Microsoft diz que os jogos da Xbox Game Studios terão cada vez mais Suporte a Mods e conteúdos pelos fãs

Microsoft diz que os jogos da Xbox Game Studios terão cada vez mais Suporte a Mods e conteúdos pelos fãs

Com a chegada da ZeniMax, a empresa vai amplificar o suporte ao Modding
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Por muitos anos a Microsoft foi conhecida na indústria de jogos por ser anti-modding, sendo uma empresa que usava todo tipo de recurso para proibir tal prática, sempre prezando por proteger seu produto original, uma política que nasceu no Xbox Original em 2001 e foi mantido até o ano passado, 2020.

Com a chegada de Halo: The Master Chief Collection nos PCs, as coisas mudaram, com a permissão de Mods vindo de maneira até inesperada, pois a grande maioria dos jogadores nem acreditava na possibilidade disso ser possível (vindo pela Microsoft), e parece que o Xbox está mudando bem essa política.

Eles adquiriram recentemente a ZeniMax Media, vulgo donos da Bethesda Softworks e seus 8 estúdios internos, uma editora que é reconhecida principalmente na comunidade de videogames por ser bem aberta a possibilidade de termos jogos com conteúdos gerados pela sua própria base de fãs, com o suporte aos mods sendo aderidos em todos os seus títulos.

Isso vai ser herdado ao Xbox, com a política e filosofia não sendo alterados, mas sim amplificados, de acordo com Phil Spencer e Matt Booty. Em uma entrevista com o The Guardian, eles comentaram sobre esse aspecto.

Segundo o chefe da Xbox Game Studios:

"A Microsoft sempre foi uma empresa liderada por criadores de conteúdo, desde o início de sua história. Quer dizer, no DOS, qualquer um poderia criar um aplicativo."

"Você só precisava ter um compilador e uma unidade de disquete para se tornar um desenvolvedor de jogos. E depois de criar esse jogo, você poderia copiá-lo e vendê-lo sozinho, tornando-se desenvolvedor e editor ao mesmo tempo."

"Eu amei essa abordagem, essa liberdade de acesso às ferramentas de desenvolvimento e eu quero que a indústria volte a ser como era naquela época."

Ele continua:

"Acho que em breve veremos muitos mais jogos que incluirão funções baseadas em scripts ou na capacidade dos usuários de inserir conteúdo não lançado. No Forza Horizon 5, adicionamos a capacidade de criar desafios e caminhos personalizados, e temos o Halo Forge que dá aos jogadores a oportunidade de desenvolver seus próprios níveis."

"Tudo isso é retomado e expandido no Flight Simulator, com o cenário de modding e de criação de conteúdo feito por fãs sendo um recurso muito mais sofisticado. Então, acho que é o caminho que deve ser percorrido no futuro para dar aos jogadores cada vez mais ferramentas para criar seus próprios conteúdos."

"E, claro, com a entrada da Bethesda na família Xbox, isso se encaixa perfeitamente com sua longa história de suporte a mod, basta olhar para o que eles fizeram com DOOM e Skyrim."

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque