CD Projekt RED é acusada de violar direitos autorais

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGVhbWNkbi1hLmFrYW1haWhkLm5ldC9zdGVhbS9hcHBzLzI5MjAzMC9zc182NGViNzYwZjlhMmI2N2Y2NzMxYTcxY2NlM2E4ZmI2ODRiOWFmMjY3LjE5MjB4MTA4MC5qcGc=

O RPG de fantasia The Witcher 3: Wild Hunt vendeu milhões de cópias em todo o mundo e foi aclamado pela crítica. Uma das razões para isso são as músicas que os jogadores ouvem ao longo do jogo. No entanto, a desenvolvedora CD Projekt RED pode agora ter problemas por causa dessa trilha sonora.

O compositor Croata Elvis Stanić acusou a CD Projekt RED de violar direitos autorais sobre a trilha sonora de The Witcher 3: Wild Hunt. A trilha sonora apresenta uma música chamada Widow-Maker e Stanić afirma que é uma cópia de uma música sua chamada Naranča.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zMS5nYW1pbmctY2RuLmNvbS9pbWFnZXMvcHJvZHVjdHMvMTQ5Ny9zY3JlZW5zaG90L3RoZS13aXRjaGVyLTMtd2lsZC1odW50LWdvdHktd2FsbHBhcGVyLTQuanBn

A música foi gravada para a trilha sonora de The Witcher 3: Wild Hunt por Mikołaj Stroiński e Marcin Przybyłowicz e foi baseado no álbum de 2012 Songs from the Southern Slavs da banda Percival. Uma das músicas desse álbum era Naranča, escrita por Stanić e tocada pela banda Putokazi. A música é registrada na instituição Croata ZAMP e na Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC).

Stanić diz que a música já foi removida da trilha sonora do jogo em plataformas de streaming e download de música depois que ele contatou a CD Projekt RED sobre isso no ano passado. No entanto, o compositor diz que a desenvolvedora ainda vende "ilegalmente" a música como parte das versões em vinil da trilha sonora de The Witcher 3: Wild Hunt.

ck1pOUFpSEpnYVU=

ckxOS0ZOUkhPTkk=

Stanić está "encantado" com o fato de sua música estar ligada a The Witcher 3: Wild Hunt e que possui tantos fãs, mas ele foi "submetido a enormes prejuízos como um autor exclusivo". O compositor também está apresentando queixas de direitos autorais contras as versões da música no YouTube, mas não tem planos de entrar com ações legais contra os criadores de conteúdo do YouTube. Parece ser com a CD Projekt RED que Stanić tem problemas.

Esta não é a primeira vez que a CD Projekt RED entra em uma disputa financeira por causa de The Witcher 3: Wild Hunt. Andrzej Sapkowski, o autor cujas obras serviram de base para os jogos The Witcher, exigiu mais pagamentos da CD Projekt RED. O autor sentiu que deviam a ele maior royalties por sua participação no sucesso do jogo. A desenvolvedora refutou essas alegações, mas parece que eles chegaram a um acordo.

A CD Projekt RED ainda não respondeu às afirmações de Stanić e não se sabe quanto de indenização o músico está procurando. No entanto, essas disputas por causa do jogo ao menos farão com que a desenvolvedora tenha mais cuidado se decidir fazer The Witcher 4.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,