Devs de Mass Effect 3 revelam crunch pós-lançamento para desenvolver novo final

Quase uma década depois, desenvolvedores refletem sobre a recepção negativa do final e como isso os afetou
#Games Publicado por GoldenEye, em

O ano era 2012. Mass Effect 3 estava para sair e já acumulava polêmicas. Inicialmente por antes mesmo do lançamento o jogo já ter uma DLC paga lançando junto com o jogo (From Ashes), e então os jogadores se depararam com o controverso final do jogo, que resultou em uma onda massiva de críticas dos jogadores, e infelizmente, ameaças de morte e assédio online aos desenvolvedores do jogo. A relação desenvolvedores e público nunca foi a mesma desde então.

O negativismo em torno do jogo, especialmente o final, foi sentido pela BioWare que anunciou que um novo final estendido seria adicionado ao jogo gratuitamente. O jogo levou anos para ser desenvolvido, mas a BioWare pressionou a DLC Extended Cut em apenas alguns meses, exigindo ainda mais trabalho e grandes cargas de horas extras.

IMAGEaHR0cHM6Ly9lYWFzc2V0cy1hLmFrYW1haWhkLm5ldC9ibG9nLmJpb3dhcmUuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEyLzA2L2V4dGVuZGVkX2N1dC1wLmpwZw==

Alguns dos desenvolvedores de Mass Effect 3 vieram dar entrevista ao grupo People Make Games para refletir sobre o período de lançamento e pós lançamento do jogo. Manveer Heir, o designer de gameplay comentou o assunto:

Acho que definitivamente afetou a moral da equipe. Você está meio que pronto para dar o ponto final nesse jogo e a franquia de certa forma, e então quando esse ponto final se estende, é como, espere, as pessoas que estavam se esforçando ao máximo no fim agora tem que voltar e começar e se esforçar novamente e não houve descanso.

Mark Jaskiewicz, o programador de sistema do jogo disse:

Esse período foi muito difícil, e eu não sei se alguém já falou sobre isso, mas sim nós estivemos sob crunch. Muitas pessoas passaram por momentos difíceis lidando com isso.

O designer cinematográfico de Mass Effect 3, Zachariah Scott ainda revela como a reação negativa ao final do jogo afetou a equipe no desenvolvimento de Dragon Age: Inquisition:

Eu me lembro de estarmos bem, mas em dois anos enquanto estávamos desenvolvendo Dragon Age: Inquisition... Todo mundo estava acabado, todo mundo estava completamente destruído, a moral era incrivelmente baixa. Eu normalmente não atribuo muito disso ao Mass Effect, mas é seguro dizer que, por volta dessa época, muitas pessoas fizeram terapia.

Um ex desenvolvedor da BioWare, comentando para o People Make Games, comparou a decisão do estúdio de fazer um novo final para o jogo como abrir a Caixa de Pandora. A People Make Games revelou ainda que alguns desenvolvedores de Mass Effect 3 compartilhavam das críticas do público quanto ao final do jogo. Outros alegaram que isso abriu um mal precedente sobre a visão criativa dos criadores contra os fãs.

Mass Effect 3 foi lançado originalmente em março de 2012 para PC, Xbox 360 e PlayStation 3.

Fonte: Kotaku
GoldenEye
GoldenEye #Goldeneye_007

Imagine uma descrição incrível aqui

Usuário do Site
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,