Sony traça plano ambicioso para revolucionar o PlayStation Plus

#Games | Conteúdo original, jogos como serviço, lançamento multiplataforma e muito mais.
Billy Butcherem

Ao longo da última semana, vimos um vazamento de proporções massivas atingirem a Insomniac Games, estúdio da Sony Interactive Entertainment, no total de 1 TB.

Dentre os assuntos vazados, vimos Marvel's Wolverine em ação, os planos futuros do estúdio, que incluem Marvel's Venom, Marvel's Spider-Man 3, um novo Ratchet & Clank, e Marvel's X-Men. Além disso, descobrimos estratégias internas da PlayStation a respeito da aquisição da Activision Blizzard.

Agora, como reportado por jornalistas e fontes no NeoGaf e Reddit, é descoberto um arquivo de quase 3 GB e um total de 69 slides com informações internas sobre o PlayStation Plus.

Alguns dias, noticiamos sobre alguns desses arquivos vazados, que falavam sobre o serviço chegar ao PC, Mobile e televisões, mas agora temos ainda mais informações internas sobre o que Sony planeja para o serviço. No geral, se trata de um plano super ambicioso no qual pode colocar o PlayStation Plus entre os serviços de jogos mais competitivos do mercado.

Vamos traçar alguns detalhes sobre:

  1. Sony planeja criar uma experiência coesa que unifique o PlayStation App, PlayStation Direct, PlayStation Store, PlayStation Web, e lojas parceiras.
  2. Retranformar a experiência de jogos, indo de ciclos comerciais com ganhos baseados no lançamento para lançamentos que continuem sendo suportados ao longo do tempo.
  3. Expandir o PlayStation Plus e seus benefícios exclusivos para englobar conteúdo de entretenimento do mais alto nível.
  4. Estabelecer o PlayStation como a plataforma líder para Jogos como Serviço (GaaS), oferecendo infraestrutura e conteúdo benéfico para os assinantes do PlayStation Plus.
  5. Levar a plataforma PlayStation e o serviço PlayStation Plus para o Windows (PC), sistemas móveis (Android, iOS) para atrair um novo público único e de maior alcance.

Para atingir essa marca, a Sony precisará mudar a atuação interna e visão de negócio interno do PlayStation, algo que leva tempo e preparo estratégico para encontrar um balanço sustentável que seja benéfico comercialmente para atrair jogadores da competição, ao mesmo que se mantém as raízes e essência do que é uma experiência PlayStation, focada em experiências de alto orçamento e com foco narrativo de grande qualidade.

Entre esses méritos, a Sony acredita que:

  1. Uma profunda análise estratégica e comercial deve ser avaliada; PlayStation precisa ser capaz de passar uma mensagem clara e global para entregar conteúdo e experiências através de todos os seus serviços.
  2. Execução de marketing para divulgação e vendas precisam ser atualizadas; Um processo persistente e melhorado precisa ser adotado, no qual aumente a receita, lucro, e atinja as novas métricas de mercado do PlayStation.
  3. Novo talento de executivos e desenvolvedores especializados no ramo precisam ser contratados e colocados em posição de liderança no PlayStation para que a visão não se perca e seja unificada de forma a complementar, e não subtrair, o que a Sony já faz de melhor.

Também há um slide separando o que é o PlayStation Plus hoje, e sua visão, e o que o PlayStation Plus 3.0, o "serviço do futuro", junto de sua nova visão. O PlayStation Plus hoje, separado entre as categorias Essential, Extra, e Premium, tem objetivo de ser o serviço de assinatura líder e essencial do mercado.

Já o PlayStation Plus do futuro, tem objetivo de ser a mais interessante e desejada forma de entretenimento global, se tornando o serviço de assinatura chave e irresistível para qualquer jogador.

Para o comprometimento dessas metas, o PlayStation Plus precisa ser destacado como forma-chave para se jogar para além de um console ou máquina PlayStation, não desprendendo do modelo tradicional de venda e compra de jogos, para que o PlayStation atraia públicos casuais e de apelo massivo, o que incui o PlayStation Plus em TVs Android, BRAVIA, FireTV, Samsung, Apple, além do PC via Windows e MacOS, e os celulares, Android e iOS.

Quando atingido um valor substancial de jogadores desse público, a Sony planeja 5 pilares sustentáveis:

  1. Maximizar a duração de seus jogos, para que o público se sinta atraído a continuar jogando e reassinando o serviço por mais tempo.
  2. Atrair aquisições e pedidos de serviços parceiros na assinatura do PlayStation Plus, garantindo também jogos atrativos e de maior apelo no serviço.
  3. Oferecer microtransações, DLCs, e sequências de jogos de grande demanda como benefício.
  4. Incluir jogos de diferentes tipos e estilos, o que engloba jogos AAA, indies, e de apelo para família.
  5. Garantir que haja muitos jogos de qualidade no portfólio, incluindo franquias de personagens principais, e lançamentos mensais.

Veja Também:
Cerca de 95% dos estúdios estão trabalhando ou esperam trabalhar com um GAAS
Jujutsu Kaisen: Cursed Clash ja está disponível
Tem espaço aí? Final Fantasy VII Rebirth ocupará quase 150 GB no SSD do PlayStation 5
Obsidian confirma que Avowed contará com vários finais
Silent Hill: The Short Message, novo jogo gratuito da franquia, foi detonado pela mídia especializada
Jornalista do The Verge sugere que Hi-Fi Rush realmente chegará ao PS5 e Nintendo Switch
Ver comentários