Microsoft diz que os jogos da Xbox Game Studios terão cada vez mais Suporte a Mods e conteúdos pelos fãs

#Games | Com a chegada da ZeniMax, a empresa vai amplificar o suporte ao Modding
Billy Butcherem

Por muitos anos a Microsoft foi conhecida na indústria de jogos por ser anti-modding, sendo uma empresa que usava todo tipo de recurso para proibir tal prática, sempre prezando por proteger seu produto original, uma política que nasceu no Xbox Original em 2001 e foi mantido até o ano passado, 2020.

Com a chegada de Halo: The Master Chief Collection nos PCs, as coisas mudaram, com a permissão de Mods vindo de maneira até inesperada, pois a grande maioria dos jogadores nem acreditava na possibilidade disso ser possível (vindo pela Microsoft), e parece que o Xbox está mudando bem essa política.

Eles adquiriram recentemente a ZeniMax Media, vulgo donos da Bethesda Softworks e seus 8 estúdios internos, uma editora que é reconhecida principalmente na comunidade de videogames por ser bem aberta a possibilidade de termos jogos com conteúdos gerados pela sua própria base de fãs, com o suporte aos mods sendo aderidos em todos os seus títulos.

Isso vai ser herdado ao Xbox, com a política e filosofia não sendo alterados, mas sim amplificados, de acordo com Phil Spencer e Matt Booty. Em uma entrevista com o The Guardian, eles comentaram sobre esse aspecto.

Segundo o chefe da Xbox Game Studios:

"A Microsoft sempre foi uma empresa liderada por criadores de conteúdo, desde o início de sua história. Quer dizer, no DOS, qualquer um poderia criar um aplicativo."

"Você só precisava ter um compilador e uma unidade de disquete para se tornar um desenvolvedor de jogos. E depois de criar esse jogo, você poderia copiá-lo e vendê-lo sozinho, tornando-se desenvolvedor e editor ao mesmo tempo."

"Eu amei essa abordagem, essa liberdade de acesso às ferramentas de desenvolvimento e eu quero que a indústria volte a ser como era naquela época."

Ele continua:

"Acho que em breve veremos muitos mais jogos que incluirão funções baseadas em scripts ou na capacidade dos usuários de inserir conteúdo não lançado. No Forza Horizon 5, adicionamos a capacidade de criar desafios e caminhos personalizados, e temos o Halo Forge que dá aos jogadores a oportunidade de desenvolver seus próprios níveis."

"Tudo isso é retomado e expandido no Flight Simulator, com o cenário de modding e de criação de conteúdo feito por fãs sendo um recurso muito mais sofisticado. Então, acho que é o caminho que deve ser percorrido no futuro para dar aos jogadores cada vez mais ferramentas para criar seus próprios conteúdos."

"E, claro, com a entrada da Bethesda na família Xbox, isso se encaixa perfeitamente com sua longa história de suporte a mod, basta olhar para o que eles fizeram com DOOM e Skyrim."

Veja Também:
Nightingale já está disponível - Confira o trailer de lançamento
Nova atualização para Starfield já está disponível e adiciona suporte para AMD FSR 3 e Intel XeSS
Dead by Daylight anuncia seu mais novo capítulo, All Things Wicked
Confira as notas de Pacific Drive, novo jogo de sobrevivência em que você explora com seu carro
Presidente da Sony disse que a Bungie poderia ser melhor em assumir responsabilidade pelos prazos de desenvolvimento
Demo de Final Fantasy VII Rebirth será atualizada amanhã com novo capítulo
Ver comentários