Ryzen 5000 mobile poderá ser melhor que um console da nova geração

#Tecnologia | Aqui vem os rumores do Ryzen 5000 mobile
Charem

A AMD mal apresentou seus CPUs mobile Ryzen 4000, mas já se fala do que vem a seguir. As conversas estão ficando maiores de acordo com um vazamento sugerindo que a série Ryzen 5000 da AMD poderia juntar núcleos de CPU Zen 3 com núcleos de GPU baseados em RDNA 2, o que seria uma grande atualização em ambas.

Ao lidar com nomes de códigos e números de modelos, as coisas podem ficar confusas porque as linhas de CPU para desktop e mobile da AMD não se alinham perfeitamente. Aqui está:

  1. Zen 3 mobile CPUs—Ryzen 5000 series*
  2. Zen 3 desktop CPUs—Ryzen 4000 series*
  3. Zen 2 mobile CPUs—Ryzen 4000 series
  4. Zen 2 desktop CPUs—Ryzen 3000 series
  5. Zen+ mobile CPUs—Ryzen 3000 series
  6. Zen+ desktop CPUs—Ryzen 2000 series
  7. Zen 1 mobile CPUs—Ryzen 2000 series
  8. Zen 1 desktop CPUs—Ryzen 1000 series

O asterisco foi colocado ao lado das partes do Zen 3 porque elas não foram anunciadas oficialmente. A AMD poderia, teoricamente, ser engraçadinha e alterar suas designações de modelo, mas é pouco provável.

Agora de volta ao rumor. Um leaker relevante no Twitter (@_rogame) viu uma postagem no fórum da Anandtech destacando documentos pertencentes à Dell, que referenciaram os processadores mobile Ryzen 5000 "Cezanne" da próxima geração da AMD.

O poster original removeu as screenshots porque "as informações não foram divulgadas, ao contrário do commit do GitHub, que é intencional". No entanto, eles aparentemente apontaram para os notebooks Ryzen 5000 com núcleos de CPU Zen 3 emparelhados com os gráficos Navi 23 baseados em RDNA 2.

Não está claro se isso significa que a série mobile Ryzen 5000 da AMD apresentaria gráficos RDNA 2 integrados, ou se eles entrariam nos notebooks por meio de um chip gráfico modesto. De qualquer maneira, seria um grande negócio.

A AMD optou por se manter na sua arquitetura gráfica Vega, datada da recém-lançada série móvel Ryzen 4000. É realmente a única parte decepcionante do lançamento, mesmo que alguém sério em jogos opte por um notebook com gráficos modestos. Para esse fim, a Nvidia prometeu que haverá notebooks de US $ 999 com GPUs GeForce RTX 2060. Ainda assim, seria bom ver a AMD colocar seus gráficos Vega.

Seria ainda melhor se o RDNA 2 aparecesse de forma discreta nos notebooks da AMD no próximo ano. Para adicionar alguma perspectiva, o Xbox Series X e o PlayStation 5, que serão lançados ainda este ano, chegarão com núcleos de CPU Zen 2 e gráficos RDNA 2. Isso significa que os notebooks AMD do ano que vem podem potencialmente estar melhor equipados do que os dois consoles de última geração.

A arquitetura RDNA 2 da MD também oferece suporte de hardware para ray tracing em tempo real, o que seria outra boa vantagem para jogos em um notebook. E isso é tudo do lado dos gráficos. No lado da CPU, o Zen 3 pode trazer uma grande melhoria no desempenho do IPC (instruções por clock).

É claro que nada está em jogo, mas, pelo menos, os notebooks de última geração da AMD têm o potencial de mudar o jogo.

Fonte: Pcgamer
Veja Também:
Confira a lineup exclusiva de cada console para 2024
Dead Island: Riptide Definitive Edition está de graça no PC via Steam
Com 13 milhões de cópias vendidas de Resident Evil 7, a Capcom atualizou o número de vendas de seus principais jogos
Stellar Blade recebeu a classificação etária mais alta na Coreia devido à presença de nudez e muita violência
Análise - 8BitDo Ultimate C
Immortals of Aveum supostamente teve um orçamento de US$ 125 milhões
Ver comentários