Nova aventura da Bethesda de Elder Scrolls é acusada de plágio e removida

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9lc29zc2xmaWxlcy1hLmFrYW1haWhkLm5ldC9jbXMvMjAxOS8wMS82MTAzODFiMDViYWE1ZTEzODgxN2VjODYwMzRjM2Q5MS5qcGc=

Um RPG de mesa promocional do Elder Scrolls lançado pela Bethesda nessa terça continha vários casos aparentes de plágio de uma aventura de Dungeons & Dragons publicada pela Wizards of the Coast em 2016. A Bethesda removeu o RPG da Internet quarta-feira à tarde, e diz que está "investigando a fonte".

A aventura "Elsweyr" de Elder Scrolls da Bethesda contém textos que parecem ser uma versão levemente reformulada da aventura de D&D "The Black Road", escrita por Paige Leitman e Ben Heisler como parte do programa Organized Play da Wizards of the Coast. As aventuras são em grande parte idênticas em todos os seus textos, com exceção das substituições às vezes desleixadas de certas palavras e frases com sinônimos e a mudança de certos itens e locais para se encaixar no mundo de Elder Scrolls.

A introdução de "The Black Road" diz:

Não há nada como o deserto para fazer as pessoas se sentirem pequenas e insignificantes. Em todas as direções, enormes dunas surgem na paisagem, e um céu ainda maior paira acima. O oásis de Vuerthyl é uma coleção heterogênea de tendas esbranquiçadas pelo sol no vasto deserto de Anauroch.

Através de vários meios, foi providenciado que você se encontrasse com Azam, o dono da caravana, na grande tenda de estilo Calimshan que serve como uma taverna aqui. Uma dupla de tieflings, que parecem não serem afetados pelo calor, ficam de olhos nos visitantes com cautela. O interior escuro da tenda é um alívio da luz e do vento, embora seja tão quente quanto em qualquer outro lugar. Os sons suaves de um instrumento de cordas enchem o ar, e as pessoas lá dentro estão debruçadas sobre comida, bebida e conversas. Um dragonborn com escamas cor de ferrugem cumprimenta você e o guia até uma mesa particular. Há alguns outros aventureiros aqui.

A introdução de "Elsweyr" diz:

Nada supera o deserto em fazer as pessoas se sentirem pequenas e sem importância. Em todas as direções enormes dunas surgem na paisagem, e um céu vazio ainda maior se encontra acima. O oásis na fronteira entre Cyrodiil e Elsweyr é uma coleção colorida de tendas banhadas pelo sol no vasto deserto de Elsweyr.

Por vários meios, foi organizado que um grupo de aventureiros conheça o líder da caravana chamado Kar'reem. Sua enorme tenda está cheia de Khajiits, os quais parecem não serem afetados pelo calor, eles olham para você com cautela. O interior escuro da tenda é um alívio comparado ao brilho do sol intenso do lado de fora, embora ainda esteja tão quente quanto no exterior. Os sons suaves do instrumento de cordas enchem o ar, e as pessoas estão ocupadas comendo, bebendo e conversando. Um servo Argoniano o acompanha até uma mesa vazia.

IMAGEaHR0cHM6Ly9mc21lZGlhLmltZ2l4Lm5ldC84NS8yMC9jZC8xMi9lZTQ5LzQ2MjYvOWMyNS81MzU1ZmQ0ZWYzOGIvZWxkZXItc2Nyb2xscy02LmpwZWc=

As semelhanças também se estendem à jogabilidade e aos detalhes do cenário. Aqui está uma descrição de uma caravana que os jogadores podem encontrar em "The Black Road":

Quatro carroças, cada uma puxada por dois camelos mal-humorados

Uma carroça carrega a comida da caravana

Uma carroça carrega a água da caravana e um carregamento de ervas medicinais

Uma carroça carrega uma remessa de armas

Uma carroça carrega a estátua de Angharradh

A caravana viaja e dorme em dois turnos todos os dias. Viajam do amanhecer até o meio-dia, dormem do meio-dia até o final da tarde na sombra, viajam do final da tarde até a hora do jantar. Dormem depois da hora do jantar até a madrugada.

E aqui está uma descrição de uma caravana em "Elsweyr" que aparece no mesmo ponto da aventura:

Quatro diligências, cada uma puxada por dois cavalos

Uma diligência carrega todos os alimentos

Uma diligência carrega toda a água e medicamentos

Uma diligência carrega uma grande carga de armas

Uma diligência carrega a estátua

A caravana viaja em dois turnos todos os dias. Do início da manhã até a tarde, então descansam e dormem até o final da tarde. E do final da tarde ao pôr do sol.

Estes são apenas alguns exemplos das semelhanças entre as duas aventuras. Um porta-voz da Bethesda respondeu:

Estamos investigando mais fundo para descobrir o que aconteceu, mas nesse meio tempo, nós removemos a aventura.

A postagem já removida no Facebook da Bethesda anunciando a aventura "Elsweyr", a qual dizia que vinha de "nossos amigos da Bethesda Netherlands", continha muitos comentários de jogadores de D&D reclamando sobre o que eles entendiam como um furto. Isso inclui Paige Leitman, listada como designer e autora da aventura de D&D. Ela postou um longo tópico no Facebook intitulado "Como Eles Plagiaram Nossa Aventura, Uma Apresentação em Powerpoint", destacando muitos exemplos de textos incrivelmente semelhantes nos dois trabalhos. Ela também disse:

Ei, The Elder Scrolls Online, você poderia, por favor, informar sua equipe jurídica? Isso não é NADA legal.

Quando questionada sobre o assunto, Leitman disse que "não iria fazer comentários até que ambos os autores tivessem a chance de discutir e entender as ramificações".

IMAGEICBodHRwczovL2Nkbi5zaG9waWZ5LmNvbS9zL2ZpbGVzLzEvMDA1Mi83NjEwLzY4MjIvcHJvZHVjdHMvNGVyT1d5ZE9VN18xMDI0eDEwMjRAMnguanBn

No mundo dos games, pode ser difícil provar a violação de direitos autorais sem a cópia direta de "elementos expressivos", como obras de arte, música e efeitos sonoros. Mesmo os jogos que copiam a mecânica e o estilo de um jogo podem não ser entendidos como uma violação.

No entanto, no caso de um jogo de RPG de mesa escrito como esse, as semelhanças diretas e esmagadoras nas histórias e no texto poderiam resultar em um caso mais claro de violação de direitos autorais. Como o advogado David Lizerbram escreveu em 2017 sobre os direitos autorais de D&D, "Você está livre para descrever, discutir ou criticar qualquer conteúdo publicado em qualquer formato que desejar... No entanto, evite copiar trechos de texto ou reproduzir imagens." E a mudança de algumas palavras e cenários da Bethesda provavelmente não irão a proteger no tribunal.

A versão para vídeo-game da expansão Elsweyr de Elder Scrolls Online estará disponível para PC em 20 de maio, com as versões para Xbox One e PS4 chegando em 4 de junho.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Publicações em Destaque