Conheça as principais modalidades dos esportes eletrônicos

Conheça as principais modalidades dos esportes eletrônicos

É possível encontrar desde jogos de tiro em primeira pessoa até jogos de luta e estratégia e aqui você pode conhecer os principais.
#Curiosidades Publicado por MarK, em

Na última década os e-Sports conquistaram o público e um dos principais motivos para isso foi a variedade das diversas categorias que esse termo contém. É possível encontrar desde jogos de tiro em primeira pessoa até jogos de luta e estratégia e aqui será possível conhecer os principais.

Popularidade cada vez mais em alta

Em 2020 diverso títulos geraram muito engajamento e de acordo com um relatório recentemente divulgado pela consultoria Newzoo, em 2021 devem ser registrados mais de 250 milhões de espectadores regulares e 307 milhões de espectadores casuais.

Um dos principais responsáveis por esse crescimento foi a popularização da moderna plataforma de streaming Twitch. Lançada em 2005 e remodelada em 2011, a plataforma ofereceu a possibilidade de que qualquer jogador, equipe ou desenvolvedora transmitisse partidas e campeonatos de todos os jogos.

Isso possibilitou que qualquer possível entusiasta só precisasse de uma conexão de internet estável para acompanhar seus atletas favoritos e a popularidade dos e-Sports teve a chance de crescer sem qualquer tipo de barreira geográfica.

Além da transmissão das partidas online para todos os cantos do mundo, outro motivo que ajudou os e-Sports a conquistarem o grande público foi a possibilidade de apostar no resultado de partidas e até mesmo finais de campeonato em sites de bets em eSports.

As apostas nessas modalidades funcionam da mesma forma que a de esportes tradicionais e a chance de vencer junto do seu atleta favorito ou apostar na derrota de um rival atraiu ainda mais novos fãs para o mundo dos e-Sports.

Principais modalidades de e-Sports

Um dos gêneros mais populares é o de jogos esportivos. Baseado em modalidades tradicionais e até mesmo esportes inventados, esse gênero envolve desde competições com clássicos de futebol como FIFA até novidades pouco convencionais como o divertido Rocket League, um título que mistura corridas de carros com futebol.

Outro gênero muito popular entre os entusiastas é o dos jogos de luta e até mesmo dos torneios de e-Sports existirem já era possível encontrar campeonatos amadores nos tradicionais arcades, que inclusive são os maiores predecessores dos videogames.

Esse gênero envolve dois jogadores disputando lutas corpo-a-corpo e vence quem reduzir a vida do oponente a zero primeiro. Aqui é possível encontrar desde jogos mais realistas como Street Fighter, Tekken e Mortal Kombat, cujo filme acaba de receber um tema oficial, até games repletos de movimentos que desafiam as leis da física como Super Smash Bros. e Injustice.

Agora, para quem prefere algo mais tático, o gênero multiplayer online battle arena, mais conhecido pelo acrônimo MOBA, é um que tem conquistado cada vez mais fãs, especialmente nos últimos anos.

Parecidos com os tradicionais jogos de estratégia em tempo real (real-time strategy ou RTS), mas com menos unidades e construções, os MOBAs geralmente envolvem um jogador controlando um único personagem em uma equipe que deve destruir o edifício principal da equipe adversária.

Além dos personagens controlados pelo jogador existem diversas unidades de apoio e inimigos ao longo do mapa, o que adiciona bons elementos de ação e estratégia ao vivo que permitem boas doses de emoção.

O principal jogo RTS no momento é o inigualável Starcraft 2, enquanto os MOBAs de maior sucesso atualmente são League of Legends (LoL), Heroes of the Storm (HotS) e Dota 2.

Os últimos dois gêneros de e-Sport atuais são o first-person shooter (FPS) ou tiro em primeira pessoa e o battle royale.

Um dos mais populares, o FPS envolve duas equipes de jogadores que se enfrentam em um mapa com o objetivo de eliminar a equipe inimiga ou realizar alguma tarefa antes dos oponentes.

Esse gênero conta com alguns dos jogos com ação mais frenética e aqui novamente é possível encontrar tanto games mais realistas, como Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e Call of Duty, quanto versões com elementos mais fantásticos, como HALO.

De maneira similar, os jogos battle royale envolvem duas equipes que se enfrentam até que reste apenas uma. As principais diferenças em relação ao FPS são o ângulo de visão dos jogadores, que costuma ser em terceira pessoa, assim como a quantidade de equipes e o número de competidores simultâneos, que costuma ser muito maior.

Nesse sentido alguns dos principais títulos que atraem entusiastas são Fortnite, Apex Legends, Playerunknown's Battlegrounds (PUBG) e Garena Free Fire e todos contam com bases de jogadores gigantescas.

Gêneros para todos os gostos

É possível perceber que existem gêneros de e-Sports para todos os gostos possíveis e imagináveis, de forma que qualquer entusiasta pode encontrar uma modalidade que o agrade e começar a acompanhar os jogos e campeonatos.

MarK
MarK #mark

Só mais um entre tantos!

Gosto de compartilhar algumas coisas interessantes.

Usuário do Site