Devs de Mass Effect 3 revelam crunch pós-lançamento para desenvolver novo final

#Games | Quase uma década depois, desenvolvedores refletem sobre a recepção negativa do final e como isso os afetou
GoldenEyeem

O ano era 2012. Mass Effect 3 estava para sair e já acumulava polêmicas. Inicialmente por antes mesmo do lançamento o jogo já ter uma DLC paga lançando junto com o jogo (From Ashes), e então os jogadores se depararam com o controverso final do jogo, que resultou em uma onda massiva de críticas dos jogadores, e infelizmente, ameaças de morte e assédio online aos desenvolvedores do jogo. A relação desenvolvedores e público nunca foi a mesma desde então.

O negativismo em torno do jogo, especialmente o final, foi sentido pela BioWare que anunciou que um novo final estendido seria adicionado ao jogo gratuitamente. O jogo levou anos para ser desenvolvido, mas a BioWare pressionou a DLC Extended Cut em apenas alguns meses, exigindo ainda mais trabalho e grandes cargas de horas extras.

Alguns dos desenvolvedores de Mass Effect 3 vieram dar entrevista ao grupo People Make Games para refletir sobre o período de lançamento e pós lançamento do jogo. Manveer Heir, o designer de gameplay comentou o assunto:

Acho que definitivamente afetou a moral da equipe. Você está meio que pronto para dar o ponto final nesse jogo e a franquia de certa forma, e então quando esse ponto final se estende, é como, espere, as pessoas que estavam se esforçando ao máximo no fim agora tem que voltar e começar e se esforçar novamente e não houve descanso.

Mark Jaskiewicz, o programador de sistema do jogo disse:

Esse período foi muito difícil, e eu não sei se alguém já falou sobre isso, mas sim nós estivemos sob crunch. Muitas pessoas passaram por momentos difíceis lidando com isso.

O designer cinematográfico de Mass Effect 3, Zachariah Scott ainda revela como a reação negativa ao final do jogo afetou a equipe no desenvolvimento de Dragon Age: Inquisition:

Eu me lembro de estarmos bem, mas em dois anos enquanto estávamos desenvolvendo Dragon Age: Inquisition... Todo mundo estava acabado, todo mundo estava completamente destruído, a moral era incrivelmente baixa. Eu normalmente não atribuo muito disso ao Mass Effect, mas é seguro dizer que, por volta dessa época, muitas pessoas fizeram terapia.

Um ex desenvolvedor da BioWare, comentando para o People Make Games, comparou a decisão do estúdio de fazer um novo final para o jogo como abrir a Caixa de Pandora. A People Make Games revelou ainda que alguns desenvolvedores de Mass Effect 3 compartilhavam das críticas do público quanto ao final do jogo. Outros alegaram que isso abriu um mal precedente sobre a visão criativa dos criadores contra os fãs.

Mass Effect 3 foi lançado originalmente em março de 2012 para PC, Xbox 360 e PlayStation 3.

Fonte: Kotaku
Veja Também:
Nova arte de Lara Croft não reflete sua aparência no próximo jogo
Nova atualização para Assassin's Creed Mirage inclui o modo 'Permadeath' e outras melhorias
Top Reino Unido | Mario vs. Donkey Kong estreia em primeiro lugar
PS5 Pro deve sair na segunda metade de 2024 para aumentar interesse no console, afirmam analistas
CEO da Arrowhead admite problema de escalabilidade em Helldivers 2
KEMURI, novo jogo de Ikumi Nakamura, ganha artes e detalhes inéditos
Ver comentários