Avast é acusada de vender informações de clientes através de antivírus

Enviado por coca, em

A venda de informações de usuários entre empresas de tecnologia não é mais nenhuma novidade. Porém, durante esta semana, uma companhia que comercializa um dos mais populares pacotes de proteção de computadores e plataformas mobile, a Avast, foi acusada de vender informações de seus clientes através do antivírus para PCs.

A acusação foi feita a partir de um levantamento feito pela Motherboard e PCMag, que mostra o antivírus Avast coletando dados e os enviando para a Jumpshot, uma subsidiária da marca de segurança.

As informações são transformadas em produtos para campanhas de publicidade, como Google, Yelp, Microsoft, entre outras empresas gigantes.

Através da coleta de dados é possível monitorar o comportamento do usuário com altos níveis de detalhes. Os dados dão registrados como anônimos, porém, apresentam informações de data e hora em que a visita foi realizada, além de mostrar palavras usadas na busca. Segundo a Motherboard, essas informações são suficientes para identificar o usuário.

Durante o levantamento, foi verificado que a Avast chegou a vender o pacote de informações de seus usuários por mais de US$ 2 milhões em 2019 para uma empresa chamada Omnicom Media Group.

Em sua defesa, a Avast e a Omnicom Media Group afirmaram que chegam às informações por meio de vazamento de dados, além de conseguir acesso a documentos e contratos.

Apesar da justificativa, em outubro do ano passado, a Avast já havia sido acusada de coletar dados por meio de extensões para navegadores. Na época, empresas como Google, Mozilla e Opera retiraram programas da companhia e AVG de seus softwares.

"Garantimos que a Jumpshot não adquire informações de identificação pessoal, incluindo nome, endereço de e-mail ou detalhes de contato de pessoas que utilizam nosso popular software antivírus gratuito", declarou um representante da Avast.

Veja Também:
Ubisoft revela Rainbow Six SMOL, novo título rogue-lite da franquia
Nightingale já está disponível - Confira o trailer de lançamento
Nova atualização para Starfield já está disponível e adiciona suporte para AMD FSR 3 e Intel XeSS
Dead by Daylight anuncia seu mais novo capítulo, All Things Wicked
Confira as notas de Pacific Drive, novo jogo de sobrevivência em que você explora com seu carro
Presidente da Sony disse que a Bungie poderia ser melhor em assumir responsabilidade pelos prazos de desenvolvimento