Sony, Sega e Warner se aproveitaram de isenções criadas para devs indies

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ub21lLmx0LzUwWXU3WHhpb0VYWHhSXzBsWmRqbnNXRXNFQT0vOTcweDM2MC9zbWFydC91cGxvYWRzL2NvbnRldWRvL2ZvdG9zL3BsYXlzdGF0aW9uMV8wWXBMcTZ5LmpwZw==

Três gigantes da indústria dos videogames supostamente estiveram se aproveitando do VGTR do Reino Unido para evitar pagar milhões de libras em impostos corporativos. Uma investigação do The Guardian sobre a Video Games Tax Relief (VGTR) do Reino Unido, programa destinado a permitir que desenvolvedoras de jogos menores reivindiquem até 20% de certos custos, revelou que está beneficiando principalmente empresas maiores.

O VGTR foi projetado para também recompensar jogos que empregam a cultura e a arte Britânica, com os títulos sendo pontuados em várias métricas. Infelizmente, a reportagem descobriu que muito desse dinheiro acabou indo para grandes editoras. De fato, a maioria dos fundos do programa foram reivindicados por empresas que não têm sede no Reino Unido.

A Sony reivindicou quase £30 milhões em isenção de impostos corporativos, com a Sega não muito atrás com £20 milhões. A dona da Warner Bros, Warner Media, está bem à frente das outras, com £60 milhões em descontos de benefícios fiscais reivindicados ao longo dos anos. As reivindicações maiores, no valor de cerca de £500.000 por reivindicação, foram todas de editoras de grande escala.

Apesar de pertencerem à minoria do número total de reivindicações, as grandes editoras consumiram cerca de 80% do auxílio total, de acordo com a investigação. Mais da metade das reivindicações foram feitas para menos de £50.000, o que garante às desenvolvedoras menores um total médio de apenas £10 milhões do total de £324 milhões.

Esta é a segunda vez em três meses que foi descoberto que grandes editoras de jogos estão contornando algumas ou todas as leis tributárias corporativas do Reino Unido. Em julho, a Taxwatch descobriu que a Rockstar reivindicou £42 milhões em benefícios fiscais da VGTR e não pagou impostos corporativos por quase dez anos.

A questão não é exclusiva apenas do Reino Unido, nem da indústria de videogames. Uma reportagem de dois anos atrás do jornalista Jesse Frederik revelou como as maiores empresas Americanas evitam pagar impostos. A investigação de Frederik também incluiu os nomes de mega-editoras como a Activision.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis