Ryzen 5000 mobile poderá ser melhor que um console da nova geração

Ryzen 5000 mobile poderá ser melhor que um console da nova geração

Aqui vem os rumores do Ryzen 5000 mobile
#Tecnologia Publicado por Char, em

A AMD mal apresentou seus CPUs mobile Ryzen 4000, mas já se fala do que vem a seguir. As conversas estão ficando maiores de acordo com um vazamento sugerindo que a série Ryzen 5000 da AMD poderia juntar núcleos de CPU Zen 3 com núcleos de GPU baseados em RDNA 2, o que seria uma grande atualização em ambas.

Ao lidar com nomes de códigos e números de modelos, as coisas podem ficar confusas porque as linhas de CPU para desktop e mobile da AMD não se alinham perfeitamente. Aqui está:

  1. Zen 3 mobile CPUs—Ryzen 5000 series*
  2. Zen 3 desktop CPUs—Ryzen 4000 series*
  3. Zen 2 mobile CPUs—Ryzen 4000 series
  4. Zen 2 desktop CPUs—Ryzen 3000 series
  5. Zen+ mobile CPUs—Ryzen 3000 series
  6. Zen+ desktop CPUs—Ryzen 2000 series
  7. Zen 1 mobile CPUs—Ryzen 2000 series
  8. Zen 1 desktop CPUs—Ryzen 1000 series

O asterisco foi colocado ao lado das partes do Zen 3 porque elas não foram anunciadas oficialmente. A AMD poderia, teoricamente, ser engraçadinha e alterar suas designações de modelo, mas é pouco provável.

Agora de volta ao rumor. Um leaker relevante no Twitter (@_rogame) viu uma postagem no fórum da Anandtech destacando documentos pertencentes à Dell, que referenciaram os processadores mobile Ryzen 5000 "Cezanne" da próxima geração da AMD.

O poster original removeu as screenshots porque "as informações não foram divulgadas, ao contrário do commit do GitHub, que é intencional". No entanto, eles aparentemente apontaram para os notebooks Ryzen 5000 com núcleos de CPU Zen 3 emparelhados com os gráficos Navi 23 baseados em RDNA 2.

Não está claro se isso significa que a série mobile Ryzen 5000 da AMD apresentaria gráficos RDNA 2 integrados, ou se eles entrariam nos notebooks por meio de um chip gráfico modesto. De qualquer maneira, seria um grande negócio.

A AMD optou por se manter na sua arquitetura gráfica Vega, datada da recém-lançada série móvel Ryzen 4000. É realmente a única parte decepcionante do lançamento, mesmo que alguém sério em jogos opte por um notebook com gráficos modestos. Para esse fim, a Nvidia prometeu que haverá notebooks de US $ 999 com GPUs GeForce RTX 2060. Ainda assim, seria bom ver a AMD colocar seus gráficos Vega.

Seria ainda melhor se o RDNA 2 aparecesse de forma discreta nos notebooks da AMD no próximo ano. Para adicionar alguma perspectiva, o Xbox Series X e o PlayStation 5, que serão lançados ainda este ano, chegarão com núcleos de CPU Zen 2 e gráficos RDNA 2. Isso significa que os notebooks AMD do ano que vem podem potencialmente estar melhor equipados do que os dois consoles de última geração.

A arquitetura RDNA 2 da MD também oferece suporte de hardware para ray tracing em tempo real, o que seria outra boa vantagem para jogos em um notebook. E isso é tudo do lado dos gráficos. No lado da CPU, o Zen 3 pode trazer uma grande melhoria no desempenho do IPC (instruções por clock).

É claro que nada está em jogo, mas, pelo menos, os notebooks de última geração da AMD têm o potencial de mudar o jogo.

Fonte: Pcgamer
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque