Devs de Mass Effect 3 revelam crunch pós-lançamento para desenvolver novo final
O ano era 2012. Mass Effect 3 estava para sair e já acumulava polêmicas. Inicialmente por antes mesmo do lançamento o jogo já ter uma DLC paga lançando junto com o jogo (From Ashes), e então os jogadores se depararam com o controverso final do jogo, que resultou em uma onda massiva de críticas dos jogadores, e infelizmente, ameaças de morte e assédio online aos desenvolvedores do jogo. A relação desenvolvedores e público nunca foi a mesma desde então.
O negativismo em torno do jogo, especialmente o final, foi sentido pela BioWare que anunciou que um novo final estendido seria adicionado ao jogo gratuitamente. O jogo levou anos para ser desenvolvido, mas a BioWare pressionou a DLC Extended Cut em apenas alguns meses, exigindo ainda mais trabalho e grandes cargas de horas extras.
IMAGEaHR0cHM6Ly9lYWFzc2V0cy1hLmFrYW1haWhkLm5ldC9ibG9nLmJpb3dhcmUuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEyLzA2L2V4dGVuZGVkX2N1dC1wLmpwZw==
Alguns dos desenvolvedores de Mass Effect 3 vieram dar entrevista ao grupo People Make Games para refletir sobre o período de lançamento e pós lançamento do jogo. Manveer Heir, o designer de gameplay comentou o assunto:
Mark Jaskiewicz, o programador de sistema do jogo disse:
O designer cinematográfico de Mass Effect 3, Zachariah Scott ainda revela como a reação negativa ao final do jogo afetou a equipe no desenvolvimento de Dragon Age: Inquisition:
Um ex desenvolvedor da BioWare, comentando para o People Make Games, comparou a decisão do estúdio de fazer um novo final para o jogo como abrir a Caixa de Pandora. A People Make Games revelou ainda que alguns desenvolvedores de Mass Effect 3 compartilhavam das críticas do público quanto ao final do jogo. Outros alegaram que isso abriu um mal precedente sobre a visão criativa dos criadores contra os fãs.
Mass Effect 3 foi lançado originalmente em março de 2012 para PC, Xbox 360 e PlayStation 3.