A indústria de jogos encontra-se atualmente em uma fase de grandes aquisições, com empresas adquirindo estúdios pequenos e até mesmo grandes editoras. No entanto, alguns consideram isso nocivo, como o ex-chefe da PlayStation, Shawn Layden.
Conversando com o portal GamesIndustry, Shawn Layden comentou como a consolidação é perigosa para a indústria. Além de matar a criatividade, ainda atrai a atenção de empresas de fora do mercado de games, as quais podem se interessar em adquirir estúdios.
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Neste momento, vemos todos os grandes jogadores dizendo: 'Oh, jogos? Estão rendendo bilhões de dólares por ano? Eu quero um pedaço disso' E então temos Google, Netflix, Apple e Amazon querendo ganhar um pedaço e tentando interferir na indústria.
Para Layden podemos ver exemplos disso em outras indústrias, como a forma que a Netflix mudou a forma como os filmes eram centrados no cinema e a Apple que entrou na indústria da música "convencendo a todos que 99 centavos por música era uma boa ideia".
É claro que Layden sabe que em sua época a própria Sony era uma empresa de fora que tentou entrar na indústria, mas ele afirma que ao criar o PlayStation a Sony conhecia suas próprias limitações. Ao invés de apostar em aquisições, investiram em algo próprio e tentaram ganhar o apoio das editoras.
Apesar dos riscos de empresas de fora tentarem prejudicar a indústria dos jogos, Layden afirma que muitas dessas empresas já estão percebendo que ter a tecnologia não significa conseguir fazer um jogo bom. Ele citou exemplos como o fracasso do Stadia e empresas de filmes como MGM no passado que tentaram sem sucesso usar suas franquias nos jogos.