10 estúdios que a Sony poderia comprar em resposta a compra da ZeniMax pela Microsoft

#Descontração | Veja quais são os estúdios que a Sony poderia comprar para ajudar a reforçar sua linha de jogos no PlayStation Studios
Merovingianem

Um dia antes do Xbox Series X / S iniciarem suas pré-vendas, a Microsoft anunciou que estava comprando o ZeniMax Media por US $ 7,5 bilhões. Esta é talvez a maior novidade do universo game este ano, além do lançamento e preço dos novos consoles de próxima geração. A Microsoft agora terá desenvolvedores como id Software, Arkane Studios, MachineGames, Tango Gameworks, Bethesda Game Studios e ZeniMax Online Studios.

E enquanto o chefe do Xbox, Phil Spencer, afirmou que a Microsoft honrará a exclusividade cronometrada da Sony para títulos como Ghostwire Tokyo e Deathloop , futuros títulos desses estúdios como Starfield , The Elder Scrolls VI e títulos de franquias populares como Fallout, Wolfenstein, Doom, Quake, Dishonored , e Prey poderia eventualmente se tornar exclusividade do Xbox.

Então, o que a Sony pode fazer em resposta? A última grande onda de gastos em que a Sony comprou vários estúdios de jogos foi durante a era PS3. Eles compraram a Zipper Interactive, a Sigil Games Online e a Evolution Studios, todas já extintas. A Sony então comprou a Media Molecule em 2010 e a Sucker Punch Productions em 2011. O único estúdio que a Sony trouxe para sua formação inicial durante a era PS4 foi a Insomniac Games, que a empresa comprou em 2019 por incríveis $ 229 milhões.

Com o lançamento do PS5 chegando, que outros estúdios a Sony pode comprar para ajudar a reforçar sua linha de produtos? Tenha em mente que não se trata apenas de trazer mais exclusividades para o PlayStation, mas também de evitar que certos estúdios de jogos caiam sob o guarda-chuva da Microsoft. Quando se trata de dinheiro em caixa, a Sony não pode realmente competir com o poder de compra da Microsoft. Portanto, a compra de estúdios deve ser pensada estrategicamente. Este recurso irá discutir opções realistas com base no valor da empresa (sem empresas de capital aberto), biblioteca de jogos populares e franquias, relacionamento com a Sony e relacionamento com a base de fãs do PlayStation.

Bluepoint Games

Bluepoint Games é uma equipe talentosa de desenvolvedores que já tem um relacionamento próximo com a Sony. Desde 2006, a Bluepoint Games trabalhou em ports remasterizados de franquias populares do PlayStation, incluindo God of War, God of War II, Flower, Uncharted: The Nathan Drake Collection, Gravity Rush e Shadow of the Colossus. Além disso, um dos títulos de lançamento exclusivos do PS5 mais aguardados é um remake de Demon's Souls .

Com base em sua longa história com a Sony, você esperaria que a Bluepoint Games já fosse uma desenvolvedora primária. No entanto, até o momento, a Bluepoint Games ainda é uma desenvolvedora independente. Adicioná-los aos estúdios originais da Sony fortaleceria a família PlayStation como outro desenvolvedor experiente, familiarizado com o desenvolvimento em consoles PlayStation.

Housemarque

Housemarque é outro estúdio com uma relação sólida com a Sony, desenvolvendo títulos como Dead Nation, Resogun, Alienation, Nex Machina e Matterfall exclusivamente para consoles PlayStation. Seu próximo jogo, Returnal , é exclusivo para PlayStation publicado pela Sony e está definido para ser o maior e mais ambicioso jogo de todos os tempos. Fundado em 1995, este estúdio de jogos finlandês cresceu ao longo dos anos e agora abriga cerca de 80 desenvolvedores talentosos, a maioria dos quais com experiência no ecossistema PlayStation. Housemarque pareceria uma compra fácil para o SIE Worldwide Studios.

Warner Bros. Interactive Entertainment

A Warner Bros. Interactive Entertainment abriga vários estúdios importantes. Isso incluiria; TT Games, Rocksteady Studios, NetherRealm Studios, Monolith Productions, Avalanche Software. A AT&T, que atualmente é proprietária da empresa, que buscou maneiras de se livrar de sua divisão de jogos, mas a um preço elevado de US $ 4 bilhões.

A razão pela qual esta seria uma compra estratégica para a Sony é porque a Microsoft mostrou interesse em comprar a WB Games no início deste ano. EA, Activision Blizzard e Take-Two Interactive expressaram interesse em adquirir a WB Interactive também, mas nenhum acordo oficial foi feito. Embora o preço seja bastante significativo, ele vem com uma enorme lista de grandes franquias, como a série Mortal Kombat, série Injustice, jogos Lego, série Batman Arkham, série Middle Earth, série FEAR e muito mais. Se algum acordo pudesse contrabalançar a recente compra da ZeniMax Media pela Microsoft, seria esse.

Quantic Dream

Quantic Dream existe desde 1997, mas realmente atingiu seu apice quando lançou Heavy Rain para o PS3. Seus títulos geralmente são focados em histórias, na construção do personagem e na atmosfera. Desde Heavy Rain, eles trabalharam com a Sony Interactive Entertainment no desenvolvimento de jogos principalmente para consoles PlayStation, com Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human lançando para PS4. No entanto, parece improvável que a Sony vá adicionar Quantic Dream ao seu repertório. O CEO do Studio, David Cage, postou no início deste ano que a Quantic Dream está se tornando completamente independente e quer publicar seus jogos no futuro.

PlatinumGames

PlatinumGames é famoso por desenvolver títulos exclusivos, como Nier: Automata, Vanquish e Bayonetta. No entanto, fora desses poucos IPs, PlatinumGames depende fortemente de títulos licenciados ou acordos de exclusividade adquiridos. Para ser honesto, PlatinumGames pode ser mais adequado para uma empresa como a Nintendo. A Nintendo já garantiu vários acordos de exclusividade em franquias como Bayonetta 2/3, Madworld, Starfox Zero, Starfox Guard e Astral Chain. Seria ótimo ter um desenvolvedor talentoso como PlatinumGames trabalhando exclusivamente em jogos de PlayStation 5, mas talvez sua biblioteca de jogos justifique uma compra neste momento.

Remedy Entertainment

A Remedy Entertainment é famosa por seu trabalho em Max Payne e Max Payne 2. Depois de um curto período de criação de jogos para Xbox, incluindo Alan Wake e Quantum Break, a Remedy voltou a fazer jogos para PlayStation com o lançamento multiplataforma Control. Shuhei Yoshida, da Sony, visitou o estúdio no ano passado , levantando rumores de que a Sony pode estar procurando comprar o desenvolvedor. Além disso, fala-se que o próximo título da Remedy Entertainment será exclusivo para PlayStation. Infelizmente, além de Control, a única outra propriedade importante que a Remedy possui é Alan Wake, adquirido em 2019, que pode não ser uma franquia na qual a Sony deseja investir.

Kojima Productions

A Kojima Productions tem desenvolvido para hardware PlayStation desde 2005. Até o jogo mais recente de Kojima, Death Stranding , foi o resultado de uma estreita colaboração entre a Sony e a Guerrilla Games para utilizar sua Engine de jogo proprietário avançado, a Decima Engine. Apesar de não ser mais uma subsidiária da Konami e ter acesso a licenças de jogos como Metal Gear, Zone of Enders ou Castlevania, a Kojima Productions seria uma equipe habilidosa sob a proteção da Sony. Eles poderiam continuar desenvolvendo sequências de Death Stranding ou desenvolver novos IPs para o PS5.

FromSoftware

FromSoftware ser um desenvolvedor exclusivo do PlayStation seria um sonho tornado realidade. Ver entradas exclusivas para PS5 de nomes como Sekiro, Bloodborne e Dark Souls seria uma boa recepção. Além disso, franquias arquivadas como Tenchu , King's Field e Armored Core podem retornar. No momento, FromSoftware está trabalhando duro no Elden Ring , que deve ser lançado no próximo ano. Qual é a probabilidade de a Sony adquirir o FromSoftware? É difícil, mas não impossível.

Supermassive Games

A Supermassive Games tem desenvolvido jogos para consoles PlayStation desde o seu lançamento em 2008. Vários de seus jogos são exclusivos do PlayStation 4, incluindo Until Dawn e Hidden Agenda , junto com títulos PSVR como The Inpatient e Bravo Team. Os únicos jogos multi-plataforma foram de suas entradas mais recentes na The Dark Pictures Anthology, Man of Medan e Little Hope . Com sua experiência no desenvolvimento para plataformas PlayStation, em particular PSVR, este pode ser um bom estúdio para a Sony escolher para fortalecer ainda mais o suporte futuro de RV.

Level-5

Level-5 é um desenvolvedor e editor de videogame japonês que nos trouxe dezenas de JRPGs fantásticos ao longo dos anos. Algumas das franquias mais populares incluem as séries Dark Cloud, Rogue Galaxy e White Knight Chronicles. Todos os quais eram exclusivos para plataformas PlayStation. Não apenas gostaríamos de ver todas essas franquias voltando no PS5, mas também adoraríamos ver novas entradas para a série Ni no Kuni.

A Sony parece ter mantido um relacionamento relativamente amigável com a Level-5 ao longo dos anos, no entanto, pode ser difícil retirá-los como um desenvolvedor independente, já que a Level-5 mantém um relacionamento muito bom com a Nintendo e a Square Enix também.

Quais estúdios de desenvolvimento de jogos você acha que a Sony deveria adicionar ao seu arsenal?

Fonte: PS Universe
Veja Também:
Demon Slayer -Kimetsu No Yaiba- Sweep the Board! ganha novo trailer
Desenvolvimento do próximo Xbox estaria sendo liderado pela equipe do Surface
O mercado de jogos físicos ainda existirá por muito tempo, afirma CEO da Take-Two
Sonserina foi a casa mais escolhida pelos jogadores em Hogwarts Legacy
Ex-desenvolvedor de Dead Cells critica o estúdio por encerrar o suporte ao jogo
Phil Spencer teria garantido aos funcionários que o Xbox ainda fabricará consoles
Ver comentários