Quando a Motive Studios foi fundada em 2015 pela Jade Raymond, o estúdio da Electronic Arts foi feito com dois principais motivos: o primeiro era de criar uma IP que rivalizasse com Grand Theft Auto, e o segundo era de que eles estariam ajudando a Visceral Games na criação do Star Wars de codename "Project Ragtag".
Assim como a própria Visceral, a Motive não é um estúdio com uma sede fixa, com suas instalações e operações sendo feitas dentro da grande divisão francesa da Electronic Arts, a EA Montréal, sendo mais um time do que propriamente um estúdio, o que faz muitos temerem do estúdio um dia ter o mesmo destino da Visceral Games, que foi encerrada sem muitos problemas por ser basicamente uma equipe dentro da sede matriz da Electronic Arts em San Francisco.
Desde então tivemos a Motive Studios lançando o Single-player de Star Wars: Battlefront II e seu primeiro título feito sozinhos, Star Wars: Squadrons, feito pela equipe de Mass Effect: Andromeda, que era a BioWare Montréal (também dentro da sede da EA Montréal) e que foi reestruturada para ser parte de dentro da Motive.
Enquanto isso, o time da Nova IP para bater de frente com GTA esteve desde 2015 fazendo seu projeto, que durante o EA Play Live 2020 pudemos ver um pouco do que ele seria, mas que entretanto, no início desse ano foi cancelado, após estar 6 anos em produção.
Como já anunciado nessa semana, um time reserva da Motive Studios está criando Dead Space Remake, produção liderada pelo diretor de For Honor e o produtor de Watch Dogs: Legion, enquanto o time da Nova IP cancelada começa a se desfazer.
Nas suas redes sociais, Steven Masters, que estava atuando no papel de diretor de design na Nova IP da Motive Studios desde 2016, revelou que estará saindo do estúdio e consequentemente, da Electronic Arts. Masters foi o líder de design em Assassin's Creed 3 e Brotherhood, além de ter atuado no mesmo papel de Rainbow Six Vegas 1 e 2 antes de se juntar a Motive no final de 2016.
Após 4,5 anos, um lançamento de sucesso, um jogo com vendas de sucesso e um jogo falhado em sua produção, é hora de deixar a Electronic Arts e partir para um novo caminho. A EA tem sido uma ótima empresa para se trabalhar, com algumas pessoas incrivelmente talentosas com quem tive o prazer de conhecer, mas todas as coisas boas chegam ao fim.
Sou uma daquelas pessoas extraordinariamente sortudas que tem a oportunidade de buscar novos campos em meio a *gestos descontrolados* tudo isso; Tenho plena consciência dos privilégios que tenho e sou grato pelas oportunidades que tive. Parece o momento perfeito para ousar e entrar em uma nova aventura perigosa e animadora.
Mais novidades quando chegar a hora certa!"
Caso esteja preocupado com o efeito da perda do diretor para o desenvolvimento de Dead Space Remake, como citado, Masters fazia parte da 1° equipe da Motive Studios, responsável por Novas IPs, enquanto a 2° equipe está criando um novo Star Wars, e por fim a 3° equipe, que é o time lidando com Dead Space.
Estaremos de olho para ver qual o próximo destino do diretor na indústria de videogames.