Resident Evil 4 precisa de um remake?

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMubWFkaW5maW5pdGUuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvNy9yZXNpZGVudC1ldmlsLTQtcHJlY2lzYS1kZS11bS1yZW1ha2UtMDA2OTU3LmpwZw==

Após muitos rumores e teorias, o tão aguardado remake de Resident Evil 3 foi finalmente anunciado no mês passado. Após o sucesso de Resident Evil 2, era uma decisão já esperada por parte da Capcom. Esse será o terceiro remake na franquia, contando com o primeiro Resident Evil que recebeu um remake em 2002.

Mas agora, com o terceiro jogo da franquia prestes a receber seu remake, qual será o próximo passo? Logicamente muitos dirão um remake de Resident Evil 4, mas será que é mesmo necessário? É isso que iremos discutir nesta matéria.

Um Remake é Necessário?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMubWFkaW5maW5pdGUuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvNy9yZXNpZGVudC1ldmlsLTQtcHJlY2lzYS1kZS11bS1yZW1ha2UtMDA2OTYxLmpwZw==

Independente de sua opinião sobre Resident Evil 4, é inegável que o jogo foi um enorme marco na franquia. Trocando o survival horror por um maior foco na ação, e substituindo a câmera fixa e os controles de tanque por uma câmera sobre os ombros, o jogo acabou se tornando um enorme sucesso. Não é difícil encontrar hoje em dia jogadores que consideram ele o melhor da série.

Ano passado a Capcom lançou um remake de Resident Evil 2, e dentro de alguns meses teremos um remake de Resident Evil 3. Muitos já falam de um possível remake do quarto título da franquia, mas será que já está na hora? Se tratando dos remakes já lançados, fazia sentido. Ambos jogos eram da época do PS1, estando datados para os dias de hoje.

Resident Evil 4, por outro lado, apesar de não estar nos mesmos padrões dos jogos de hoje em dia, ainda se mantém como uma ótima experiência. Uma das grandes mudanças vistas nesses remakes foi a nova câmera por cima dos ombros, algo já presente em Resident Evil 4. Caso a Capcom trouxesse um remake do jogo, a maior mudança estaria nos próprios gráficos.

Outro ponto importante a se levar em conta, é que Resident Evil 4 está disponível em diversas plataformas, até mesmo tendo recebido uma remasterização para todos os consoles atuais, sendo um jogo bem acessível de se ter hoje em dia. Esse fato pode tornar um remake de Resident Evil 4 um tanto quanto desnecessário, pelo menos no momento.

Por Outro Lado...

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMubWFkaW5maW5pdGUuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvNy9yZXNpZGVudC1ldmlsLTQtcHJlY2lzYS1kZS11bS1yZW1ha2UtMDA2OTYyLmpwZw==

Apesar de todos os pontos contras, um remake do jogo não deixa de ter seus méritos. Embora o jogo não esteja tão datado quanto Resident Evil 2 e 3, e tenha a mesma base de gameplay dos remakes recentemente lançados, ele carece de muitas das melhorias que a franquia recebeu com o passar dos anos.

O jogo conta com um gameplay mais travado, impedindo até mesmo que os jogadores caminhem e atirem ao mesmo tempo. Uma mudança para um gameplay mais livre e fluída, como visto em Resident Evil 2 Remake, faria muito bem para o jogo.

Não podemos esquecer que Resident Evil também é um dos jogos mais populares da franquia, um Resident Evil 4, com gráficos atuais e gameplay mais polido, certamente agradaria muito os jogadores e com certeza o bolso da Capcom também.

Uma Opção Alternativa

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMubWFkaW5maW5pdGUuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvNy9yZXNpZGVudC1ldmlsLTQtcHJlY2lzYS1kZS11bS1yZW1ha2UtMDA2OTYwLmpwZw==

Apesar da Capcom já ter dito que pretende continuar trabalhando em remakes, não significa necessariamente que Resident Evil 4 precisa ser o próximo da lista.

Resident Evil - Code: Veronica provavelmente seria um dos jogos da franquia que mais faria sentido para ser o próximo a receber um remake. Outras alternativas seriam o Zero e o primeiro Resident Evil, o qual embora já tenha recebido um remake, já é bem antigo, além de ainda manter o estilo de gameplay antigo da série.

Outra opção seria a Capcom voltar a dar continuidade à franquia com Resident Evil 8, e focar seus remakes em outras séries. Dino Crisis, uma franquia que os fãs clamam tanto para que retorne, seria uma ótima opção para receber o mesmo tratamento que Resident Evil 2 e 3 tiveram. Sem contar as diversas franquias antigas da Capcom que continuam esquecidas.

Alguns jogadores falam em um reboot após Resident Evil 3 Remake, dando continuidade a partir dali com uma nova pegada survival horror. Essa talvez não seja a melhor ideia, simplesmente ignorar tudo que veio depois na franquia, e dificilmente a Capcom faria isso.

E você, o que acha? Resident Evil 4 deveria receber um remake? Deixe sua opinião abaixo.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Publicações em Destaque