As 15 mortes mais marcantes dos jogos

#Artigos | Confira algumas das mortes que mais nos marcaram nos jogos.
Viniciusem

Muitos jogos costumam trazer universos ricos e personagens bem construídos, nos fazendo criar uma grande ligação com eles. Isso só nos faz ficar ainda mais emocionados quando os desenvolvedores decidem matar um de seus personagens.

Separamos aqui uma lista com algumas das mortes mais marcantes nos jogos, as quais conseguiram emocionar os jogadores. Como é um assunto impossível de evitar entregar detalhes da narrativa, o artigo contará com spoiler de diversos jogos.

Leia Também:

  1. Uwe Boll: O pior diretor em adaptações de jogos
  2. Jogos que você provavelmente não sabia que receberam um filme

SPOILER DE DIVERSOS JOGOS ABAIXO
CONTINUE POR SUA CONTA E RISCO

John Marston - Red Dead Redemption

Em 2010, a Rockstar decidiu novamente apostar na franquia Red Dead. Tivemos então o lançamento de Red Dead Redemption, nos levando em uma grande aventura pelo faroeste.

Com um excelente desenvolvimento de personagens e uma história bem construída, Red Dead Redemption marcou os jogadores. Um dos principais motivos para isso foi sem dúvidas seu protagonista John Marston.

Após acompanhar toda a jornada de John caçando seus antigos amigos e cuidando de sua família, os jogadores chegam a um triste fim, onde John precisa se sacrificar para mantê-los seguros. É um final repentino para o personagem, sendo alvejado por diversas balas.

No entanto, o jogo não se encerra com a morte do protagonista, nos colocando no papel de seu filho crescido, mostrando os resultados do sacrifício de John e dando ainda mais peso para sua morte.

Lee Everett - The Walking Dead

A Telltale Games trabalhou em diversos point and click, mas foi com o lançamento do primeiro capítulo de The Walking Dead que a produtora entrou para o mapa, chegando até mesmo a ganhar como jogo do ano.

Um jogo ambientado no universo pós apocalíptico de The Walking Dead, o jogo apresentava escolhas que podiam trazer mudanças nas narrativas e contava com o protagonista Lee Everett, o qual cuidava de uma pequena garota chamada Clementine.

Após ser mordido por um zumbi e fazer de tudo para impedir sua transformação, incluindo a possibilidade de arrancar seu próprio braço, Lee chegou ao final de sua vida de forma triste e dolorosa.

Como se a morte de Lee já não fosse algo triste, o jogo ainda faz o jogador decidir se Clementine deve atirar em Lee para poupá-lo de virar uma criatura ou simplesmente deixá-lo sozinho. Sentimos a tristeza pela perda de Lee e pelo fato da pobre garota ter que ficar sozinha nesse mundo selvagem.

Ghost e Roach - Modern Warfare 2

Roach e especialmente Ghost de Call Of Duty: Modern Warfare 2 foram personagens que caíram no gosto dos jogadores, tendo diversos fãs, então o destino deles acabou certamente chocando muitos.

Em uma virada completamente inesperada, surpreendendo a todos, durante a missão para localizar Vladimir Makarov, o General Shepherd acabou se provando um traidor da equipe.

Todo jogador deve ter certamente ficado de queixo caído quando Sheperd disparou em Ghost e Roach e então queimou seus corpos. Inesperado e brutal, essa morte foi um dos grandes momentos da franquia Call of Duty.

Vesemir - The Witcher 3

Um amigo e de certa forma quase um pai para Geralt, o velho bruxo era alguém muito importante na vida do protagonista de The Witcher, estando presente desde o primeiro jogo da franquia.

Em The Witcher 3 vemos ele tendo um papel importante, não só apoiando Geralt em sua jornada, mas também servindo como professor da pequena Ciri no passado, consolidando o bruxo como um mentor para esses personagens.

Infelizmente no terceiro jogo vimos o bruxo chegando ao seu fim. Durante a dura batalha de Kaer Morhen contra as forças da Caçada Selvagem, Vesemir foi uma vítima de Imlerith.

Lutando para proteger Ciri contra a Caçada Selvagem, Vesemir terminou sua vida como um herói, incentivando a personagem a continuar em frente com sua vida. É sem dúvidas uma cena emocionante.

Dominic Santiago - Gears Of War

Se teve alguém que sofreu em Gears Of War, foi sem dúvidas Dominic Santiago. Desde o primeiro jogo o personagem vinha procurando sua esposa desaparecida, a qual havia sido capturada pelos Locust.

Ao finalmente encontrá-la, ele descobre que ela estava longe de ser a mulher que ele lembrava, tendo sido destruída tanto fisicamente quanto mentalmente pelas criaturas, restando apenas acabar com o sofrimento dela, dando fim a sua vida.

Como se isso já não bastasse, em Gears of War 3 a equipe se viu cercada pelos Locust e Dom percebe que a única forma de escaparem é se alguém ficar para trás e explodir toda a área.

Dom heroicamente se joga em direção ao perigo, dirigindo contra um tanque de combustível cheio, se sacrificando para derrotar a horda de Locust e abrir caminho para seus companheiros escaparem.

Joel - The Last of Us Part II

Uma morte polêmica, que deu o que falar e chegou a dividir a base de fãs da franquia. Após um primeiro jogo adorado por muitos, o qual acompanhava Joel em sua jornada com Ellie, a Naughty Dog decidiu arriscar.

Passando o papel principal para Ellie, o estúdio teve a coragem de matar Joel nas primeiras horas do jogo. E como se não bastasse, ele morreu de forma totalmente covarde, sendo atacado por trás pelos seus inimigos, não tendo nem mesmo oportunidade de lutar.

Apesar de polêmica, essa decisão certamente se mostrou corajosa para um protagonista no nível de Joel e serviu para pintar o quão cruel é esse mundo, onde ninguém é o herói da história, onde merece uma morte heroica.

Além de tirar a vida de Joel, a Naughty Dog ainda colocou os jogadores no papel da própria assassina dele, o que já era esperado que causaria um certo desagrado em parte da comunidade. Ainda assim, não podemos deixar de mencionar a ousadia do estúdio por tomar este caminho.

Arthur Morgan - Red Dead Redemption 2

Após o sucesso do primeiro Red Dead Redemption, a Rockstar retornou com um segundo capítulo da franquia, elevando a série para outro patamar. Red Dead Redemption 2 é sem dúvidas um dos jogos mais ambiciosos de mundo aberto já feitos.

Seu novo protagonista, Arthur Morgan, conquistou rapidamente os jogadores, com sua personalidade cativante e desejo de trazer uma vida melhor para o seu grupo, o que constantemente o coloca contra a lei e até mesmo seus amigos.

Como não podia ser diferente, a Rockstar repetiu a dose do primeiro jogo ao matar Arthur Morgan. Ao contrário de John, Arthur teve uma morte mais poética, morrendo de forma tranquila, mas ainda assim triste.

A morte dele pode até ter sido esperada por alguns, conforme a doença dele vai se agravando durante o decorrer do jogo, mas consegue ainda ser extremamente impactante, mexendo com o emocional de qualquer jogador.

Aerith Gainsborough - Final Fantasy VII

Uma morte que com certeza marcou uma geração. Aerith era uma parte fundamental da história de Final Fantasy VII, sendo um dos principais membros do grupo, então sua morte foi inesperada e chocante, ainda mais para sua época.

Durante uma longa viagem, os jogadores chegam ao local onde Aerith veio para pedir ajuda ao planeta para conseguir a White Materia, a única forma de impedir Sephiroth de destruir a todos com um meteoro.

Enquanto tentava invocar a White Materia, Sephiroth inesperadamente desce do céu, atravessando sua enorme espada Masamune contra o corpo de Aerith, em uma cena tanto bela quanto triste.

Uma cena que marcou muitos jogadores, mostrando Cloud segurando o corpo sem vida de Aerith enquanto toca o tema dela. E provavelmente iremos reviver essa cena, caso a morte se repita no remake.

Mordin Solus - Mass Effect 3

Um cientista que cometeu erros durante sua vida e está ciente disso. Embora não seja uma morte garantida, muitos jogadores não conseguiram salvar Mordin Solus, tendo que ver uma das mortes mais tristes nos jogos.

Tendo ajudado a criar uma nova variante do vírus genophage, o qual estava afetando negativamente a taxa de natalidade da raça Krogan, Mordin Solus está disposto a curar essa doença e pegar pelos seus erros.

Para liberar a cura, Mordin se dispõem a se sacrificar. A cena mostra o cientista em meio a uma torre em colapso, cantarolando uma canção enquanto libera a cura, segundos antes de sua morte.

Tendo sido um leal companheiro até o momento, é sem dúvidas uma dura despedida não só para o Comandante Shepard, mas também para todos os jogadores que chegaram a esse fim com o personagem.

Noble Team - Halo: Reach

Nem toda batalha possui uma saída fácil e sacrifícios são necessários para o bem maior. Embora a Noble Team não tivesse chances de derrotar a poderosa invasão da Covenant, isso não os impediu de lutar até o final.

Em Halo: Reach, os jogadores não tiveram que lidar apenas com uma única morte do protagonista, mas sim de todo o seu grupo. Os membros da Noble Team acabam tendo seu destino selado.

E no final, após perder seus companheiros e estar sozinho contra essa invasão alienígena, o protagonista Noble Six toma a difícil decisão de se sacrificar pelo bem maior da humanidade.

Embora Master Chief seja o grande protagonista da série, a Noble Team certamente ganhou seu lugar de respeito entre os fãs e marcou Halo: Reach como um dos jogos favoritos da série para muitos.

2B - NieR Automata

Após passar grande parte do jogo controlando a android 2B, os jogadores presenciam a protagonista sendo aos poucos corrompida por um vírus, sem chances de ser salva de seu destino.

Enquanto tentava achar um lugar tranquilo para morrer, os jogadores precisam percorrer um longo caminho enquanto a protagonista vai aos poucos perdendo o controle de seu corpo.

Seu fim chega pelas mãos de A2, uma andróide rebelde. Embora ela possua suas razões para matar 2B, não deixa de ser um momento triste ver o final de uma personagem que tantos gostaram.

Para o 9S também não foi nada fácil ver sua companheira sendo morta, o que teve grande efeito em sua personalidade, levando ele em uma espiral descendente até um estado de loucura, afetando totalmente o desenrolar do jogo.

Zack - Final Fantasy VII

Zack sempre foi uma grande lenda no mundo de Final Fantasy VII, tendo poucas aparições durante o jogo, o personagem se sacrificou para salvar o protagonista Cloud. Anos depois finalmente pudemos acompanhar melhor sua jornada com Crisis Core.

Após vivermos no papel do personagem durante toda sua trajetória e ver sua morte recontada de forma ainda mais impactante, Zack rapidamente se tornou um dos personagens favoritos dos fãs da franquia.

Zack morreu como um verdadeiro herói, enfrentando diversos soldados armados em uma batalha quase impossível de se vencer e no final se sacrificando para que Cloud pudesse continuar a viver.

Embora tenha sido um personagem com poucas aparições em Final Fantasy VII, Zack teve grande importância para a trama e também para o desenvolvimento de Cloud. No final deste ano, com o lançamento do remaster de Crisis Core, poderemos novamente rever a triste morte do personagem.

Tidus - Final Fantasy X

Outra morte marcante na franquia Final Fantasy. Os jogadores se aventuraram a história toda no papel do carismático e animado Tidus, o qual pretende ajudar a invocadora Yuna a derrotar uma ameaçadora criatura conhecida como Sin.

Após uma longa jornada com seus momentos alegres e tristes, eles acabam chegando ao fim, cumprindo seus objetivos. No entanto, temos a revelação que Tidus não era real, apenas um sonho com o objetivo de impedir Sin.

A cena final, com Tidus se despedindo de seus amigos, enquanto Yuna tenta abraçá-lo apenas para atravessar seu corpo, é realmente tocante. As últimas palavras que Yuna diz pra ele são "Eu te amo".

Eli Vance - Half-Life 2: Episode Two

Half-Life 2 foi sem dúvidas um marco para sua geração, trazendo aspectos técnicos muito à frente do seu tempo. No entanto, a Valve também conseguiu fazer o jogo se destacar pela sua ótima narrativa.

Cheia de mistérios e personagens carismáticos, a narrativa de Half-Life 2 também conseguiu chocar os jogadores com partes emocionantes, como na cena da morte de Eli Vance no Episode Two.

Pegando todos os jogadores de surpresa, a morte do cientista Eli Vance, uma parte importante da história do jogo, foi certamente um momento marcante do jogo, especialmente por ser um personagem que os fãs tanto gostavam.

O pior de tudo é ter que ver Alyx Vance assistir seu pai morrer bem na sua frente incapaz de fazer nada, depois chorando sobre o cadáver dele. O mais triste ainda é que os fãs nunca chegaram a receber o Episode Three.

The Boss - Metal Gear Solid 3

Snake recebe a triste notícia de que The Boss, sua mentora, era uma traidora dos Estados Unidos. Ele então é enviado na difícil missão de eliminá-la antes que cause grandes estragos.

Enquanto enfrenta os outros discípulos da The Boss, Snake constantemente se pergunta o que teria feito sua mentora trair seu país de origem, enquanto segredos vão sendo revelados no caminho.

Ao finalmente enfrentar a The Boss no final do jogo, Snake recebe a dura verdade: ela nunca havia traído os EUA. Pelo contrário, ela estaria dando sua vida, fingindo ser uma traidora, apenas para evitar uma guerra.

Após uma triste batalha em um belo cenário florido, Snake se torna o Big Boss, mas agora com dúvidas a respeito de seu próprio propósito e dos líderes de seu país que mentiram para ele.

E você, qual foi a morte mais marcante que você já presenciou nos jogos. Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo!

Veja Também:
Vaza vídeo apresentando o gameplay de Project U, novo jogo da Ubisoft
Vídeo compara os gráficos e desempenho de Suicide Squad no PC, PS5 e Xbox Series S|X
Like a Dragon: Infinite Wealth já vendeu 1 milhão de cópias
Elden Ring: Shadow of the Erdtree estaria passando por testes de controle de qualidade
Final Fantasy VII Rebirth pode ganhar demo em breve
Persona 3 Reload já está disponível no PC, PlayStation e Xbox
Ver comentários