Zen 2, Zen/Zen+ não tem suporte ao Smart Access Memory; Intel tem suporte a feature desde a sua quarta geração de CPUs
O SAM ou Smart Access Memory da AMD é um novo recurso de tecnologia que permite que as CPUs da AMD acessem todas a VRAM em qualquer GPU Radeon RX 6000. A solução da AMD inicialmente deveria funcionar com seus mais recentes CPUs Ryzen 5000, quando eles são pareados com qualquer GPU RX 6000, em qualquer placa-mãe B550/X570 compatível.
Mais tarde, alguns fornecedores de placas-mãe também começaram a oferecer suporte para os chipsets de placa-mãe da série AMD 400.
Em uma entrevista à PC World, a AMD já afirmou que seu grupo Radeon está trabalhando com a Intel para fazer esse recurso funcionar com as GPUs RX 6000 e também nas mais recentes CPUs e placas-mãe compatíveis da Intel. Agora temos algumas novas atualizações e informações sobre esse recurso da tecnologia SAM/re-size BAR, que faz parte da especificação PCIe.
De acordo com um relatório recente vindo do CapFrameX (Twitter), CPUs AMD Ryzen 3000 baseadas na microarquitetura Zen 2 (codinome Matisse), bem como processadores AMD de geração mais antiga baseados nas arquiteturas Zen+ e Zen não serão capazes de suportar o recurso Smart Access Memory (SAM) que está sendo introduzido recentemente pela AMD.
No entanto, os processadores Intel desde a arquitetura Haswell de 4ª geração e todas as CPUs de geração mais recentes desde 2013-2014 irão suportar o SAM. Tecnicamente falando, todos os processadores Intel datados de 2014 podem suportar o recurso RESizable-BAR ou SAM.
É apenas uma questão de tempo para os fornecedores de placas-mãe lançarem atualizações de firmware UEFI BIOS para os respectivos chipsets da placa-mãe, chipsets Intel 8-series e superiores. Os processadores Intel oferecem suporte a esse recurso de instrução desde os dias da Haswell.
O Zen 2 não oferece suporte ao full-rate _pdep_u32.
TwitteraHR0cHM6Ly90d2l0dGVyLmNvbS9DYXBGcmFtZVgvc3RhdHVzLzEzMzE4NTM2MTEwNDM4NTYzODk=
A arquitetura central Haswell de 4ª geração da Intel introduziu esse suporte no PCI-Express gen 3.0 de 20 lanes. O SAM é essencialmente um subconjunto/marca do recurso Base-Address Register/BAR desenvolvido pelo grupo PCI-SIG.
O recurso permite que um processador veja a VRAM inteira de uma GPU como um único bloco endereçável, em vez de 256 megabytes. O BAR basicamente define quanto espaço de memória da GPU discreta pode ser mapeada. Os PCs modernos são normalmente limitados a 256 MB de memória mapeada.
No entanto, parece que PCI-Express dos processadores da série Ryzen 5000 introduz um recurso PCI-E denominado _pdep_u32/64, que é necessário para que o BAR redimensionável funcione. E os chips baseados no Zen 2 e outros chips Ryzen de geração anterior não têm suporte para “full-rate _pdep_u32”. Portanto, parece haver uma limitação de hardware.