.

Playstation 2 aparentemente conseguia rodar ray-tracing em tempo real

Enviado por VSDias55, , 0 comentários
Clique para ver a imagem em tamanho original

Ray-tracing está se tornando cada vez mais uma função necessária nos jogos, com o PlayStation 5 e o Xbox Series X contando com hardware dedicado ao ray-tracing. A tecnologia ajudará a elevar os visuais da nona geração, permitindo iluminação, sombras e reflexos mais realistas.

Mas o que quase se perdeu na história é o fato revelador de que o PlayStation 2 era capaz de realizar ray-tracing em tempo real em suas unidades vetoriais (VUs), usando apenas 16 KB de memória. Foi descoberto um vídeo obscuro do SCEE Assembly 2002, mostrando uma série de demos da tecnologia do PS2 em tempo real.

A mais interesse é "Don't Touch the Sphere", a qual mostra uma esfera com ray-tracing em uma superfície multicolorida. Embora a demo seja extremamente simples, o que é particularmente interessante é o fato de o ray-tracing não ser feito na CPU do PS2. Foi uma operação puramente de unidade vetorial.


O fato desses recursos do PS2 estarem disponíveis durante a demo levanta questões tentadoras sobre o que poderia ter sido feito: o PS2 poderia ter rodado jogos extremamente simples ao estilo do Marble Blast com ray-trace? Nós nunca saberemos.

O importante é que essa demo, assim como a demo Neon Noir da Crytek, prova que o ray-tracing não depende necessariamente de um hardware especializado. Como em qualquer efeito visual, o desempenho do ray-tracing depende em grande parte de como é implementado.

Uma implementação simples como em "Don't Touch the Sphere" rodaria facilmente no hardware de sexta geração. No entanto, efeitos de ray-tracing mais complexos ainda estão fora do alcance do hardware dos consumidores, incluindo as placas RTX.
VSDias55
Enviado por VSDias55
Membro desde
26 anos, Florianópolis
label
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no CANAL, Facebook, Twitter, e na nossa curadorida da Steam.