Com o alto custo para o desenvolvimento de jogos, as empresas decidiram aumentar o preço de seus jogos para US$ 70, mas a verdade é que esse preço pode acabar desaparecendo.
Matthew Karch, atual CEO da Saber Interactive, afirmou que os jogos AAA com preço de US$ 70 eventualmente se tornarão coisa do passado. Ele acredita que a maioria dos desenvolvedores provavelmente mudará para jogos mais baratos para evitar riscos.
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Ele usa a própria Ubisoft como exemplo, pois a empresa teve dificuldades em cumprir os prazos de lançamento para os seus grandes títulos. Outro exemplo mencionado por ele é Helldivers 2, sendo um jogo de mercado intermediário que teve um excelente desempenho (vendas).
"Olha, você lembra da expectativa para o Cyberpunk, que acho que acabou tendo um desempenho razoável, mas quando as expectativas estão tão altas e tanto dinheiro é investido em um único título, é um risco enorme para a empresa que está fazendo isso. E se fracassar?"
"Você lembra o que aconteceu com a Ubisoft há alguns anos, todos os seus títulos foram adiados para o próximo ano, e de repente eles estavam em uma situação completamente diferente? É difícil se recuperar disso."
"Acredito que o mercado vai se voltar para o desenvolvimento que não necessariamente terá qualidade inferior, mas haverá um foco em tentar encontrar maneiras de reduzir os custos."
Ao mesmo tempo, ele alerta sobre o preço de US$ 70 para Warhammer 40000: Space Marine 2, que poderia ter um preço mais acessível, mas caso isso ocorresse, o público poderia considerar o jogo de "baixa qualidade".