Análise | Mafia III - Definitive Edition

#Análises | O terceiro game da aclamada trilogia da 2K Games
Fantasmaem

HISTORIA

Em Mafia III nós jogamos com Lincoln Clay, um ex-soldado que serviu na guerra do Vietnã e agora retorna para á cidade fictícia de New Bordeaux, que é inspirada em Nova Orleans. Lincoln é um órfão que sempre teve vontade de achar seu lugar no mundo e ter uma família, e então ele acaba encontrando o acolhimento e amizade junto á um grupo do Sammy Robinson, um pequeno mafioso que atua no arredores da cidade, mais especificadamente na região de Delrey Hollow, e que serviu como pai para ele.

Á historia do game é contada como se fosse um video documentário, onde estão entrevistando o Padre James, Jon Donavan e Manguire. Esses três personagens estão contando o que aconteceu com Lincoln Clay durante sua passagem por New Bordeaux em 1968. Os três não ficam narrando á historia, más aparecem ao final de cada capitulo para comentar sobre o ocorrido e o que você pode esperar no próximo.

O grupo do Sammy Robinson deve uma grana enorme para uma Mafia muito grande da cidade e então decidem fazer um roubo grande na reserva federal para pagar essa divida e solicitam a ajuda de Lincoln porque ele é forte, rápido e experiente, já que esteve na guerra. O roubo vai conseguir quitar a divida e eles ainda vão conseguir tirar uma parte boa de lucro para eles. O grupo do Sammy recebe ajuda de alguns membros do grupo de Sal Marcano (o líder Mafioso a quem devem o dinheiro) para completar o assalto.

O plano é perfeito e então partem para execução, e a conclusão épica e inesperada, vou deixar para vocês descobrirem jogando.

Jogabilidade

Mafia III tem uma jogabilidade muito boa e fluida. Nos antigos Mafias o tiroteio era muito bem feito mas o combate mano á mano nem tanto, já aqui em Mafia III o combate deu uma melhorada boa e consegue render lutas muito legais bonitas ao decorrer do jogo.

Foi incluído também uma arvore de habilidades bem simples ao personagem, que se pode ser comprada com o dinheiro que você farma no jogo. Isso é algo que achei novo na franquia porque nos outros Mafias o dinheiro não tinha uma utilidade muito grande á não ser para itens cosméticos e á compra de munição, que eu achava desnecessário porque sempre ao iniciar uma missão que tem um tiroteio, sempre tinha uma caixa de munição próxima ou o primeiro inimigo que você matar, já lhe dava munição suficiente pro combate.

Nesse game parece que tudo foi dobrado, desde armas de fogo, brancas, carros, roupas, estações de radio e o tamanho do mapa. Na parte de tiro o jogo continua dando um show como de padrão da trilogia, armas funcionam muito bem e tem um design de áudio que deixa jogos que são focados apenas em tiroteios no chinelo.

Os carros são maravilhosos, e com o avanço da tecnologia e do tempo perante aos outros mafias, eles estão mais fáceis de dirigir e mais balanceados também. Á uma variação muito boa e grande deles, desde motos, carros, caminhões e pela primeira vez na franquia, veículos aquáticos que também funcionam muito bem.

O sistema de cobertura melhorou e está muito mais fluido, podendo andar mais rápido de cobertura pra cobertura e sair dela com mais facilidade também.

O stealth nesse game é presente também como nos anteriores mais aqui ele deu uma piorada. Á furtividade não funciona muito bem quando está rendendo o inimigo porque o Lincoln enche o inimigo de pancada. Tipo você consegue chegar até atrás dele tranquilamente sem ninguém te ver, más quando você clica o botão para render ele, o Lincoln espanca o inimigo numa animação demorada que alerta á todos, então não recomendo usar muito. Você tem á opção de interrogatório também más só pode ser usada em certos inimigos.

Mafia III agora possui um mundo aberto livre e missões secundarias, algo bastante pedido pelos fans da trilogia, elas são variadas e repetitivas ao mesmo tempo, e servem para te dar mais dinheiro e aumentar sua amizade com os seus subchefes. Agora não á a necessidade de sempre seguir as quests principais, você pode deixar ela lá e ir caçar coletáveis ou fazer missões secundarias.

Agora á um sistema muito simples de construção de base e império, nada muito complexo e parece que ele se molda sozinho, serve para te render uma grana extra enquanto faz algumas outras coisas pelo mapa.

Gráficos

Os graficos são sensacionais. Não tem nem muito o que falar, esse jogo dá um show nesse quesito em todas ás partes. Eu gostaria de destacar aqui as expressões faciais que estão monstruosas de bem feitas. Á cidade também não deixa a desejar com um ambiente muito variado e bem feito.

O game rende vários momentos magníficos que são dignos de você parar e tirar aquela print. Ás missões principais e secundarias também não ficam atrás com sua bela direção de cena, que deixa tudo ser mostrado friamente e sem cortes.

Como padrão da franquia, os combates e ás missões são muito bem feitas e de tirar o folego. Como agora temos um mundo mais aberto e menos linear do que os outros dois games, você pode tentar algumas abordagens diferentes ao fazer uma missão e eu achei isso legal demais( apesar de que passei todas no modo rambo). Existem cenários de pantano, pequenas florestas, praias e mega construções que são lindas.

Os veiculos também apresentam um grau altissimo de detalhamento e de todos os jogos da trilogia, aqui é onde eu vi os veiculos mais bonitos e legais de se dirigir de toda á franquia.

Deem uma olhada em algumas imagens dele.

As DLCs

Sobre ás DLCs eu não posso falar nada relacionado á historia delas porque uma simples palavra é um spoiler do jogo. O nome das Dlcs são Faster, Baby, Stones Unturned e Signs of the Times. São todas incriveis e nota 10/10, pra min as 3 estão no meu top 3 melhores dlcs que já joguei na vida, á melhor delas pra min é á Signs of the Times, que é triste e muito epica. Á dlc Faster, Baby tem personagens coadjuvantes sensacionais e missões de arrepiar e a Stones Unturned você tem a chance de saber mais sobre á vida de um dos personagens mais intrigantes da campanha e á jornada é simplesmente épica do começo ao fim.

Existem outras dlcs também mais são para adicionar armas, carros e cosméticos. Muito legais também, más as melhores armas e roupas você libera ao terminar as dlcs então acaba que fica meio estranho querer ter essas armas, más até que tem sua utilidade.

Defeitos

O que mais ouvi de Mafia III antes de jogar é que ele era um jogo muito ruim no lado técnico, contendo diversos defeitos. Não encontrei todos os defeitos que as pessoas me disseram que ele tinha, más encontrei alguns que chegaram á me incomodar.

Infelizmente o jogo tem um sistema de piramide de vilões, onde você precisa derrotar os menores para pegar os maiores, más tudo bem ! Tem vários jogos que fazem isso e eu não vejo problema, só que aqui em Mafia III ele é multiplicado por 10. São muitos mini-chefes e á maioria deles não tem relevancia nenhuma pra historia, e ás missões para chegar até eles são repetitivas demais.

Eu digo que não me incomodou muito isso pois já estou acostumado, más eu tento olhar pelos olhos dos outros jogadores e muitos podem desistir( isso é visto na porcentagem das conquistas ) no meio do jogo por achar ele muito massante e repetitivo. Isso foi algo que critiquei nas minhas outras analises dos mafias anteriores, que os antecessores tinham o final corrido e nesse aqui não, o final tem uma carga maior e um desenvolvimento melhor também, más esse desenvolvimento é graaaaaande.

Agora vamos lá, os bugs, não vi quase nenhum, e os que vi não atrapalharam em nada á gameplay. O maior que vi era um que quando eu iniciava o jogo, o local onde o Lincoln estava, ficava todo branco e brilhoso, e o grafico parecia de massinha de modelar. Eu sai do lugar e ele voltou ao normal, agora outros tipos de bugs, eu não vi. Quedas de fps foram bem poucas também.

O que mais me incomodou mesmo foi as dlcs. CALMA NÃO SÃO RUINS, muito pelo contrario, eu achei todas elas maravilhosas e valem o preço que são cobradas na loja, inclusive elas conseguem bater de frente com á historia principal do game, o problema é que nessas dlcs tem coisas que eram para estar no jogo base, coisas que enquanto eu jogava o jogo base eu pensei “ Poxa podiam colocar isso no game ! Seria mó legal.”, ai eu zerei o game e fui pras dlcs e descobri que o que eu queria tava na dlc ;-;. E eu não to falando de uma arma ou carro, eu to falando de meca nicas e comandos que deviam estar no jogo base, coisas da historia que precisavam estar lá.

No Mafia 3 você não tem muitos motivos legais pra gastar o dinheiro que ganha, especialmente se você tem á edição completa que era o meu caso que já vem com um carro muito apelão e armas mais apelonas ainda. Mais nas Dlcs aparece algo muito legal para você gastar seu dinheiro, só que eles deixam esse negocio legal apenas pra quando você zerá á dlc ! Isso é muito chato porque eu queria fazer isso durante á campanha.

Acho que não é spoiler se eu disser que na DLC você tem um sistema de construção de casa e plantação que é muito legal de mexer e parece ter muitas missões legais de caça e procura para melhorar sua base, e isso foi cortado do jogo base. Você pode até pensar que faz sentido, más quando você jogar vai ver que isso precisava ser no jogo base porque o que você constrói é algo dá campanha principal.

Conclusão da Trilogia e opinião pessoal

Muitos me pediram para comentar á respeito do que eu achei da trilogia Mafia, já que fiz uma analise dos 3 games aqui no site ( links no final dá conclusão ) e também me pediram para dar minha opinião sobre qual é melhor. Sinceramente eu gostei demais e recomendo todos os 3 jogos á todos que curtem esse gênero e até para os que não curtem.

Mafia III foi coberto de criticas negativas e quando eu peguei ele para jogar de uma ponta á outra, achei o game sensacional. Uma evolução grande perante os outros e um game digno de carregar o nome Mafia em seu titulo. Lincoln Clay é o melhor personagem da trilogia pra min ! Acho que de todos ele tem á melhor motivação para continuar e quem eu queria mais ver dar á volta por cima. Não estou desmerecendo Vito e o Tommy, que são sensacionais também, más o Lincoln foi quem eu achei mais legal.

É difícil escolher entre os 3, o melhor. Acho que cada um tem seu ponto mais forte do que o outro, por exemplo, o clima de mafioso e gangues de homens fora da leis, famílias e organizações criminosas, eu senti que Mafia Remake tem mais do que os outros, porque em mafia 2 e 3 você não tem muito contato direto com os Don’s e já no Mafia 1 você vê o Don Saliere á cada momento e pode falar com ele.

O que Mafia 2 sobressai sobre os outros é á diversão e seus personagens antagonistas. Joe Barbaro pra min carrega o Mafia II nas costas, o cara é sensacional. eu nunca dei tanta risada e sustos com um personagem no mundo dos games. Fora que no Mafia II eu vi os melhores tiroteios e design de missões. Ás missões de Mafia 2 são ás melhores de se jogar e como eu disse na analise dele, eu senti jogando um jogo feito pelo Quentin Tarantino que já sou muito fan.

O Mafia III me apresentou á melhor trilha sonora da trilogia ! Tive que baixar varias musicas que tocaram no game pra colocar pra ouvir durante um treino na academia ou no enquanto dirijo. Ele também tem á melhor gameplay e o melhor personagem principal.

Antes que eu me esqueça, os Mafias tem ligação entre si, não são sequencias diretas, mas tem personagens no Mafia 1 que aparecem no 2 e personagens do 2 que aparecem no 3.

Você que nunca jogou, recomendo que jogue os 3 porque está perdendo uma obra sensacional e bastante impolgante. Mafia III pelo que me disseram teve um lançamento conturbado, más hoje em dia, 2021, o game está bem polido e cheio de momentos épicos para você jogador, desfrutar.

Link das outras duas analises.https://www.gamevicio.com/noticias/2021/08/analise-mafia-definitive-edition-remake/

https://www.gamevicio.com/noticias/2021/08/analise-mafia-ii-definitive-edition/

Então pra finalizar, na minha humilde opinião, deixando bem claro que preferir um, não significa que os outros são ruins. Em primeiro lugar eu fico com Mafia III, em segundo eu coloco Mafia II e em ultimo, más não menos importante o Mafia I Remake.

Nota:8.6/10

Prós

.História

.Jogabilidade

.DLCs

.Gráficos

.Trilha Sonora

.Personagens

Contras

.Repetitivo ao extremo

.Conteúdo retirado do game e colocado nas DLCs

.Algumas falhas na renderização

Veja Também:
Diversos jogos da Microsoft podem chegar a outros consoles, afirmam jornalistas
David Jaffe afirma que o Game Pass colocou a Sony em apuros
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça acaba tendo um lançamento fraco no Steam
Rumor | Uncharted: Drake’s Fortune deve ganhar um remake
Embargo de Final Fantasy VII Rebirth cairá em 22 de Fevereiro
Ver comentários