Diretor diz que gostaria de trabalhar em novos jogos de FF Tactics e Ogre Battle

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWRkZWltYWdlbnMuY29tLmJyL2ltYWdlcy8wMDIvMDk2Lzk5MC9mdWxsL0ZpbmFsX0ZhbnRhc3lfVGFjdGljcy5qcGc=

A Dengeki Online publicou uma longa entrevista com Yasumi Matsuno e Naoki Yoshida. Yasumi Matsuno é o diretor da Final Fantasy Tactics e da série Ogre Battle Saga. Naoki Yoshida é o diretor de Final Fantasy XIV. A entrevista com a dupla foi a respeito do conteúdo da raid Return to Ivalice de Final Fantasy XIV Stormblood, a qual foi criada com a ajuda de Matsuno. Lembrando que a entrevista contém SPOILERS de Return to Ivalice e Final Fantasy Tactics.

Matsuno e Yoshida falaram a maior parte sobre o conteúdo de história de Return to Ivalice na entrevista, falando sobre como ela é baseada na ideia de um cenário hipotético em que Ramza e seus companheiros não conseguiram derrotar Ultima em Final Fantasy Tactics. Matsuno incluiu muitas referências e elementos para alimentar a especulação dos fãs em Return to Ivalice. Uma delas é a possível conexão entre o Palace of the Dead de Final Fantasy XIV e o Necrohol of Mullonde que aparece em Final Fantasy Tactics.

Eu pedi à equipe de Final Fantasy XIV para fazer o Palace of the Dead parecido com o Necrohol of Mullonde. Eu pensei que seria legal se os jogadores imaginassem que você talvez pudesse alcançar o Necrohol se fosse para baixo do Palácio.

Matsuno também falou sobre como ele incluiu referências aos jogos da série Ogre Battle Saga, embora tenha enfatizado que o mundo de Ivalice (FF Tactics, FF XII, etc.) e o mundo de Ogre Battle Saga não estão relacionados.

IMAGEaHR0cHM6Ly9uaW50ZW5kb3dpcmUuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE3LzAyL0Jhbm5lci1PZ3JlQmF0dGxlNjQtMS5qcGc=

Muitas referências pequenas como essa estão em Return to Ivalice. Outra é o que acontece após os jogadores derrotarem o Holy Knight Agrias no Orbonne Monastery. Há um círculo mágico que leva a Mullonde e Fran menciona um Chaos Gate. Chaos Gates aparecem nos jogos da série Ogre Battle Saga. O design do círculo mágico nessa cena em FF XIV é o mesmo de Tactics Ogre The Wheels of Fate. Claro que ambos os jogos não estão oficialmente conectados, é apenas uma meta-referência. Eu achei que os jogadores que jogaram os jogos Ogre notariam e pensariam "talvez esteja ligado ao Palace of the Dead de Tactics Ogre".

Yasumi Matsuno também falou sobre se ele fará um novo Final Fantasy Tactics ou um novo Ogre Battle Saga.

Em vez de olhar para o passado, sou o tipo de pessoa que adora testar coisas novas. Mas quando você chega à minha idade, você começa a pensar coisas como "Quanto tempo ainda tenho para continuar fazendo jogos?". E eu não estou falando de aposentadoria, estou falando sobre a morte. Recentemente, eu fui a mais funerais do que casamentos, e isso me deu conta de quão limitado é o nosso tempo. Em lugares como o Twitter, os fãs às vezes me enviam mensagens como "Eu realmente gostaria que você fizesse um novo Ogre ou FFT!!". Quando vejo mensagens como essa, uma parte de mim pensa "eu provavelmente preciso fazer isso antes de morrer".

Durante a entrevista, Matsuno lembrou a todos que a história de Final Fantasy Tactics foi concluída no jogo original, e os eventos de Return to Ivalice não estão relacionados. Return to Ivalice é baseado em um cenário hipotético onde Ramza e seus amigos acabaram morrendo na batalha final. No entanto, ele explicou que já havia mencionado no passado que Ramza e seus amigos sobreviveram ao final de FFT. Matsuno também mencionou como o evento de colaboração de Lord of Vermillion 3 com Final Fantasy Tactics incluiu pequenos detalhes sobre a vida de Ramza após os eventos do jogo original.

IMAGEaHR0cHM6Ly93YWxscGFwZXJzLndhbGxoYXZlbi5jYy93YWxscGFwZXJzL2Z1bGwvd2FsbGhhdmVuLTQ2MzY3OS5wbmc=

Lord of Vermillion 3 mencionou como Ramza e seus companheiros sobreviveram aos eventos de FFT. Eles deixaram Ivalice e decidiram explorar novas terras. Quando eu ainda trabalhava na Square, até os funcionários da Square me perguntavam "Ramza sobreviveu ao final de FFT?". Eu sempre lamentei por ainda ser muito inexperiente quando fiz o jogo original, não conseguindo deixar claro que sim, Ramza e seus amigos definitivamente sobreviveram.

Final Fantasy XIV está disponível para PC e PS4. Ele receberá sua terceira expansão, Shadowbringers, em 2 de julho de 2019. A expansão adicionará os Vieras, entre outras coisas. Além de Final Fantasy XIV, Naoki Yoshida também está no comando de um novo projeto Triple-A da Square Enix.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.