratégia que tenha os quatro seguintes objetivos principais: explorar, expandir, desbravar e exterminar. Por causa dos objetivos subjacentes, a maioria desses jogos tem temáticas históricas e abrangem eras da história de uma civilização (humana ou extraterrestre). Exemplos: Civilization, Europa Universalis, Age of Wonders, Warhammer 40,000: Gladius – Relics of War etc.

RTS

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg3OTUuanBn

StarCraft

Os jogos de estratégia em tempo real (RTS) exigem que o jogador colete e guarde recursos, como bases, enquanto avança e desenvolve recursos e unidades de combate. Exemplos: StarCraft, Age of Empires, Command and Conquer, Halo Wars etc.

RTT

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MTguanBn

Desperados III

Os jogos de tática em tempo real (RTT) são considerados por alguns como um subgênero do RTS. Os RTT se concentram mais nas táticas de campo de batalha e guerra operacional contra o microgerenciamento de recursos ou unidades individuais do RTS. Exemplos: Total War, Desperados, Comandos, Syndicate etc.

MOBA

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MDguanBn

League of Legends

Esta categoria combina jogos de ação, jogos de RPG e jogos de estratégia em tempo real. Neste subgênero de jogos de estratégia, os jogadores geralmente não constroem recursos como bases ou unidades de combate. Em vez disso, os jogadores controlam um único personagem em uma das duas equipes, trabalhando juntos para tentar destruir a base da outra equipe. Eles geralmente são auxiliados na tarefa pela ajuda de unidades controladas por computador que atacam em um caminho definido. Exemplos: League of Legends, Dota 2, Arena of Valor, Smite etc.

Tower Defense

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MTYuanBn

Plants vs. Zombies

Em jogos de tower defense, os jogadores devem se defender dos inimigos controlados pela IA (geralmente chamados de “creeps”) para vencer. As habilidades das torres e os movimentos dos creeps variam de jogo para jogo, mas geralmente os jogos de defesa de torres oferecem diferentes habilidades às torres, como a capacidade de desacelerar creeps ou envenená-los. Quando um jogador mata creeps suficientes, eles recebem créditos para comprar mais torres ou comprar atualizações para aumentar algo como o poder da arma ou alcance. Exemplos: Orcs Must Die!, Kingdom Rush, Plants vs. Zombies, Dungeon Defenders etc.

TBS

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MjEuanBn

XCOM

Os jogos de estratégia baseada em turnos (TBS) é uma categoria usada para se diferenciar dos jogos de estratégia em tempo real. Um jogo de estratégia baseado em turnos dá aos jogadores um período de tempo (ou turno) para pensar e agir. Mas, como nos RTS, o gênero pode incluir jogos que não sejam exclusivamente baseados em turnos. Outro subgênero está se desenvolvendo a partir desta categoria: jogos de estratégia baseada em turnos simultâneos (STBS) são apenas isso - jogos que permitem que jogadores e oponentes interrompam ações e mudem a jogabilidade, simultaneamente. Exemplos: XCOM, Into the Breach, Rome: Total War, BattleTech etc.

ESPORTE

Os jogos esportivos simulam esportes como golfe, futebol, basquete, beisebol entre outros. Eles também podem incluir esportes olímpicos, como esqui, e até esportes de pub, como dardos e bilhar. Os jogadores adversários nesses jogos geralmente são controlados pelo computador, mas também podem ser outros jogadores através de modos multiplayer.

Corrida

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MTAuanBn

Need for Speed: Most Wanted

Os jogos de corrida são bastante populares desde os primórdios dos games, onde os jogadores controlam carros, karts ou motos em diversos tipos de pistas. Nesses jogos, os jogadores competem contra outro oponente ou contra a IA. Exemplos: Gran Turismo, Forza Motorspot, MotoGP, Mario Kart, Need for Speed, Project CARS etc.

Esportes de Equipe

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MDQuanBn

FIFA 20

Um dos primeiros tipos de gêneros de videogame, os jogos de esportes de equipe simulam a prática de um esporte. Alguns jogos, como Arch Rivals e NBA Jam, satirizam o gênero, enquanto outros como Madden NFL e FIFA procuram recriar o realismo e capturar a sensação de jogar um esporte ao vivo. Exemplos: Pro Evolution Soccer, NBA 2K, FIFA Street, MLB The Show etc.

Competitivo

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MTQuanBn

Overwatch

São jogos que são jogados e encarados de forma competitiva, os chamados e-sports. Não representam um esporte tradicional, e nesses tipos de jogos rolam grandes premiações e são assistidos por milhares de pessoas, contando até mesmo com equipes profissionais. Exemplos: Overwatch, Counter Strike GO, Dota 2, Fortnite, Halo 5 etc.

Luta Esportiva

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MDEuanBn

EA Sports UFC 3

Enraizados firmemente no gênero de jogos de luta e esportes, esses jogos incluem jogos de boxe, luta livre UFC e outros. Nesses jogos, a luta é mais realista e pode apresentar lutadores do mundo real. Exemplos: EA Sports UFC, WWE 2K, Fight Night Champion, Punch Out!! etc.

SANDBOX

O sandbox é um tipo de jogo com elementos de gameplay que dão ao jogador um alto grau de possibilidades para completar tarefas em direção a um objetivo dentro do jogo, se tal objetivo existir. Comumente, os jogos sandbox resultam de elementos criativos de outros gêneros e permitem uma gameplay fluida. Os sandbox são frequentemente associados a conceitos de mundo aberto, o que dá ao jogador liberdade de locomoção e progressão no mundo do jogo. O termo "sandbox" (caixa de areia) deriva da natureza de uma caixa de areia que permite que as crianças criem quase tudo o que quiserem dentro dela. Entenda que um jogo sandbox não precisa necessariamente ter um mundo aberto, como vemos na série Yakuza e em alguns trechos do Gears 5.

Creative

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MDAuanBn

Roblox

Creative são jogos que muitas vezes se baseiam em outros gêneros, mas têm certos modos de jogo que se encaixam em um Sandbox e / ou Mundo Aberto. É extremamente comum que um modo de jogo "criativo" use os mesmos aspectos, recursos, mecânica, etc. do jogo original. No entanto, nem sempre é esse o caso, pois alguns jogos usaram recursos indisponíveis no jogo normal. A História/narrativa é frequentemente removida ou inexistente nesses modos. No entanto, embora geralmente raros, os modos criativos têm uma história independente do jogo principal ou até mesmo um jogo totalmente independente. Exemplos: Minecraft, Fortnite, Roblox etc.

Mundo Aberto

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy80OS9nZW5lcm9zLWUtc3ViZ2VuZXJvcy0wNDg4MTEuanBn

Grand Theft Auto V

Em videogames, um mundo aberto é uma mecânica de jogo que usa um mundo virtual que o jogador pode explorar e abordar objetivos livremente, em oposição a um mundo com uma jogabilidade mais linear. Embora os jogos usem designs de mundo aberto desde os anos 1980, a implementação dele em Grand Theft Auto III estabeleceu um padrão que tem sido usado desde então. Jogos de mundo aberto geralmente contam com missões principais e secundárias, podendo ser realizadas na ordem que o jogador preferir. NPCs, ambientes para explorar e diálogos quase sempre estão presentes aqui. Exemplos: Grand Theft Auto V, Marvel's Spider-Man, Sunset Overdrive, Watch Dogs, The Legend of Zelda: Breath of the Wild etc.

Outros gêneros/subgêneros de jogos que valem a pena tomar nota:

  1. Puzzle Game: Jogos de quebra-cabeça ou lógica que exigem que o jogador resolva um problema para avançar no jogo. Ex: The Witness, Portal.
  2. Idle Game: Jogos Idle são jogos simplificados que requerem envolvimento mínimo do jogador, como clicar em um ícone repetidamente. Ex: Crush Crush, Clicker Heroes.
  3. Battle Royale: É um gênero que combina elementos de sobrevivência, exploração e eliminação de um jogo de sobrevivência onde vence quem for o último sobrevivente numa partida que envolve vários jogadores. Ex: PUBG, Fortnite.
  4. Monster Tamer: Um variante do RPG onde o jogador recruta monstros para lutar por eles ou ao lado deles. Ex: Pokémon, Digimon.
  5. Party Game: São minijogos recreativos que são jogados em rede ou localmente, envolvedo muitos jogadores. Ex: Mario Party, Crash Bash.
  6. Jogos Educacionais: Procuram ensinar atividades escolares ao jogador através de jogos. Ex: Funbrain, PBS Kids Games.
  7. Run 'n' gun: Subgênero do shoot 'em up, é um jogo de tiro no qual o protagonista luta a pé com armas, geralmente com a capacidade de pular. Ex: Cuphead, Metal Slug.

Então é isso, pessoal. Espero que este artigo tenha tirado as dúvidas de muitos e não deixem de continuar o debate no campo dos comentários. Outra discussão boa que tivemos aqui na GameVicio foi a respeito do que é Remake, Remaster e Reboot, e para ler essa matéria é só clicar aqui. Abração e nos vemos na próxima!

Renatito
Renatito #renatito91

Historiador e fã de Xbox

Sabe Muito, Recife
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque