BioWare só começou a produção de Anthem nos últimos 18 meses

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pMC53cC5jb20vZ2FtZXJzbmV3cy5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTgvMDgvQW50aGVtXzAwMi5qcGc=

O editor de notícias do Kotaku, Jason Schreier, publicou uma extensa reportagem sobre o desenvolvimento de Anthem, e mais especificamente, o que deu errado durante esse tempo. Schreier entrevistou 19 desenvolvedores e pessoas que estavam tangencialmente envolvidas na produção do jogo. Como você deve saber, Anthem foi um fracasso e teve uma recepção negativa dos críticos, o que foi decepcionante, já que parecia tão promissor durante o marketing. No entanto, isso não significa que o jogo não tenha vendido bem, na verdade, foi o jogo mais vendido de Fevereiro.

Mas para um estúdio de desenvolvimento que normalmente é conhecido por criar produtos de qualidade, isso foi inesperado. Especialmente levando em conta que, como o próprio Schreier disse:

É uma história de um game que esteve em desenvolvimento por quase sete anos, mas não entrou em produção até os últimos 18 meses, graças a grandes reboots na narrativa, grandes revisões de design, e uma liderança supostamente incapaz de fornecer uma visão consistente e indisposta a ouvir o feedback.

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHMxLmlnbmltZ3MuY29tL3RodW1icy91c2VyVXBsb2FkZWQvMjAxOS8zLzEvZ2FtZXNjb29wYW50aGVtYmxvZ3JvbGwtMTU1MTQ3NjQyMjE4MC5qcGc=

Talvez até mais inesperado seja o que aconteceu durante o desenvolvimento de Anthem. É fácil apontar o dedo para a EA e a culpar pela forma como Anthem acabou saindo, mas com base nas reportagens de Schreier, é muito mais complicado do que isso. Um fator importante que contribuiu para o desenvolvimento problemático de Anthem foi a saúde mental da equipe.

Supostamente, inúmeros membros da equipe sofreram de colapsos mentais e exaustão após a produção de Dragon Age: Inquisition de 2014. Durante os estágios finais de produção do jogo, houve uma enorme quantidade de crunch, levando a excesso de trabalho, exaustão e um estado mental nada saudável.

IMAGEaHR0cHM6Ly9kYXRhMy5vcmlnaW4uY29tL2NvbnRlbnQvZGFtL29yaWdpbngvd2ViL2FwcC9nYW1lcy9hbnRoZW0vYW50aGVtL0FOVEhFTV9wYXJ0Ml9zY3JlZW5zaG90X3Y3LmpwZw==

Houve um ponto interessante na reportagem em que uma fonte anônima declarou que "nós precisávamos que Dragon Age: Inquisition falhasse para que as pessoas percebessem que este não é o jeito certo de fazer os jogos". Isso é revelador, porque é como recompensar ações negativas. Como você deve saber, Inquisition foi o Jogo do Ano de 2014, o que solidificou ainda mais as práticas de desenvolvimento negativas do estúdio.

Em 2014, a Bioware lançou um teaser trailer detalhando sua visão de Anthem, a qual não se parecia em nada com a versão final do jogo. Sua visão inicial do jogo era mais como um jogo de sobrevivência e menos como um loot shooter. Na época, a moral da equipe estava supostamente alta e eles estavam empolgados por trabalharem no jogo dos seus sonhos.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuc2VsZWN0Z2FtZS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTkvMDIvQW50aGVtLUltYWdlbS1kby1qb2dvLWRhLUVsZWN0cm9uaWMtQXJ0cy0wMi5qcGc=

Mas após perder o diretor do jogo, Casey Hudson, e outros membros da equipe, as coisas começaram a mudar. Além disso, o jogo começou a parecer "muito Dragon Age", algo que muitos membros da equipe foram contra. Eles queriam fazer algo diferente. Ficou claro que a gerência que assumiu o cargo após a saída de Hudson não tinha uma visão clara de Anthem, o que dificultou o trabalho dos desenvolvedores para atingir um objetivo específico. As coisas pareciam não estar muito claras. Houve vários casos de membros da equipe contando histórias sobre a gerência tendo reuniões sobre as mecânicas do jogo que nunca pareciam ter uma decisão final, deixando todos em um estado de incerteza.

Como isso acontecia repetidamente, o progresso no jogo diminuiu. Em 2016, pouco progresso estava sendo feito com Anthem. Quando combinado com a infame engine Frostbite, a qual muitos desenvolvedores criticaram duramente, o jogo acabou enfrentando vários problemas.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZXMuaWRnZXNnLm5ldC9pbWFnZXMvYXJ0aWNsZS8yMDE5LzAyL2Rlc2t0b3Atc2NyZWVuc2hvdC0yMDE5LjAyLjE0LTE4LjE1LjAyLjM0LTEwMDc4OTExMC1vcmlnLmpwZw==

Mas os problemas não param por aí. Houve problemas com o jogo sendo praticamente reiniciado, indecisão entre os membros da equipe, péssimo gerenciamento, e até mesmo o risco de Anthem ser cancelado. Só bem mais tarde na produção do jogo que a equipe de desenvolvimento chegou a saber o que estavam fazendo.

Pelo menos isso esclarece um pouco as coisas sobre o que aconteceu durante o desenvolvimento do jogo. Isso surpreende você?

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Publicações em Destaque