Lumberyard Engine, motor gráfico da Amazon baseado na CryEngine, vai se tornar open source

#Games | Os códigos do motor gráfico Amazon Lumberyard poderão ser usados para todos
Billy Butcherem

Quando a Crytek vendeu a sua IP da série Far Cry para a Ubisoft em 2008, a empresa cedeu seu motor gráfico, CryEngine, para a empresa criar sua própria versão, e foi ai que nasceu a DUNIA, motor utilizado em Far Cry 3, 4, 5 e 6 (além dos spin-off como Blood Dragon e Primal).

Esse fato acabou se repetindo em 2016, quando a Crytek passou por mais apertos financeiros, fechando 3 estúdios internos, e tornando a CryEngine como um motor gráfico open source. Nessa época eles fizeram um acordo com a Amazon, que pegou a engine da empresa para criar sua própria versão.

Foi assim que saiu a Lumberyard Engine, um motor extremamente denso e com forte aspecto para o fotorrealismo, que utiliza até mesmo de ferramentas do AWS, sendo uma engine vertical, que pode ser expandida através do poder da nuvem (outro motor gráfico com tal flexibilidade é a ForzaTech da Turn 10 Studios).

No entanto, apesar desse poder e grande fibra, a Lumberyard Engine não foi muito adotada pelos estúdios, com poucos projetos querendo utilizar dela, pois muitos ainda preferiam ir com a Unreal Engine 4 da Epic Games ou mesmo as próprias CryEngine e Unity.

Alguns dos poucos títulos que nos recordamos de utilizar a Lumberyard foi o Star Citizen e The Cycle. O novo título do diretor de GTA 3/4/5, Leslie Benzies, também estava usando da engine, no seu Everywhere em desenvolvimento pela Build A Rocket Boy, no entanto, em 2020 foi revelado que eles se mudaram para a Unreal Engine 4.1.

Devido a isso, muito se fala que a Lumberyard vem se tornando um novo prejuízo financeiro para a Amazon Games, divisão que não vem conseguindo competir com as outras grandes editores na indústria de jogos, e agora, uma medida foi tomada para tentar melhorar essa situação.

Hoje, a Amazon anunciou que a Lumberyard Engine se tornará um motor gráfico open source, ou seja, todos os desenvolvedores poderão ter acesso as suas ferramentas e recursos. A mudança faz parte da criação da Open 3D Foundation, uma iniciativa liderada pela Linux Foundation que visa apoiar "projetos de código aberto que desenvolvem recursos relacionados a gráficos 3D, renderização, autoria e desenvolvimento".

Uma versão atualizada da Lumberyard será disponibilizada sob o nome Open 3D Engine (O3DE) sob a licença Apache 2.0, com uma prévia de desenvolvedor já disponível. O lançamento completo está planejado para o final de 2021.

Os membros fundadores da Open 3D Foundation incluem AccelByte, Apocalypse Studios, Amazon Web Services, Carbonated, Huawei, Intel, International Game Developers Association, Kythera AI, Niantic e Wargaming, entre outros.

A Open 3D Foundation recém-criada sediará seu O3DECon inaugural em outubro. Bill Vass, vice-presidente de engenharia da Amazon Web Services, comentou:

"Estamos orgulhosos de oferecer à comunidade de desenvolvimento 3D um mogor gráfico 3D em tempo real livre, com capacidade para AAA e uma das mais amplas matrizes de ferramentas de autoria 3D integradas da indústria incluindo um novo renderizador fotorrealístico, desenvolvido para hardware de jogos modernos e renderização distribuída em nuvem."

"Acreditamos que a criação de uma opção de código aberto de primeira classe voltada para a comunidade revolucionará o desenvolvimento 3D em tempo real, como o Linux fez para os sistemas operacionais e o Apache para a web."

Veja Também:
Confira a lineup exclusiva de cada console para 2024
Dead Island: Riptide Definitive Edition está de graça no PC via Steam
Com 13 milhões de cópias vendidas de Resident Evil 7, a Capcom atualizou o número de vendas de seus principais jogos
Stellar Blade recebeu a classificação etária mais alta na Coreia devido à presença de nudez e muita violência
Análise - 8BitDo Ultimate C
Immortals of Aveum supostamente teve um orçamento de US$ 125 milhões
Ver comentários