Sequências que decepcionaram os fãs

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMubWFkaW5maW5pdGUuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvNy9zZXF1ZW5jaWFzLXF1ZS1kZWNlcGNpb25hcmFtLW9zLWZhcy0wMDY4MjYuanBn

Por melhor que seja uma série, sempre existe o risco de uma hora não corresponder às expectativas dos fãs. Seja por estar abaixo do nível dos seus antecessores ou pela expectativa alta demais dos fãs, toda série pode acabar decepcionando. Muitas vezes podem até não ser jogos ruins, apenas não serem o que os fãs esperavam. É sobre isso que iremos falar nessa lista, dez jogos que acabaram decepcionando seus fãs.

Banjo Kazooie: Nuts & Bolts

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9yOEtDTzhvLnBuZw==

Banjo Kazooi já foi uma das grandes franquias de plataforma, sendo até comparada com Mario. Criada pela Rare em 1998, o jogo teve dois jogos muito bem recebidos pelo público. No entanto, depois de 2020, a série ganhou apenas spin-off para portáteis, só em 2008, sob comando da Microsoft, que a Rare decidiu ressuscitar a franquia com Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts.

O jogo tentou adotar um novo estilo focado na construção de veículos, o qual acabou não agradando muito os jogadores. Os controles do jogo também foram duramente criticados, além do design das missões.

Castlevania: Lords of Shadow 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9zRXpNMU16LnBuZw==

Após os últimos jogos da série Castlevania não alcançarem o número de vendas esperado, a Konami sentiu que era hora de fazer mudanças. Dando o projeto nas mãos da MercurySteam, e colocando Hideo Kojima para ajudar a supervisionar, a empresa deu a eles a missão de criar um reboot da franquia. Apesar de certas críticas em relação às mudanças na série, Lords of Shadow foi bem recebido pela crítica e jogadores. Após um final empolgante, todos estavam ansiosos com a sequência. Infelizmente, ela não se saiu tão bem quanto seu antecessor.

A troca por uma ambientação moderna não agradou a todos, com alguns cenários genéricos que deixavam muito a desejar se comparados com os belos ambientes medievais do primeiro jogo. As partes de stealth do jogo também foram duramente criticadas. Talvez nunca cheguemos a ver um Lords of Shadow 3.

Dead Space 3

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9WelpQbWxqLnBuZw==

Quando pensam em jogos de terror, sem dúvidas Dead Space é um dos primeiros títulos que surgem na mente dos jogadores. Com ambientes claustrofóbicos e necromorfos esperando a cada esquina, o susto era garantido. No entanto, com a chegada de Dead Space 3, as coisas acabaram indo por outro caminho.

Dead Space acabou se afastando do terror, contando com uma pegada mais de ação. Até mesmo um modo cooperativo estava presente na campanha. Essa foi uma mudança que acabou não agradando muito os fãs antigos da franquia. Mesmo assim, até hoje os jogadores pedem por uma continuação da série.

Devil May Cry 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9HazQ0dzBsLnBuZw==

Devil May Cry é um dos grandes nomes dos jogos de ação. A série até hoje esbanja estilo e carisma. Após um primeiro jogo muito bem recebido, a Capcom logo ficou ansiosa em trazer uma continuação, mas as coisas não saíram como planejado. Devil May Cry 2 acabou ficando bem abaixo do esperado.

Os fãs reclamaram que o combate havia sofrido uma grande piora, e os cenários, apesar de serem mais abertos, ficaram menos detalhados e mais genéricos. A personalidade de Dante também sofreu alterações que não agradou muito, com um temperamento mais frio e calado, os jogadores sentiram falta do jeitão insolente de Dante. Por sorte, a Capcom conseguiu recuperar a franquia com Devil May Cry 3, até hoje considerado por muitos como o melhor jogo da franquia.

Duke Nukem Forever

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9iWU54NTNHLnBuZw==

Após Duke Nukem 3D, os fãs estavam ansiosos com o próximo jogo da franquia. No entanto, após longos 15 anos de espera até o lançamento de Duke Nukem Forever, a qualidade do jogo acabou não sendo condizente com o tempo que o jogo ficou em desenvolvimento.

Duke Nukem Forever lançou já parecendo um jogo datado, com gráficos fracos e carregamentos excessivamente longos. Além disso, o humor da série não teve o mesmo efeito que tinha nos anos 90.

Fallout 76

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9scDdzQkdOLnBuZw==

Poder explorar a Wasteland com seus amigos certamente era algo que os fãs da Bethesda estavam muito ansiosos para fazer. Quando o jogo foi anunciado, muitos jogadores ficaram entusiasmados com a premissa. No entanto, foi só o jogo lançar que essa esperança foi por água abaixo.

Fallout sempre foi uma aventura com grande foco na narrativa, por isso a falta de NPCs no jogo foi severamente sentida pelos jogadores. A franquia também nunca foi conhecida por ter um gameplay espetacular, e um jogo focado nisso talvez não tenha sido uma boa ideia. Não podemos nos esquecer de citar as dezenas de bugs. A Bethesda está empenhada em tentar consertar o jogo, em breve lançando sua maior atualização, trazendo os NPCs humanos de volta. Resta saber se ainda dá tempo de salvar o jogo.

Metal Gear Survive

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS94MmduRHFBLnBuZw==

Tentar dar continuidade a uma série sem seu criador original geralmente é uma aposta arriscada, e as chances de dar errado são grandes. E com Metal Gear deu muito mais do que errado. Após a saída de Hideo Kojima, a Konami tentou lançar um novo Metal Gear, mas Survive acabou não sendo muito bem recebido.

Trocando o peso da narrativa por uma experiência multiplayer e cooperativa, e o foco no stealth por elementos de sobrevivência e construção, Metal Gear Survive foi uma das grandes decepções de 2018. Havia pouco da essência da série no jogo. O gameplay do jogo, funcionando como um modo horda, também não foi visto com bons olhos.

Mass Effect: Andromeda

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9Hd2NEdEhELnBuZw==

Após a conclusão da trilogia de Shepard, os fãs estavam empolgados para saber em que direção a franquia Mass Effect iria seguir. Indo para uma nova galáxia, acompanhando a história de novos personagens, Mass Effect Andromeda deixou todos empolgados antes de seu lançamento. Mas o resultado foi bem abaixo do esperado.

Planetas vazios para se explorar, personagens pouco carismáticos, e uma história não tão interessante, foram os grandes problemas do jogo. O jogo ficou muito abaixo da trilogia original. E nem preciso falar a respeito das animações faciais, não é mesmo? Apesar de vários dos problemas terem sido consertados, a imagem do jogo já estava manchada. Agora só nos resta esperar que a Bioware dê uma nova chance à franquia.

Ninja Gaiden 3

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9NbTRIdVgyLnBuZw==

Ninjas, combate visceral, e dificuldade extramente alta eram a fórmula do grande sucesso de Ninja Gaiden. Criada originalmente em 1988 como um jogo de plataforma 2D, a Team Ninja conseguiu reinventar a série de forma extraordinária para o 3D em 2004. Após uma excelente continuação, todos estavam ansiosos com Ninja Gaiden 3, mas como você já deve saber, a Team Ninja acabou decepcionando.

Um combate sem a mesma profundidade e desafio de seus antecessores, e uma falta de variedade se tratando de armas e Ninpos, foram alguns dos problemas que o jogo enfrentou. Pouco tempo depois a desenvolvedora lançou Ninja Gaiden 3: Razor's Edge, uma versão aprimorada, corrigindo muitos dos problemas do jogo original, mas ainda não estava a altura das expectativas dos fãs. Dois anos depois, a série ainda teve o desprazer de receber Yaiba: Ninja Gaiden Z, um jogo que conseguiu ser ainda mais odiado que Ninja Gaiden 3. Não está fácil para os fãs da série.

Resident Evil 6

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS81dFd4QXNWLnBuZw==

Após Resident Evil 4, a franquia foi cada vez mais abandonado os elementos de survival horror. No entanto, Resident Evil 6 foi a gota d'água. O jogo se focou completamente na ação, com exceção da campanha de Leon, onde tentaram manter o clima de sobrevivência.

As reclamações dos fãs foram várias. Ação exagerada, acontecimentos absurdos, excesso de QTE, entre várias outras. O engraçado disso tudo, é que apesar de todas as críticas, Resident Evil 6 ainda é o segundo título mais vendo da série, ficando atrás apenas de Resident Evil 5. Mas no final a Capcom acabou decidindo ouvir os fãs, trazendo o survival horror de volta para a franquia.

Acha que deixamos algum de fora ou discorda de algum da lista? Deixe sua opinião na seção de comentários!

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Publicações em Destaque