AMD acha que Nvidia DLSS não é bom o bastante e Taa & Smaa são melhores

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9qNHQ1ZjNjNC5zdGFja3BhdGhjZG4uY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8xLTY1LTEwMjR4NTc2LmpwZw==

Recentemente, dois grandes títulos receberam suporte ao NVIDIA DLSS, Metro Exodus e Battlefield V. Ambos os jogos vêm com o DXR (DirectX Raytracing) da NVIDIA, o qual no momento é suportado apenas pelas placas GeForce RTX. O DLSS torna esses jogos reproduzíveis em resoluções mais altas com taxas de quadros muito melhores, embora haja uma diminuição notável na nitidez da imagem. Agora, a AMD criticou a DLSS, dizendo que os métodos tradicionais de AA, como SMAA e TAA, "oferecem combinações superiores de qualidade de imagem e desempenho."

A AMD não parou por aí e começou a chamar a técnica de antialiasing baseado em AI de inferior, causando artefatos na imagem devido a um algoritmo de alisamento e upscaling ruim. Um tempo atrás, na palestra da CES da empresa, Adam Kozak afirmou que a AMD poderia criar algo semelhante à tecnologia DLSS da NVIDIA para a recém-anunciada GPU Radeon Vega VII de 7nm.

O Nvidia DLSS pode ser feito com uma abordagem de GPGPU com a nossa GPU.

IMAGEaHR0cHM6Ly9qNHQ1ZjNjNC5zdGFja3BhdGhjZG4uY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy9hbGVrc2FuZHJhcy1kemlraWEtbWV0cm9leG9kdXMtb25saW5lMy13YXRlcm1hcmstMTAyNHg1NzYuanBn

No entanto, parece que isso não vai acontecer tão cedo, já que a AMD não parece muito impressionada com o DLSS. O diretor de marketing da AMD disse o seguinte sobre o assunto:

No final, estamos analisando os métodos que serão amplamente implementados nos jogos de hoje, e que funcionam excepcionalmente bem na Radeon VII. Portanto, nossa prioridade será o SMAA e TAA e não tecnologias proprietárias.

Houve especulações de que a AMD poderia usar o WindowsML ou o DirectML para desenvolver uma técnica de upscaling de código aberto semelhante ao DLSS para sua placa gráfica Radeon Vega VII. Mas após ouvir a reação do chefe de marketing da AMD ao DLSS, provavelmente a empresa não irá imitar a tecnologia da GeForce tão cedo.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Publicações em Destaque