Análise | Mafia II: Definitive Edition

Análise | Mafia II: Definitive Edition

Uma sequencia épica e imprevisível do primeiro game.
#Análises Publicado por Fantasma, em

HISTORIA

Em Mafia II nós jogamos com Vito Scaletta, um soldado que foi afastado da segunda guerra mundial devido á um ferimento que sofreu durante um combate contra os nazistas na Italia. Logo nos primeiros momentos de gameplay tomamos o controle de Vito na sua operação, onde podemos ver á crueldade da guerra e também onde ele vê pela primeira vez o poder que um Dom ( nome dado ao chefe de uma mafia ) tem sobre á população.

Depois do ferimento e o tempo no hospital, ele volta para á cidade fictícia de Empire Bay, que eu achei que foi inspirada em Nova York. Chegando lá, Vito encontra Joe Barbaro, seu amigo desde á infância e cúmplice nos crimes que cometeu em sua época. Os dois conversam sobre á cidade e o que mudou nesse tempo que ele esteve fora, e logo em seguida Vito volta para casa para ver sua mãe e irmã que moram sozinhas em um apartamento pequeno nos subúrbios da cidade, já que seu pai faleceu.

Como dito acima, Vito foi afastado da guerra e não dispensado, isso significa que ele vai ter que voltar para lá em algum momento porque ela ainda não acabou. Conversando com á família ele diz que não quer voltar de maneira alguma e seu amigo Joe que está envolvido com uma das 3 mafias mais fortes da cidade, diz que irá ajudá-lo falsificando um documento para que ele não precise voltar. Tudo parece estar se encaminhando até que Vito descobre que antes de seu pai falecer ele fez uma divida enorme para que sua mãe e irmã pagassem, e isso tem feito elas passarem dificuldades e ameaças constantes.

Vito decide ajudar sua família á quitar essa divida trabalhando, más um trabalho honesto e legalizado, paga extremamente mal e ele levaria anos para juntar o dinheiro para pagar á divida. Revoltado com á dificuldade ele procura seu amigo Joe para saber se as tarefas da Mafia lhe renderiam mais dinheiro e é ai que o jogo começa pra valer.

JOGABILIDADE

Mafia 2 teve sua edição definitiva desenvolvida pela Hangar 13 e á 2k games. O jogo apresenta uma evolução notável na gameplay se comparado ao primeiro titulo. Agora você pode interagir mais com mundo e o combate mano á mano teve uma melhora de leve, que fez com que ele ficasse mais cinematográfico e com uma pegada mais estratégica, focando em observar os movimentos do adversário.

O combate com armas eu achei que manteve o mesmo nível alto de qualidade que Mafia sempre apresentou na franquia, digo, ás armas são super balanceadas e tem uma diferença muito grande e legal entre elas. Quanto á variação no arsenal, ainda continua pouco, más isso não atrapalha em nada e nem chegou a ser um ponto que eu quis criticar, porque mesmo tendo poucas armas á disposição, elas são tão bem feitas que me fizeram questionar se havia realmente á necessidade de ter varias.

Os veículos continuam duros e derrapando mais do que deviam, más isso não é algo negativo e sim positivo aos meus olhos, até porque os carros daquela época eram desse jeito mesmo e á imersão que isso me deu foi muito grande. Você terá três estações de radio diferentes que tocam musicas muito legais da época e noticias.

Quanto aos comandos e o mapeamento de comandos no controle, preciso dizer que não joguei o Mafia I original lá de 2002, apenas o Mafia I Remake de 2020, então eu achei os comandos semelhantes, com exceção do ato de recarregar á arma e o cover, más nada que incomodou ou atrapalhou á jogatina, dentro de segundos você já grava na cabeça.

O game segue o estilo mundo aberto só que linear. Você tem um mundo enorme más que é explorado apenas enquanto você se dirige até á missão principal. No caso eu consegui parar algumas vezes explorar o mundo mesmo estando numa missão principal, más foi uma missão que eu notei que não se tinha pressa do personagem chegar ao objetivo, então fui realizar algumas conquistas, depois voltei e fiz á missão. Más á marcação no mapa indicando á missão principal ficou lá o tempo todo.

GRÁFICOS

Mafia II aos meus olhos, mesmo hoje em 2021, tem gráficos muito bem feitos e não envelheceu mal. Cheguei á jogar á versão do xbox 360 na época dele e já achava o gráfico e á movimentação do personagem incrível. Era espantoso o grau de realidade do game e á qualidade da direção e execução das missões. Jogando essa edição definitiva no xbox one s eu notei que houve melhoras boas comparada á versão do xbox 360. Mais partículas e reflexos podem ser vistas agora e algo que notei que melhorou muito mesmo, foi o cabelo dos personagens e os carros que estão bem mais detalhados.

Ás missões tem um grau de direção artística muito bonito. Cada missão tem uma serie de coisas acontecendo que são de encher os olhos, o que eu quero destacar aqui são os tiroteios e á destruição de cenário que são SURREAIS. O efeito que tem uma parede ao levar um tiro ou algum inimigo é muito lindo de se ver, e á paisagem mudando ao decorrer do tiroteio frenético é muito incrível.

Á cidade também é muito bonita e bem feita. Com um grau de detalhamento alto tanto por fora quanto por dentro. Você se sente que está naquela cidade e que todos ali estão vivendo uma vida.

Dê uma olhada em alguns prints que tirei durante minha jogatina.

Slide https://imgur.com/w9M2Yg8.jpeg;;;;;;https://imgur.com/6MyfTNL.jpeg;;;;;;https://imgur.com/xwVro8p.jpeg;;;;;;https://imgur.com/VqyqJuv.jpeg;;;;;;https://imgur.com/V1iGIae.jpeg;;;;;;https://imgur.com/OBXe5HF.jpeg

PONTOS FRACOS

Nenhum jogo consegue ser completamente perfeito, e Mafia II não escapa disso. Durante minha jogatina me deparei com coisas que me deixaram bastante irritado, como por exemplo, o problema com checkpoint.

Perdi as contas de quantas vezes morri no final de uma longa missão e tive que refazer ela do zero porque o jogo não tinha um checkpoint meio da missão, até mesmo depois de uma CG, o jogo não salvava e se você morresse, tinha que voltar trechos grades. Isso não tirou o brilho do jogo más me deixou bastante irritado em alguns momentos.

Se tem algo que me deixou irritado com vontade, á ponto de querer parar de jogar por um momento para me acalmar foram os NPCs do jogo… AHHHHH QUE ÓDIO. Eu fiquei tão bravo que comecei á contar durante á gameplay ás vezes que repeti missões ou fui atrapalhado por npcs no jogo, foram mais de 10. Como assim atrapalhado você pergunta ? Os npcs simplesmente durante uma fuga ou perseguição, colocam seus carros na sua frente pra te atrapalhar, e isso não é algo do roteiro do jogo, porque tem hora que fazem isso e tem hora que não fazem.

Algo que os npcs também fazem é bater o carro deles no seu e á policia começa á te perseguir ao invés deles, e os sem vergonhas fazem isso nas missões principais, e colocam um batalhão de policia atrás de você e namoral, eu nunca vi tanta policia em um jogo. Chega á ser estressante á quantidade absurda, á cada rua que você transita no jogo tem uma viatura ou policial patrulhando, e sim elas também atrapalham as missões principais, porque muitas das vezes você precisa dirigir rápido para chegar em um objetivo, ai dá de cara com uma viatura e então um exercito é formado atrás de você e não é coisa do roteiro, porque as vezes eles não estão lá no local quando você repete á missão ou estão em um local diferente.

O jogo também conta com inimigos que conseguem te acertar atravessando á parede do cover e isso me fez morrer inúmeras vezes. O jogo tem paredes invisíveis, uma delas me fez repetir á mesma missão 3 vezes. O jogo tem momentos que acaba uma CG e quando volta pro jogo, o Vito já está morto no chão porque parece que os inimigos estavam minados de ssd e carregaram primeiro no cenário que você. Quedas de fps, raras, más tem, e em momentos sem ação nenhuma.

Algo que também incomodou do começo ao fim são as legendas. Que são minusculas e de uma cor que dificulta muito á leitura. Precisei ficar perto da TV o jogo inteiro pra poder ler os diálogos e mesmo assim tive dificuldade.

Outro defeito também é o final corrido, que deixa algumas coisas meio que, precisando de um desenvolvimento maior.

ÁS DLCS

Ao todo são 3 DLCs, sendo elas The Betrayal of Jimmy, Joe’s Adventure e Jimmy’s Vendeta. Não cheguei á finalizar nenhuma delas, apenas dei uma pequena jogada para conferir e achei que elas são bem legais para quem quer saber de alguns acontecimentos ou apenas ficar mais um pouco de tempo no universo de Mafia II.

CONCLUSÃO E OPNIÃO PESSOAL

Mafia II é um jogo incrível e sensacional, com uma jogabilidade excelente, uma historia muito, más muito boa. Eu gostaria de engrandecer aqui o personagem Joe Barbaro, que é um dos melhores personagens do mundo dos games que já vi ! Imprevisível e muito divertido.

Os gráficos são sensacionais e mesmo sendo um jogo mais antigo, pode ser jogado hoje em dia sem que pareça estar datado.

Quanto aos defeitos que citei, eles eu consegui passar por cima por ser um otimo game e mesmo me irritando, os prós me fizeram esquecer dos contras, más em uma analise preciso olhar mais para o lado critico do que o lado de fan, mesmo querendo dar um 10/10.

Sou muito fan dos filmes do Quentin Tarantino, e se alguém me perguntasse como seriam um jogo feito pelo aclamado diretor de cinema, eu recomendaria que esse alguém jogasse Mafia 2 porque é extremamente semelhante ao trabalho dele, até mesmo no sangue e exagero.

Foi uma experiência incrível com uma conclusão épica na historia, recomendo a todos que gostam do gênero de gangsters, mafia, ação e aventura, deem uma chance á essa obra magnifica.

Nota:8.6/10

Prós

.Historia e personagens

.Jogabilidade

.Missões

.Imersão

.Direção artística

Contras

.Npcs atrapalham á execução das missões

.Final corrido

.Paredes invisíveis

.Legendas minúsculas

.Inimigos atiram através da parede

9.3
Nota
Um game incrível com á temática mafiosa, divertido, imprevisível e épico.
Prós
  1. Historia e personagens
  2. Jogabilidade
  3. Missões
  4. Imersão
  5. Direção artística
Contras
  1. Npcs atrapalham á execução das missões
  2. Final corrido
  3. Paredes invisíveis
  4. Legendas minúsculas
  5. Inimigos atiram através da parede
Fantasma
Fantasma #FantasmaDe2049

Sou fascinado por Metal Gear Solid , Red Dead Redptiom, Gears of War, Uncharted , Battlefield, Children of Morta e o lendario The Witcher. Um grande fan dos filmes do Tarantino e de series como Invencivel e The Walking Dead. Bora jogar junto ? Gamertag:Fantasma2049 e ID:FantamasDe2049

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque