Tim Sweeney diz que o Fortnite e a Epic podem ficar na "lista negra" da Apple por até 5 anos

#Games | Executivo da empresa diz que a dona do iOS recusou reestabelecer as contas de desenvolvedores da Epic na App Store
Billy Butcherem

Apesar da briga com diversas revira-voltas entre Apple e Epic Games já ter sido completada (com as 2 empresas saindo como perdedoras), elas continuam agindo como inimigas uma da outra.

De acordo com o fundador e CEO da Epic, Tim Sweeney, a Apple colocou o Fortnite na “lista negra” até que o desenvolvedor tenha esgotado o processo de apelação, o que pode levar até cinco anos.

No início deste mês, a juíza Yvonne Gonzalez-Rogers decidiu que a Apple deve permitir opções de pagamento de terceiros, mas não foi tão longe a ponto de rotular a Apple como um monopólio, algo que a Epic Games usou de munição contra a empresa.

A juíza também ordenou que a Epic pagasse cerca de US$ 3,5 milhões, mais 30% de qualquer receita adicional arrecadada no iOS de Fortnite até a data do julgamento, o que fez as duas empresas terminarem a audiência do tribunal como derrotadas.

A rescisão do contrato de licença do programa de desenvolvedor da Apple com a Epic também foi considerada válida. Fortnite continua ausente da App Store da Apple após a decisão, com Sweeney acessando o Twitter para postar sua última troca de e-mail com a empresa.

“A Apple mentiu”, disse Sweeney.

“A Apple passou um ano dizendo ao mundo, ao tribunal e à imprensa que 'acolheria com prazer o retorno da Epic para a App Store se concordassem em seguir as mesmas regras que todos os outros'. A Epic concordou, e agora a Apple renegou outro abuso de seu poder de monopólio sobre 1 bilhão de usuários."

Sweeney compartilhou seu e-mail documentando o pagamento de US$ 6 milhões da Epic à Apple em conformidade com a decisão do tribunal. Sua mensagem inclui um pedido para que a Apple restabeleça a conta de desenvolvimento de Fortnite, e que a Epic “promete que irá aderir as diretrizes da Apple sempre e onde quer que lançarmos produtos nas plataformas Apple”.

A resposta da Apple a Sweeney nega o pedido, dizendo que “exerceu seu arbítrio para não restabelecer a conta do programa de desenvolvedor da Epic neste momento. Além disso, a Apple não irá considerar quaisquer outros pedidos de reintegração até que a decisão do tribunal distrital se torne final e irrecorrível."

Parece que a inimizade entre as empresas ainda vai durar bastante tempo. Esperamos pelo menos que isso não leve a uma outra disputa no tribunal.

Veja Também:
Jogos da PS Plus de Fevereiro já estão disponíveis
Ubisoft revela Rainbow Six SMOL, novo título rogue-lite da franquia
Nightingale já está disponível - Confira o trailer de lançamento
Nova atualização para Starfield já está disponível e adiciona suporte para AMD FSR 3 e Intel XeSS
Dead by Daylight anuncia seu mais novo capítulo, All Things Wicked
Confira as notas de Pacific Drive, novo jogo de sobrevivência em que você explora com seu carro
Ver comentários