Tim Sweeney diz que o Fortnite e a Epic podem ficar na lista negra da Apple por até 5 anos

Tim Sweeney diz que o Fortnite e a Epic podem ficar na "lista negra" da Apple por até 5 anos

Executivo da empresa diz que a dona do iOS recusou reestabelecer as contas de desenvolvedores da Epic na App Store
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Apesar da briga com diversas revira-voltas entre Apple e Epic Games já ter sido completada (com as 2 empresas saindo como perdedoras), elas continuam agindo como inimigas uma da outra.

De acordo com o fundador e CEO da Epic, Tim Sweeney, a Apple colocou o Fortnite na “lista negra” até que o desenvolvedor tenha esgotado o processo de apelação, o que pode levar até cinco anos.

No início deste mês, a juíza Yvonne Gonzalez-Rogers decidiu que a Apple deve permitir opções de pagamento de terceiros, mas não foi tão longe a ponto de rotular a Apple como um monopólio, algo que a Epic Games usou de munição contra a empresa.

A juíza também ordenou que a Epic pagasse cerca de US$ 3,5 milhões, mais 30% de qualquer receita adicional arrecadada no iOS de Fortnite até a data do julgamento, o que fez as duas empresas terminarem a audiência do tribunal como derrotadas.

A rescisão do contrato de licença do programa de desenvolvedor da Apple com a Epic também foi considerada válida. Fortnite continua ausente da App Store da Apple após a decisão, com Sweeney acessando o Twitter para postar sua última troca de e-mail com a empresa.

“A Apple mentiu”, disse Sweeney.

“A Apple passou um ano dizendo ao mundo, ao tribunal e à imprensa que 'acolheria com prazer o retorno da Epic para a App Store se concordassem em seguir as mesmas regras que todos os outros'. A Epic concordou, e agora a Apple renegou outro abuso de seu poder de monopólio sobre 1 bilhão de usuários."

Sweeney compartilhou seu e-mail documentando o pagamento de US$ 6 milhões da Epic à Apple em conformidade com a decisão do tribunal. Sua mensagem inclui um pedido para que a Apple restabeleça a conta de desenvolvimento de Fortnite, e que a Epic “promete que irá aderir as diretrizes da Apple sempre e onde quer que lançarmos produtos nas plataformas Apple”.

A resposta da Apple a Sweeney nega o pedido, dizendo que “exerceu seu arbítrio para não restabelecer a conta do programa de desenvolvedor da Epic neste momento. Além disso, a Apple não irá considerar quaisquer outros pedidos de reintegração até que a decisão do tribunal distrital se torne final e irrecorrível."

Parece que a inimizade entre as empresas ainda vai durar bastante tempo. Esperamos pelo menos que isso não leve a uma outra disputa no tribunal.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque